Qual é o melhor antipulgas para o meu gato?

Qual é o melhor antipulgas para o meu gato?

Se achas que o teu gato tem ou pode ter pulgas, contas com muitíssimos produtos que podem repelir ou evitar a aparição destes parasitas. Além disso, é importante conhecer como são as pulgas e quais danos podem fazer aos nossos pequenos.

Se achas que o teu gato tem ou pode ter pulgas, contas com muitíssimos produtos que podem repelir ou evitar a aparição destes parasitas.

Além disso, é importante conhecer como são as pulgas e quais danos podem fazer aos nossos pequenos. Aqui vais aprender quais são os melhores produtos antipulgas para o teu gato e as recomendações que os nossos veterinários vão te dar manter a sua saúde em dia.

Quando vemos os nossos gatos se coçarem mais do que o habitual, umas das primeiras coisas que vêm à nossa mente são as temidas pulgas. Inclusive se o nosso gato apenas passeia pelo jardim ou vive em um apartamento e não sai ao exterior as pulgas podem chegar até ele com relativa facilidade. Por exemplo, mediante o nosso calçado quando voltamos da rua (não é raro que as pulgas, seja em forma de ovos, larvas ou adultas, fiquem aderidas às solas dos calçados ou à parte de baixo das calças) ou especialmente se temos um cão, este pode atuar como hospedeiro intermediário e transmiti-las ao gato.

As pulgas podem afetar gravemente a saúde dos nossos gatos, entre outras coisas podem provocar alergia (DAPP, dermatite alérgica à picada da pulga), hemoplasmose (anemia infecciosa felina) ou dipilidiose (um tipo de parasitas intestinais).

O ciclo de vida da pulga

As pulgas são pequenos insetos que parasitam os nossos animais de estimação e que se alimentam do seu sangue. Não voam, mas podem dar pulos de até 33 cm de distância. O seu corpo mede entre 1,5 e 3,3 mm, são de cor parda e movem-se rapidamente entre os pelos do seu hospedeiro graças ao seu corpo achatado lateralmente, que faz com que seja muito difícil detectá-las apenas com a vista, especialmente nos animais de pelagem escura. O mais fácil é detectar as suas fezes, podemos ver pequenos pontos pretos na zona do torso ou da barriga do nosso gato.

Durante o seu desenvolvimento passam por quatro fases:

  1. Ovos. Las fêmeas adultas os colocam sobre o corpo do nosso animal de estimação, posteriormente caem e depositam-se em tapetes, camas, sofás…
  2. Larvas. Abrigam-se debaixo de móveis e tapetes ou ocultas em areia ou gravilha alimentando-se das fezes das pulgas adultas e de outros resíduos orgânicos.
  3. Pupas. A larva envolve-se em um casulo e permanece no seu interior até que detecta no exterior as condições apropriadas para emergir como pulga adulta.
  4. Adultas. Picam o hospedeiro e se alimentam do seu sangue, vivem aproximadamente 50 dias.

A duração total do ciclo biológico das pulgas varia entre 2 semanas e 6 meses, inclusive mais, pois em temporadas de frio ou quando não detecta a presença de possíveis hospedeiros por perto podem permanecer na fase da pupa durante vários meses à espera das condições propícias para se desenvolverem. Por isso, é importante combater as diferentes etapas do seu desenvolvimento e manter o nosso gato sempre protegido, caso contrário poderíamos encontrar-nos com uma nova infestação em pouco tempo.

Os antiparasitas mais eficazes contra as pulgas

Quando se trata de prevenir que as pulgas invadam os nossos gatos alguns dos produtos mais recomendados são os seguintes:

Com suspenção oral, um dos mais utilizados é Program que se administra misturado com a comida do gato e o seu efeito dura um mês. Este produto impede a multiplicação das pulgas, já que provoca a infertilidade dos ovos. Não elimina as pulgas adultas, por isso é necessário complementá-lo com outro desparasitante de efeito contra adultos.

Frontline Combo Spot On é um desparasitante em formato de pipeta que se aplica atrás da cabeça do gato, onde não pode lamber-se. Mata as pulgas em 24 horas e os carraças e piolhos em 48 horas. É um produto muito completo para combater as pulgas, já que elimina as adultas e evita o desenvolvimento de ovos, pupas e larvas. É efetivo durante 4 semanas.

O colar Seresto protege o nosso gato diante de pulgas, carraças e piolhos por 8 meses, com isso é atualmente o produto disponível no mercado que oferece proteção mais prolongada. Também tem efeito sobre as larvas da pulga, já que impede o seu desenvolvimento durante 10 semanas. Não possui odor, é resistente à água e coloca-se muito facilmente. O gato deve usá-lo permanentemente.

Também em formato de pipeta encontramos Flevox, composto por fipronil. Absorve-se em um par de horas sem deixar nenhum resíduo sobre a pele, e é eficaz durante 4 semanas contra pulgas e durante uma semana contra carraças .

Um dos produtos mais recomendados e utilizados pelos veterinários em animais que apresentam infestação por pulgas é Frontline Spray. É muito efetivo e seguro, pode ser utilizado em gatinhos a partir dos 2 dias de vida e elimina os parasitas em 24 horas. É resistente à água e a sua proteção contra pulgas dura até três meses e um mês contra carraças.

Advantage são pipetas formuladas especificamente para combater pulgas. Elimina as pulgas adultas do nosso gato em somente 12 horas. Também é efetivo contra as larvas presentes no seu entorno. O seu efeito dura um mês e é resistente à água.

É sempre importante consultar com o veterinário a melhor eleição para o nosso gato. Alguns animais podem apresentar reações alérgicas a determinados compostos químicos, por isso devemos estar atentos depois de aplicar os desparasitantes e diante de qualquer sintoma (irritação na pele, mudanças de comportamento…) dirigir-nos ao veterinário e escolher um produto com diferente composição para posteriores tratamentos contra parasitas.

É importante manter o nosso gato protegido contra as pulgas e aplicar desparasitantes apesar de não vermos nenhum bichinho. Os parasitas às vezes não são fáceis de observar e grande parte (ovos, larvas e pupas) não os vemos porque encontram-se no ambiente. Sempre é melhor prevenir e atuar antes de que as pulgas invadam completamente o nosso animal de estimação e o nosso lar, já que uma vez instaladas reproduzem-se muito rapidamente e acabar com elas pode requerer, em casos extremos, a intervenção de um profissional em controlo de pragas.

Usar um bom produto desparasitante para o nosso gato é um autêntico investimento, tanto para ele quanto para as pessoas com as quais convive. Vais economizar muitos incômodos, problemas de saúde e dores de cabeça.

Deixe um comentário