Golden Retriever

A história desta raça remonta ao século XIX, entre 1835 e 1890, no domínio de Marjoribanks na Inglaterra. Foi criada mediante a criação e seleção feitas para obter um cão cobrador. Foram utilizados os Retrivers de pelagem lisa e um Tweed Water Spaniel cor fogo, e foi obtido um Retriver bastante pequeno. Logo se incorporou sangue de Setter vermelho e Bloodhound cor areia. Assim conseguiram este cão puramente caçador, impulsivo, de bom andar, apurado sentido do olfato, excelente farejador, boca suave, sem hesitação na hora de adentrar-se na água e obediente. Só a partir de 1920 foi reconhecido como a raça Golden Retriever.

A sua popularidade sempre tem aumentado, devido à sua magnífica pelagem e à sua inteligência, e atualmente é um cão de luxo e companhia. É leal e amável, não é tímido nem agressivo. É um cão obediente que aprende facilmente. Utiliza-se como cão-guia e para ajudar a pessoas com dificuldades motoras. Além do mais, é um excelente companheiro de brincadeiras para as crianças.

Aspeto geral do Golden Retriever

O Golden Retriever é um cão forte, elegante, muito ativo, não muito alto e de expressão mansa.

  • Cabeça: De crânio largo. Stop bem marcado. Focinho poderoso, largo e profundo, de igual longitude que o crânio. Olhos escuros, bem separados, de expressão meiga e com as pálpebras bem pigmentadas. Orelhas de inserção alta, longitude média, triangulares, que penduram sobre as bochechas e bem grudadas à cabeça.
  • Corpo: mesomorfo, de aspeto maciço. Pescoço musculoso e sem papada. Lombo curto e horizontal. Peito largo. Costelas profundas e bem arredondadas. Flanco um pouco recolhido.
  • Extremidades: bem desenvolvidas, de ossos fortes. Jarretes muito baixos e bem angulares. Pés arredondados, com dedos bem apertados.
  • Cauda: quase no nível do lombo, quando está em ação se encontra na linha do dorso.
  • Pelagem: de todas as tonalidades douradas ou creme, mas nunca avermelhadas ou castanha-avermelhada. Aceitam-se alguns pelos brancos no peito. Pelo liso ou ondulado, mas não encaracolado, formando franjas nas extremidades anteriores e na garganta. Pelo denso, impermeável à água.
  • Tamanho: de 56 a 61 cm nos machos e de 51 a 56 cm nas fêmeas.
  • Peso: aproximadamente 30 kg nos machos e 27 nas fêmeas, mas há exemplares mais pesados, de até 40 kg.
  • Defeitos: Má oclusão dos dentes. Jarretes bovinos. Dedos esmagados. Colar, pés, dedos e máscara branca.
  • Problemas de saúde: há uma incidência importante de displasia coxofemoral e doenças alérgicas da pele.

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

O sono nos cães

Encephalitozoon cuniculi em coelhos

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.