Cuidados de uma gata esterilizada

A esterilização de uma gata é uma operação comum, baseada na remoção dos órgãos sexuais. É uma operação com resultados muito positivos sobre a vida e saúde do teu animal de estimação. Não só reduz os episódios habituais de marcação ou agressividade das gatas durante o cio, como também ajuda a prevenir algumas doenças, tais como o cancro do útero ou da mama, que são condições de risco de vida para o teu felino.  

Que cuidados são necessários durante a recuperação de uma gata após a sua esterilização?

A esterilização de uma gata é uma operação simples com uma rápida recuperação. O período pós-operatório é um pouco mais longo, durando cerca de dez dias, e requer alguns cuidados básicos que irão contribuir para uma melhor recuperação do animal e prevenir complicações. São tão importantes como a própria operação.

Tratamento de feridas

É essencial limpar e desinfetar a ferida pelo menos 3 vezes por dia. A gata não deve tocar ou entrar em contacto com a ferida para evitar ferimentos ou infeções. Para proteger a ferida, podem ser usados pensos abdominais ou bodies especiais para cobrir a ferida. Como último recurso, pode também ser utilizada uma coleira elizabetana, que impedirá a gata de tocar na ferida, mas que pode ser emocionalmente stressante.

Segue as instruções do teu veterinário

Nos dias seguintes à cirurgia, o teu veterinário prescreverá antibióticos e analgésicos para ajudar a cicatrização adequada da ferida e para ajudar a tua gata a lidar com qualquer desconforto. Segue as orientações e instruções que te foram dadas pelo teu veterinário.

Alimentação adequada

A esterilização provoca uma série de alterações hormonais na tua gata que levam a um abrandamento do seu metabolismo devido a uma diminuição das hormonas sexuais. As implicações são várias: o apetite aumenta mas a atividade diminui e consequentemente a energia que a gata gasta ao longo do dia também. A obesidade é comum nas gatas após a esterilização. Para prevenir a obesidade, e com ela outros problemas de saúde associados, é importante controlar a ingestão calórica da sua dieta e o consumo diário de alimentos, assim como encorajar a atividade física regular.

Facilita a vida do teu gato

Nos dias seguintes à operação, deves certificar-te de que a tua gata não se envolve em quaisquer movimentos ou atividades que possam reabrir a ferida ou danificá-la. Impedi-la de subir a certas alturas e colocar a sua água, comida e caixa de areia perto do seu local de descanso, embora separados um do outro. Não é aconselhável para ela ir ao exterior no início, e as suas interações com outros animais devem ser controladas para evitar que ela se magoe a si própria com alguma brincadeira.

Sê paciente

É importante ser paciente com a tua gata e ser afetuoso e acessível. A esterilização, o desconforto e as rotinas de cuidados associados podem ser emocionalmente perturbadores para o teu animal de estimação e causar a mudança de alguns dos teus hábitos. É comum, por exemplo, que uma gata esterilizada urine em todo o lado. Não a repreendas e tenta ser compreensivo e encontrar soluções para ajudar a tua gata a relaxar e a regressar às suas rotinas diárias o mais depressa possível.

Produtos para facilitar os cuidados após a esterilização de uma gata

Existem muitos produtos no mercado que podem ajudar-te a cuidar da tua gata após a esterilização.

Alimentos especiais para gatas esterilizadas

Desde rações especializadas como Criadores Esterilizado até snacks como o Nath Adult Sterilised, existe uma vasta gama de alimentos nutritivos que saciam o teu gato e ajudam a prevenir a obesidade ou o excesso de peso.


Produtos antisstress

O desconforto da esterilização pode causar ansiedade e stress para estas pequenas gatas peludas, bem como perturbar o seu equilíbrio emocional. A utilização de um produto antisstress como o spray antisstress natural da Menforsan para gatos ou o famoso Feliway pode ajudar a acalmar a ansiedade do teu animal de estimação.


Um espaço confortável

Os produtos que os ajudam a descansar com segurança e conforto são também de grande ajuda neste período de recuperação. Uma cama macia, um berço ou uma caverna, mas também outros produtos tais como tapetes absorventes, são necessários para garantir ao teu animal de estimação o descanso ideal e um momento de relaxamento. Tudo o que precisam para se recuperarem perfeitamente.


Brinquedos

Alguns brinquedos para gatos, tais como ratinhos de gato e de malha ou brinquedos de vime e penas, podem ajudar o teu gato a relaxar e a envolver-se em atividades silenciosas enquanto recuperam. Também os impedem de se tornarem demasiado ativos fisicamente. Agora é o momento de os mimar um pouco para os ajudar a fazer uma recuperação completa.


Lembra-te que, numa operação como esta, a gata precisa de compreensão e afeto, por isso aconselhamos-te a prestar mais atenção do que é habitual aos seus movimentos e a consultar o teu veterinário de confiança em caso de quaisquer dúvidas que possas ter. Na Clinicanimal vamos ajudar-te a ti e ao teu felino em tudo o que precisarem!

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Cortes de pelo para um cão de água espanhol

Descobre como refrescar um cão no Verão

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.