Outros remédios para desparasitar um gato contra pulgas

,

Se descobriu que o seu gato tem pulgas, é aconselhável começar a eliminá-las de imediato para evitar que se espalhem. A forma mais eficaz de as combater é utilizar produtos recomendados pelo seu veterinário, mas no artigo de hoje vamos discutir outras opções no caso de não ter nada à mão e como lidar com uma pulga.

Se o seu gato for afetado por este tipo de inseto, recomendamos que visite um veterinário para que ele elimine os insetos e lhe dê instruções sobre como erradicar os parasitas. Claro que é importante lembrar que a prevenção é o melhor aliado, pelo que a utilização de coleiraspipetas e sprays durante todo o ano é essencial, assim como a desparasitação interna.

Dito isto, em caso de emergência ou em situações excecionais, existem alguns métodos caseiros, mas nunca substituirão uma visita ao veterinário, apenas em caso de necessidade.

Como eliminar as pulgas de um gato adulto com ingredientes naturais

Existem alguns remédios caseiros que pode experimentar se descobrir que o seu gato tem pulgas. Alguns dos mais eficazes são:

  • Óleos essenciais: misture um pouco de óleo de lavanda ou de citronela com o champô antiparasitário.
  • Camomila: uma infusão de camomila é um bom remédio para eliminar as pulgas nos gatos. Ferva água com camomila, coe a infusão e mergulhe um pano no líquido. De seguida, aplique o pano na pele do seu gato.
  • Limão: para eliminar as pulgas de um gato, misture partes iguais de água e sumo de limão. Adicione o líquido a um frasco de spray e pulverize a mistura no seu gato.
  • Vinagre: adicione partes iguais de vinagre ao champô e dê banho ao seu animal de estimação para eliminar as pulgas.

Como tirar as pulgas de um gato bebé com remédios caseiros

Quando as pulgas afetam um gato bebé, a situação é mais preocupante porque eles são mais vulneráveis e sensíveis do que os adultos.

Deve ter especial cuidado ao tratar os problemas de saúde de um gatinho, pois não pode utilizar os mesmos produtos que utiliza quando ele é adulto ou mais velho. Consulte um veterinário como primeira opção, um profissional saberá como o aconselhá-lo.

Como mencionado acima, em caso de necessidade urgente, pode recorrer a estes ingredientes:

Álcool

Um remédio para se livrar das pulgas nos gatos bebés é o álcool. Para o utilizar, mergulhe um cotonete num pouco de álcool. Quando vir uma pulga, pressione-a e esfregue-a ligeiramente com o cotonete. Depois, pegue nela e deite-a num copo com álcool para a eliminar definitivamente. Repita o procedimento até que o seu gatinho esteja sem pulgas.

Vinagre de maçã

Este produto pode ser utilizado para eliminar as pulgas de um gato, mas é uma solução que não as elimina completamente, mas obriga-as a saltar para outro território corporal. Para o aplicar, misture vinagre de cidra de maçã e água num frasco de spray. Depois, molhe o seu gato com o líquido e escove-o suavemente. Volte a aplicar a mistura ao fim de três dias.

Vaselina

Este remédio pode ser utilizado na altura da escovagem. Ao escovar o seu gato com um pente especial para pulgas, pegue num pouco de vaselina e coloque-o em cima do parasita para o imobilizar e facilitar a sua remoção.

Para além de tratar o seu animal de estimação, é importante tratar o ambiente especificamente para as pulgas. Estes insetos podem fazer os seus ninhos em qualquer lugar onde o seu gato tenha estado, como o sofá ou a carpete. O melhor é fazer uma limpeza completa para desinfetar.

Algumas das coisas que pode fazer são:

  • Lave os cobertores e os tapetes pelo menos a 60°.
  • Aspire com muita frequência e retire o saco ou esvazie o depósito após cada utilização.

Embora o ideal para o seu gato seja ter sempre em casa pipetas, spray ou uma coleira de reserva, para que não seja apanhado desprevenido, disponha de produtos antiparasitários para a limpeza da casa. 

Para concluir e completar a informação sobre este tema, recomendamos a leitura do seguinte artigo:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

O que preciso para abrigar uma tartaruga de água em casa?

O meu primeiro aquário: a localização do aquário na nossa casa

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.