Whippet: Aconselhamento, cuidados e características

NomeWhippet
OrigemReino Unido
Expectativa de vida Entre os 12 e 15 anos de idade
CoresTodas as cores e combinações possíveis
PeloCurto, apertado e estreito
AlturaCães entre 47 e 51 centímetros, cadelas entre 44 e 47 centímetros
PesoEntre 9 e 16 quilos
TemperamentoSensível, gentil, tranquilo, brincalhão
NecessidadesExercício diário
Perfeito paraFamílias com crianças

Origem e historial do Whippet

O primeiro Whippet apareceu no século XVIII em Inglaterra. As classes trabalhadoras não podiam pagar um galgo, pois era considerada uma raça aristocrática e só a nobreza podia possuir uma, pelo que decidiram inventar uma raça mais pequena, com características muito semelhantes.

A intenção dos criadores era criar uma raça como o Galgo Inglês, mas mais pequena e mais rápida e com maior resistência do que o Galgo Italiano. Algumas das raças envolvidas na criação do Whippet são as seguintes:

  • Galgo Inglês
  • Galgo Italiano
  • Bedlington terrier
  • Airedale terrier
  • Yorkshire terrier
  • Manchester terrier
  • terrier inglês
  • Alguns Spaniel
  • Greyhound
  • Fox terrier
  • Bull terrier
  • Pequeno galgo italiano

Inicialmente utilizados para a caça, com a criação do Whippet Club em 1899 começaram a ser utilizados em concursos de beleza. Mais tarde, foram utilizados em competições de corrida pelos menos favorecidos como forma de entretenimento e uma forma de ganhar dinheiro. Por vezes as pistas de corrida eram divididas por lonas ou cordas para evitar que os cães lutassem uns contra os outros por causa do seu instinto caçador.

Os cães Whippet espalharam-se pelo mundo no início do século XX, na Escandinávia em 1900, na Alemanha em 1903 e em França, onde a raça se tornou mais popular. Nos Estados Unidos, a raça foi reconhecida em 1888 e na Austrália, as corridas de Whippet foram registadas já em 1869.

A raça foi criada ao longo dos séculos XIX e XX, mas com o advento das duas Guerras Mundiais os seus criadores foram diminuindo devido à escassez de alimentos. A partir da década de 1940, a raça tornou-se novamente popular e, pouco a pouco, os registos desta raça no Kennel Club dispararam.

Tipos de Whippet

Os cães Whippet, provenientes de misturas de galgos com outros cães, dão a impressão de serem uma versão pequena deles, mas nada poderia estar mais longe da verdade. O Whippet é uma raça separada dos galgos e, além disso, existem três variedades:

  • Whippet clássico. É a variedade padrão, o cão mais comum e mais conhecido.
  • Whippet anão. Embora não reconhecida como uma raça, é a versão pequena do Whippet clássico.
  • Whippet azul. Rara variedade da norma, caracterizada por um pelo azul. 

Cores 

Os cães Whippet podem ter todas as cores possíveis no seu pelo, assim como combinações de todas elas. Podem também ter grandes manchas ao longo do corpo, o que também é aceite dentro da raça. 

Tipo de pelo

Estes cães são caracterizados por um pelo curto ao longo do seu corpo. Não perdem pelo excessivamente, uma vez que a sua muda é moderada, mas devem ser muito cuidadosos no frio devido ao seu tipo de pelo. 

A raça de cães Whippet não tolera bem o tempo frio, e para evitar que estes cães sofram com temperaturas frias ou no Inverno, é importante que eles saiam para passear com roupas quentes para cães. 


whippet cachorro

O cachorro Whippet

Ao contrário dos cães adultos, os cachorros Whippet não nascem com um instinto caçador, por isso são perfeitos para brincar sem serem distraídos pelo movimento de outro animal. 

São pequenos cães muito ativos, sempre com vontade de correr, mas também capazes de ficar em silêncio durante horas. Não requerem cuidados especiais e são considerados cachorros muito obedientes.

 

Carácter da raça Whippet

Sociável, fácil de treinar e muito, muito afetuoso, o Whippet é ideal como primeiro cão. É capaz de se habituar à solidão, apesar de ser necessário levá-lo a passear depois de passar muitas horas sozinho em casa. 

Para o impedir de adotar maus hábitos, é muito importante educá-lo desde tenra idade ou desde o primeiro dia em que chega a casa, usando aperitivos ou guloseimas ou com cliques através de treino positivo.


É um cão que raramente será visto a ladrar, mas isso não significa que não tenha a possibilidade de o fazer. É um animal muito rápido que adora correr, mas acaba sempre por voltar para casa ou obedecer ao chamado do seu dono, desde que tenha sido treinado desde tenra idade.

Tem cuidado com o seu instinto de caça porque, embora normalmente não o mostre, pode tentar caçar um animal mais pequeno do que ele próprio. Portanto, tem cuidado se ele vai partilhar espaço com gatos ou outros pequenos animais; é melhor tê-los reunido desde tenra idade ou, se não o fizeres, educá-lo para evitar estes comportamentos de caçador.

La imagen tiene un atributo ALT vacío; su nombre de archivo es whippett-3.jpeg

Saúde do Whippet

Embora tendam a gozar de boa saúde ao longo da sua longa vida, existem algumas doenças das quais podem sofrer, tais como problemas cardíacos e da tiroide, cataratas e atrofia progressiva da retina, piometria, problemas musculares ou hipersensibilidade a produtos químicos e medicamentos. 

Cuidados típicos da raça

Embora esta raça não exija cuidados muito específicos, é importante visitar o veterinário pelo menos uma vez por ano para te certificares de que está em perfeita saúde.

Sendo muito ativo e dinâmico, não será muito difícil manter um peso saudável através do exercício. 

Pelo

O seu pelo curto e fino é muito fácil de cuidar, mas também o deixa muito desprotegido contra as mudanças de temperatura, especialmente em tempo frio. Para evitar que fique com frio, basta levá-lo a passear com um casaco para cães.

Pele

A sua pele também não requer cuidados muito específicos, mas se tiver uma alergia ou intolerância que apareça no seu pelo, é aconselhável levá-lo ao veterinário para ver o que está a causar a alergia ou intolerância e, se for uma alergia ou intolerância alimentar, dar-lhe um alimento especial para estas afeções.


Por outro lado, é de vital importância desparasitá-lo e fazê-lo usar um colar ou pipeta desparasitante para evitar que se infete com esta praga perigosa. 

Outros (Olhos, ouvidos…)

Os olhos e ouvidos, como em outras raças, devem ser limpos com mais frequência para evitar otite ou conjuntivite. Com gaze esterilizada e uma solução específica para a limpeza destes órgãos ou, caso contrário, com solução fisiológica salina, podem ser limpos sem qualquer problema e tão suavemente quanto possível.

Qual é a melhor comida para o Whippet?

Sendo uma raça com um elevado nível de atividade física, os seus alimentos devem ter os nutrientes necessários para lhes dar energia suficiente para os manter a correr e a fazer exercício.

Fase de cachorro

Durante as primeiras seis a oito semanas de vida, o cachorro Whippet deve ser alimentado com o leite da sua mãe sempre que possível. A partir da quarta semana, os seus dentes começarão a aparecer e ele será desmamado, pelo que terá de começar a alimentar-se com ração para cachorros, alternando-a sempre com o leite da sua mãe e sob a forma de papa à base de água. 

A partir da oitava semana, o cachorro poderá comer comida sólida sob a forma de ração seca ou comida húmida, sempre adaptada a esta primeira fase da vida do cachorro.


Fase adulta

A partir da idade de um ano, terá início a fase adulta. A mudança de alimentação de cachorro para adulto deve ser feita gradualmente, misturando ambas as rações com altas quantidades da de cachorro e baixas quantidades da de adulto, aumentando gradualmente a quantidade de ração de adultos e diminuindo a quantidade de ração de cachorro.

Se o teu cão for esterilizado, deve ser alimentado com uma ração específica para cães esterilizados, uma vez que estes animais tendem a engordar muito. Se, por outro lado, tiver quaisquer problemas de saúde, tais como intolerâncias alimentares ou alergias ou outras doenças, a sua alimentação deve ser adaptada a estas.


Fase sénior

À medida que os cães envelhecem, tornam-se mais sedentários, pelo que as gorduras e os hidratos da sua ração terão de ser reduzidos. Mais uma vez, se ele começar a sofrer de qualquer doença ou enfermidade, é importante que a sua ração esteja concebida para cuidar destes aspetos.


Adoção de um Whippet

Os cães Whippet são muito populares na Europa, especialmente em Inglaterra, por isso, em princípio, não deve ser muito difícil adotar um cão desta raça. Em qualquer caso, se não conseguires adotar um Whippet, podes encontrar cães muito semelhantes a eles em abrigos e refúgios para animais, especialmente galgos que, infelizmente, estão entre os cães mais abandonados do nosso país.

Se procuras um cão enérgico e afetuoso que esteja confortável em casa e que te acompanhe nas tuas aventuras ao ar livre, podes certamente adotar cães com características semelhantes que não um Whippet. Pede ajuda e conselhos nas associações, verás como consegues encontrar o teu novo melhor amigo. Dá uma oportunidade a um vira-lata!

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Adotar um cão mais velho

Gato Himalaio: Conselhos, cuidados e características

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.