Carraças nos gatos: Como as remover e como as prevenir

,

Pensava que as carraças só se encontravam nos cães? Estes parasitas podem infestar cães, gatos, outros animais e até a si. É por isso que a prevenção é tão importante para evitar uma infestação. Mesmo que o seu gatinho se deite mais no sofá do que se aventure na rua, continue a ler para saber como o pode proteger das carraças.

Se estes parasitas não forem detetados a tempo, podem pôr ovos e um pequeno problema pode transformar-se num grande problema.

Pode também completar esta informação com o nosso guia de desparasitação dos gatinhos. O nosso guia de desparasitação para gatinhos contém todas as informações necessárias para manter o seu gatinho saudável e feliz.

O que são carraças nos gatos?

As carraças são ectoparasitas que se fixam na pele do gato e se alimentam do seu sangue. São pequenos aracnídeos de oito patas, castanho-escuros ou pretos, que medem entre 3 e 8 mm e podem aumentar de tamanho quando se alimentam.

A maneira mais fácil de um gato ser infetado é sair à rua, especialmente num jardim ou no campo. As carraças esperam na relva que um animal passe e sobem-lhe pelas patas para se enterrarem na pele. Tendem a escolher as partes do corpo com a pele mais fina, onde podem agarrar-se melhor e chegar mais facilmente ao sangue.

As primeiras zonas em que deve procurar carraças no seu gato são o pescoço, as orelhas, as virilhas e o abdómen.

Quando é a época das carraças nos gatos?
A época crítica do ano para as carraças nos gatos é da primavera ao outono, quando as temperaturas quentes criam um ambiente perfeito para a multiplicação destes parasitas. Durante estes meses, é importante efetuar um controlo cuidadoso das carraças, especialmente se o seu gato gosta de explorar o exterior.

Porque é que as carraças são perigosas para os gatos?

Se o seu gato tiver uma carraça, notará que ele começa frequentemente a coçar a zona onde a carraça está agarrada. Para além da picada, a zona pode ficar irritada e inchada, causando dor e comichão, que podem ser agravadas pelo coçar e até levar a lesões.

No entanto, as suas mordeduras não só causam grande desconforto e comichão no animal, como também podem transmitir doenças infecciosas perigosas para a saúde.

Mesmo que o seu gato raramente (ou nunca) saia à rua, não está a salvo das carraças. Estes parasitas podem entrar em sua casa de várias formas e encontrar um hospedeiro conveniente no seu gato. Pode encontrar mais informações no nosso artigo sobre a desparasitação dos gatos domésticos.

Doenças transmitidas aos gatos pelas carraças

A presença de uma ou duas carraças no seu gato não significa necessariamente que ele esteja infetado com uma doença, uma vez que muitas carraças não transportam agentes patogénicos e a transmissão de doenças é menos comum, exceto em infestações maciças ou em gatos com um sistema imunitário enfraquecido.

No entanto, a possibilidade de uma doença grave existe e não deve ser encarada de ânimo leve. É importante manter um controlo preventivo constante das carraças e estar atento a alterações no comportamento ou na saúde do seu gato. Consulte o seu veterinário se suspeitar que o seu gato está afetado.

As principais doenças que as carraças podem transmitir ao seu gato são as seguintes:

  • Doença de Lyme ou borreliose
  • Anaplasmose
  • Babesiose
  • Ehrlichiose
  • Hemobartonelose
  • Tularemia
  • Citauxzoonose felina

Além disso, as carraças também podem causar paralisia nos gatos. A sua saliva não é apenas venenosa, mas tem também um efeito analgésico, anti-inflamatório e anticoagulante.

No artigo seguinte, ficará a saber mais sobre as várias doenças que são transmitidas pelas carraças aos animais.

As carraças dos gatos podem passar aos seres humanos?

Embora as carraças possam favorecer certos hospedeiros, não são picuinhas e podem ser transferidas para os seres humanos. Isto não significa que as carraças que favorecem os gatos se fixem inevitavelmente nos seres humanos, mas a possibilidade existe, especialmente se estiver em contacto próximo com um animal infestado.

Se uma carraça passar do seu gato para si, pode transmitir as mesmas doenças que nos gatos, por exemplo, a doença de Lyme. Por conseguinte, é importante manter um controlo eficaz das carraças nos seus animais de estimação, não só para a sua saúde, mas também para a saúde das pessoas que vivem em sua casa.

A melhor forma de remover uma carraça de um gato

Como posso saber se o meu gato tem carraças?

O primeiro sinal e mais visível é o coçar. Se o seu gato se coça mais do que o habitual, deve verificar se tem parasitas em todo o corpo. As carraças podem causar comichão, dor, irritação e pequenas hemorragias quando mordem.

No entanto, se a infestação for grave e a carraça tiver transmitido uma das doenças mencionadas, podem surgir outros sintomas mais graves, como letargia, anemia, perda de apetite, febre, diarreia, arrepios ou mesmo sinais de dor, como rigidez ou dificuldade em mover-se. Se notar algum destes sintomas de carraça no seu gato, leve-o imediatamente ao veterinário.

Como é que se remove uma carraça de um gato?

É muito importante remover a carraça inteira e não deixar parte do corpo na pele. É comum que a cabeça do parasita permaneça dentro se a tentar remover incorretamente. Isto pode levar a uma infeção e inflamação da pele, pelo que deve ter muito cuidado ao removê-la.

Para remover uma carraça do seu gato:

  • Pegue numa pinça e coloque-a o mais próximo possível da boca do parasita, ou seja, da parte que está agarrada à pele.

  • Agarre a carraça e puxe-a suavemente para cima e ligeiramente para a frente, como se estivesse a retirar um anzol. Não bata, torça ou pressione com demasiada força, pois a cabeça pode ficar na carraça.
Nunca esmague a carraça quando a sua cabeça está na pele. Se esmagar a carraça, corre o risco de ela segregar o conteúdo do seu intestino e de os agentes patogénicos que contém entrarem na corrente sanguínea do gato.

  • Depois de retirar a carraça, é preferível afogá-la em álcool ou queimá-la antes de a eliminar.
  • É importante que limpe e desinfete a ferida do seu gato para evitar infecções. Pode utilizar uma pomada especial ou aloé vera para aliviar a comichão.

  • Pode também utilizar um spray antiparasitário para gatos, aplicando-o na carraça e deixando-o atuar durante alguns minutos. Este método pode enfraquecer o parasita e permitir-lhe afrouxar a sua aderência ou mesmo puxar a cabeça para fora da pele do seu gato, tornando a remoção mais segura e eficaz.

Como evitar as carraças nos gatos

É importante evitar as carraças nos gatos para manter a sua saúde e bem-estar. Eis alguns conselhos para proteger o seu amigo felino contra estes parasitas:

Utilização de pesticidas

A primeira linha de defesa contra as carraças é a utilização de repelentes de carraças. Existem várias opções, nomeadamente coleiras antiparasitárias, pipetas e medicamentos orais. Estes produtos contêm ingredientes que repelem ou matam as carraças antes de estas poderem picar e transmitir doenças.

¡Consulte a nossa comparação entre pipetas, coleiras e sprays para ver todas as vantagens e diferenças entre os vários métodos antiparasitários disponíveis.

Exame regular

É importante que examine o seu gato regularmente, especialmente nas estações mais quentes, quando as carraças estão mais ativas.

Recomendamos que penteie o pelo do seu gato com um pente para pulgas sempre que ele sair à rua para remover as larvas e os parasitas que não se fixaram na pele.

Limpeza e desinfeção de casas

Aspire regularmente os tapetes, os móveis e os locais onde o seu gato descansa e lave regularmente a sua roupa de cama. Se tiver uma infestação, considere a utilização de produtos de limpeza domésticos que possam matar as carraças e as larvas de carraças e certifique-se de que podem ser utilizados na presença de animais de estimação.

Manutenção do ambiente externo

Se tiver um jardim ou quintal, certifique-se de que é bem mantido para impedir as carraças. Corte a relva regularmente, apare as plantas e remova a folhagem onde as carraças se podem esconder. Também pode considerar tratamentos especiais para o jardim, mas certifique-se sempre de que estes são seguros para os animais de estimação.

Por fim, as visitas regulares ao seu veterinário são essenciais. Ele pode dar-lhe conselhos personalizados sobre a profilaxia das carraças e recomendar o antiparasitário mais adequado para o seu gato, adaptando o tratamento às necessidades específicas do seu gato e ao nível de risco do seu ambiente.

Se quiser continuar a ler, não perca estes artigos que podem interessar-lhe:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Os tipos de transportadoras e qual é a melhor

Como proteger as janelas, varandas e terraços para a segurança dos seus gatos

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.