Qual é o melhor antiparasitário para cães e gatos?

, , ,

Quando incorpora um companheiro de quatro-patas à sua família é o responsável pela sua saúde e bem-estar. Além das vacinas e de uma alimentação adequada as desparasitações periódicas são indispensáveis para que o seu companheiro se mantenha saudável. É importante estabelecer um calendário anual de desparasitação, tanto internas como externas, para proteger o seu animal de estimação de forma eficaz, utilizando sempre produtos de qualidade e eficácia comprovada e assessorada pelo nosso veterinário.

Quando falamos de parasitas aplica-se o ditado prevenir é melhor que curar. É muito mais simples e recomendável manter o seu animal de estimação sempre protegido contra uma possível infestação com o melhor antiparasitário para cães e gatos antes de esperar que aconteça.

Não os ver não significa que não os tenha. Os parasitas são difíceis de detetar quando ainda há poucos, e alguns requerem de provas específicas. Se são facilmente detetados à simples vista sobre a pele (parasitas externos) ou nas fezes (parasitas internos), é sinal de que a infestação pode já ser bastante grave e, portanto, mais difícil de eliminar.

No caso concreto das pulgas, podem ser realmente desconfortáveis e difíceis de erradicar. Estes parasitas reproduzem-se velozmente e invadem não só o seu animal de estimação, mas também podem espalhar-se para outras partes da casa (especialmente têxteis, como tapetes e sofás), e terá de recorrer a potentes inseticidas para se desfazer deles. Temos um artigo especialmente sobre Como escolher o melhor antiparasitário?

Consequências de não desparasitar o seu animal de estimação

Os parasitas, sejam internos ou externos, debilitam o seu animal de estimação e causam todo o tipo de problemas. As suas picadas são desconfortáveis e podem causar afeções dermatológicas, mas o mais perigoso são as diversas doenças que transmitem, algumas delas potencialmente mortais.

Às vezes, as pulgas, piolhos, carraças e mosquitos atuam como intermediários dos parasitas internos, transmitindo através da sua picada ao hóspede final (cão, gato ou humano).

Entre as afeções mais habituais causadas por parasitas, e que podem ser prevenidas com o uso de um bom antiparasitário para cães e gatos, encontram-se as seguintes:

Tabela de doenças comuns causadas por parasitas

Ehrlichiose
Trata-se de uma doença infeciosa transmitida a cães e humanos através da picada das carraças. Desenvolve-se em três fases: aguda, subclínica e crónica. Os sintomas costumam ser inespecíficos. Durante a primeira fase incluem-se depressão, diminuição do apetite, vómitos, febre, anemia, epistaxe (hemorrogia nasal), coxeadura, dificuldade ao respirar, perda de peso, entre outros; também são frequentes as afeções oculares. Durante a segunda fase o cão apresenta-se assintomático, e pode permanecer assim até cinco anos. Se o sistema imune não for capaz de eliminar a ehrlichia, então passa à fase mais grave da infeção, a crónica. Nesta última etapa pode reaparecer debilidade, febre, palidez das mucosas, anorexia, perda crónica de peso, depressão, inflamação dos rins, edemas, insuficiência renal, inflamação ocular, e até mesmo transtornos neurológicos; uma vez alcançada a fase crónica, a doença pode ser mortal. Com a correta desparasitação para cães evitará a infestação por carraças e, portanto, a transmissão desta perigosa doença.
Ler mais no artigo “Doenças que transmitem as carraças
Leishmaniose
Afeta principalmente os cães, mas em zonas de forte incidência também pode afetar outros mamíferos, como gatos, cavalos e pequenos roedores. Espanha, e principalmente toda a costa do mediterrâneo, é zona endémica desta doença; estima-se que aproximadamente 10% da população canina se encontre infetada. A leishmaniose é uma doença parasitária transmitida pela picada do mosquito flebótomo. Os melhores antiparasitários para cães não só agem contra pulgas e carraças, mas também protegem destes mosquitos.
Muitos cães infetados não apresentam sintomas durante meses, anos e até mesmo podem não os manifestar em nenhum momento e manterem-se apenas como portadores, atuando como foco de transmissão indireto já que cada vez que um flebótomo pica um animal infetado, poderá contagiar os demais cães que pique a seguir (apenas se contagia através da picada); a evolução da doença depende da reação que tenha o sistema imunológico de cada indivíduo perante a infeção.
Os sintomas são muito diversos, podemos encontrar perda de pelo, feridas na pele que tardam em cicatrizar, epistaxe, perda de peso, e problemas digestivos, entre outros. Nos casos mais graves, onde os órgãos internos são afetados, é habitual que haja insuficiência renal, e é o agravamento disso a principal causa de morte entre os cães infetados com leishmaniose. Esta doença não tem cura, há tratamentos para reduzir os sintomas e o animal pode ter vida normal em muitas ocasiões, mas os parasitas permanecem no seu corpo a sua vida toda, podendo apresentar recaídas. Por isso é muito importante utilizar o melhor antiparasitário para cães com o fim de prevenir esta doença.
Ler mais no artigo “Leishmaniose canina. Como proteger o seu cão?
Anemia infecciosa felina
Também conhecida como hemoplasmose ou micoplasmose. É uma doença parasitária transmitida através de pulgas, carraças e mosquitos, mas também podem contagiar-se através de mordidas e feridas entre gatos. As bactérias que causam esta doença aderem aos glóbulos vermelhos do sangue, fazendo com que os anticorpos criados pelo sistema imunológico do animal destruam essas células para combater a infeção. A eliminação de demasiados glóbulos vermelhos faz com que os gatos sofram de anemia. Se não for tratada a tempo por um veterinário, pode ser mortal; afeta mais gravemente os gatos que já tenham doenças imunossupressoras. Entre os sintomas encontramos diminuição do apetite, febre, depressão, debilidade, cor pálida e perda de peso.
Ler mais no artigo “Leucemia felina
Dermatite alérgica (DAPP)
É a afeção mais comum causada por pulgas e um dos problemas dermatológicos mais frequentes nas consultas veterinárias. Os melhores antiparasitários para cães, tanto coleiras como pipetas, são muito eficazes na proteção contra as pulgas.
A picada da pulga é sempre desconfortável e causa irritação, mas muitos animais são especialmente sensíveis à saliva deste parasita, o que causa uma forte reação alérgica. A comichão e a dor que sentem faz com que arranhem o seu corpo sem parar, o que pode ocasionar feridas. A DAPP provoca alopecia, comichão generalizada, erupções, crostas, seborreia, escurecimento da pele nas zonas afetadas, e em ocasiões pioderma.
Ler mais no artigo: “Doenças transmitidas pelas pulgas
Dipilidiose
Produzida por um pequeno parasita interno que pode ser contagiado aos humanos. As pulgas e os piolhos hospedam no seu interior a fase larvária deste helminto, os nossos animais de estimação contagiam-se ao ingerir uma pulga/piolho enquanto se lambem ou arranham com os dentes, e o Dypilidium passa então a desenvolver-se nos seus intestinos como verme. Portanto, mesmo que se trate de um parasita interno, a sua infestação pode ser prevenida com os antiparasitários para cães como as coleiras e as pipetas.
O primeiro sintoma da presença de Dipilidiose costuma ser ver o nosso animal arrastar o rabo pelo chão, já que tenta aliviar a irritação que provocam estes parasitas no final do intestino. Também podemos observar pequenos vermes brancos nas suas fezes, o pelo ou nos lugares onde costumam descansar. Esta infeção provoca mal-estar generalizado, perda de peso, diarreia e complicações digestivas variadas.
Filariose (verme do coração)
Trata-se de uma doença potencialmente mortal que afeta maiormente os cães, mas também pode afetar gatos e outros animais. É transmitida pela picada dos mosquitos e, assim como acontece com a leishmaniose, está muito disseminada, aumentando cada ano o número de casos registados. Com os melhores antiparasitários para cães também pode ser prevenida.
É provocada por um verme de entre 15 e 40 cm que se hospeda no coração e nas artérias pulmonares dos nossos animais de estimação, obstruindo os grandes vasos que saem do coração e afetando o funcionamento das válvulas cardíacas; podem provocar lesões que afetam os órgãos importantes como os pulmões, o fígado e os rins. Os sintomas podem demorar anos a manifestar-se e incluem falta de apetite, cansaço, perda de peso, decaimento, hemorragias nasais, tosse, edemas e problemas respiratórios. Se não for tratada pode causar a morte.
Muitas das doenças que os parasitas transmitem têm tratamentos dispendiosos e de duração prolongada, requerem seguimentos e analíticas de controlo. O caso concreto da leishmaniose implica uma medicação de tipo quimioterápico bastante agressiva para o animal e comprimidos para toda a vida para controlar os níveis. Os antiparasitários para cães são um investimento que nos poupará, a longo prazo muitos sofrimentos tanto para nós como para os nossos queridos animais.

Fatores para escolher um antiparasitário

No mercado há inúmeros produtos para proteger os nossos companheiros. Novamente vale a pena lembrar outro ditado popular, o barato custa caro, não devemos poupar em algo tão importante como é a desparasitação dos nossos animais de estimação. Aplicar produtos de eficácia e procedência duvidosa não só pode não servir para protegê-los adequadamente, mas também podemos pôr em risco a sua saúde, já que se trata de potentes substâncias químicas que aplicamos no seu organismo de forma tópica ou oral. Se temos dúvidas sobre algum produto devemos consultar o nosso veterinário.

Os antiparasitários para cães e gatos a utilizar dependerão de cada caso em concreto: se moramos numa zona rural ou urbana, se fazemos passeios frequentes ao campo, a época do ano (temos de incidir mais nos meses de mais calor)… No caso dos gatos, mesmo se não saem de casa é importante mantê-los protegidos, já que os parasitas podem chegar a eles através da nossa roupa ou calçado (algo mais frequente do que pensamos), ou se tivermos um cão, através dele.

Se quiser saber mais sobre este ponto, leia o nosso artigo “Os gatos de interior também precisam de desparasitação

O melhor antiparasitário para cães

Na seguinte imagem poderá ver qual é o melhor antiparasitário para o seu cão. Marcas como Medicalpet, Frontline, Addvantix, Effitix, Seresto, Scalibor, Prevendog estão entre as melhores opções.

Melhor antiparasitário para gatos

Agora chegou o momento de responder qual é o melhor antiparasitário para o seu gato, esta infografia ajudá-lo-á a ver num relance. Marcas como Frontline, Effipro, Strectis, Seresto estão entre as melhores opções.

O que se deve procurar ao escolher um produto de desparasitação interna e externa?

No momento de escolher um produto devemos procurar saber especialmente contra quais parasitas protege e durante quanto tempo.


Para proteger contra parasitas internos, podemos optar pelos seguintes produtos antiparasitários para cães e gatos:

Comprimidos antiparasitários:

 A frequência de administração varia entre mensal e trimestral segundo o produto. Costumam proteger contra todo o tipo de vermes intestinais (vermes planos ou tênias e vermes redondos ou nemátodos).  Devem ser ingeridas pelo cão ou gato e a dose depende do seu peso, o seu veterinário indicar-lhe-á a quantidade que deve dar ao seu animal de estimação em função do seu tamanho.

Pasta oral:

útil principalmente para os gatos, já que é mais difícil que ingiram os comprimidos.

Pipetas antiparasitárias:

também podemos combater os parasitas internos mediante ampolas spot-on, oferecem uma proteção completa e são muito fáceis de aplicar.


Contra os parasitas externos a variedade de produtos é muito extensa. Devemos olhar com atenção que se trate de um produto com efeito inseticida e não apenas repelente, isto é, que elimina os parasitas e não apenas os afaste, e se possível que faça as duas coisas. Alguns dos melhores antiparasitários para cães e gatos são os seguintes:

Coleiras anti-pulgas e anti-parasitas:

 confortáveis e com uma durabilidade que varia entre os 3 e os 8 meses.

Pipetas antiparasitários externos:

são um produto relativamente inovador, de rápida aplicação e a sua durabilidade varia entre as 2 e 6 semanas, sendo o mais habitual que requerem aplicação mensal. 

Sprays antiparasitários:

a sua ação é imediata, indicados especialmente em casos onde o animal já está infetado por parasitas. A aplicação é mais complicada já que se deve pulverizar a contrapelo, procurando chegar a todas as zonas, e demora um pouco em ser absorvido. Os mais conhecidos, tanto para cães como para gatos são Frontline Spray e Effipro Spray, são eficazes contra pulgas, carraças e piolhos.


Devemos ler e seguir sempre as indicações de uso dos antiparasitários para cães, e consultar com o nosso veterinário qualquer dúvida, ele poderá aconselhar-nos o produto mais adequado à nossa situação e os hábitos dos nossos bichinhos. 

Se quiser obter mais informações, não perca os nossos guias:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Descubra as etapas da vida de um cão-guia

Como prevenir a caspa nos gatos

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.