La garrapatas en gatos

,

Pensava que as carraças só existiam nos cães? Estes parasitas podem atacar cães, gatos e outros animais, até a si. É por isso que a prevenção é tão importante para evitar a infestação. Caso mantenha o seu animal bem protegido, quer ele saia à rua ou não, será quase impossível que uma carraça se aloje na sua pele e volte para casa. Lembre-se de que, se estes parasitas não forem detetados a tempo, podem pôr ovos e o que antes era um pequeno problema pode tornar-se num grande problema.

Existem muitas opções para proteger o seu gato. Os antiparasitários em forma de coleira ou de pipeta, bem como os champôs ou sprays repelentes que os complementam e são perfeitos como apoio. Dê uma vista de olhos nas melhores marcas na Tiendanimal. 

O que são carraças nos gatos?

As carraças são ectoparasitas que se agarram à pele do gato e se alimentam do seu sangue. São pequenos aracnídeos de 8 patas, castanho-escuros ou pretos, que medem entre 3 e 8 mm, podendo crescer ainda mais à medida que se alimentam. A maneira mais fácil de um gato ser infetado é quando tem acesso ao ar livre, especialmente num jardim ou numa zona rural. As carraças esperam na relva pela passagem de um animal e sobem pelas suas patas para se enterrarem na sua pele. Têm tendência a escolher as partes do corpo com a pele mais fina, onde podem agarrar-se melhor e chegar mais facilmente ao sangue, para se alimentarem com o mínimo esforço. As primeiras zonas a verificar são o pescoço, as orelhas, as virilhas e a barriga.

A época de maior risco é entre a primavera e o outono, quando as temperaturas são mais elevadas. Se o seu gato sai à rua no verão, recomendamos que verifique todo o seu corpo, especialmente as zonas de pele fina, sempre que ele voltar da rua para se certificar de que está livre de parasitas.

Porque é que as carraças são perigosas para os gatos?

Se o seu gato tiver uma carraça, notará que ele começa frequentemente a coçar a zona onde ela está agarrada. Para além da picada, a zona pode ficar irritada e inchada, provocando dor e comichão que pioram com o coçar e podem até provocar feridas. No entanto, as suas mordeduras não só causam grande desconforto e comichão ao animal, mas também podem transmitir-lhe doenças contagiosas perigosas para a sua saúde.


Doenças transmitidas pelas carraças aos gatos

O facto de encontrar uma ou duas carraças no seu gato não significa que ele tenha sido infetado com estas doenças. Na realidade, raramente são infetados porque a grande maioria não é portadora. Normalmente, só acontece em grandes infestações ou em gatinhos com um sistema imunitário fraco. No entanto, são muito graves, pelo que deve estar sempre atento e evitar ao máximo as infestações. Se o seu gato tiver tido carraças e notar algo de estranho, vá ao veterinário para se certificar de que o seu gato não foi infetado por nenhuma delas.

As principais doenças que as carraças podem transmitir ao seu gato são:

  • Doença de Lyme ou borreliose
  • Anaplasmose
  • Babesiose
  • Erliquiose
  • Hemobartonelose
  • Tularemia
  • Citauxzoonose felina 

Além disso, as carraças nos gatos também podem causar paralisia. A sua saliva, para além de ser tóxica, tem um efeito analgésico, antinflamatório e anticoagulante, diminuindo a capacidade de defesa do sistema imunitário e provocando a paralisia.  

Sintomas das carraças nos gatos

O primeiro sinal mais visível é o coçar. Se o seu gato se coça mais do que o habitual, examine todo o seu corpo em busca de parasitas. As carraças podem provocar comichão, dor, irritação e pequenas hemorragias através da sua picada.

No entanto, quando a infestação é mais grave e a carraça transmitiu alguma das doenças que mencionámos, podem surgir outros sintomas mais graves: anemia, fraqueza, letargia, falta de apetite, febre, diarreia, desidratação, arrepios… Pode também provocar rigidez ou dores musculares, dificuldade em respirar, problemas cardíacos ou renais. Se constatar algum destes sintomas de carraças nos gatos, leve o seu gato imediatamente ao veterinário.

Como remover uma carraça de um gato?

É muito importante remover a carraça inteira e não deixar parte do seu corpo dentro da pele. É comum que a cabeça do parasita permaneça no seu interior quando se tenta removê-lo de forma errada. Isto pode levar a uma infeção e inflamação da pele, por isso tenha muito cuidado ao retirá-lo.

Recomendamos que passe um pente para pulgas no pelo do seu gato sempre que ele sair à rua para remover as larvas e os parasitas que não se fixaram na pele.


Se encontrar uma carraça no seu gato:

  • Pegue numa pinça e coloque-a o mais próximo possível da boca do parasita, ou seja, da parte que está agarrada à pele. 
  • Agarre a carraça e puxe-a suavemente para cima e ligeiramente para a frente, como se estivesse a retirar um anzol. Nunca puxe, torça ou empurre com demasiada força ou a cabeça pode ficar presa no interior.
  • Uma vez retirada a carraça, o melhor é afogá-la em álcool ou queimá-la. Se a deitar na sanita, não a matará.
  • É essencial limpar e desinfetar a ferida do seu gato para evitar uma infeção.
  • Pode também utilizar alguns remédios caseiros para ajudar a carraça a libertar-se da pele. Pode aplicar uma camada de azeite ou de vinagre sobre a carraça, esperar alguns segundos para que ela se solte e depois apanhá-la com uma pinça..

Nunca aperte a carraça quando a sua cabeça estiver dentro da pele; esmagá-la pode fazer com que segregue o conteúdo do seu intestino e que os agentes patogénicos que contém passem para a corrente sanguínea do seu gato. 

Agora que já sabe tudo sobre as carraças nos gatos, lembre-se que é preferível proteger o seu gato com antiparasitários para não pôr em risco a sua saúde e evitar encontrar estes parasitas desagradáveis na sua pele.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Giardia em cães: o que é, sintomas e prevenção

Os melhores produtos para o seu gatinho 

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.