Leishmaniose canina, como proteger o seu cão?

,

A leishmaniose nos cães é uma doença parasitária para a qual não existe atualmente cura. Por isso, a prevenção e a proteção adequada contra a picada do mosquito (flebotomíneo) que a provoca são essenciais. Em Espanha, mais de 30% dos cães são afetados por este parasita, em parte devido ao facto de o território espanhol ter um risco médio de contágio.

Como saber se o meu cão tem leishmaniose canina

A leishmaniose em cães prejudica significativamente a qualidade de vida do cão e pode mesmo levar à morte. Por isso, é importante saber se o seu cão tem leishmaniose e como pode preveni-la em caso de infeção. Os sintomas mais evidentes são:

  • Feridas na pele, especialmente nas zonas que estão em contacto com o solo.
  • Perda de pelo, especialmente à volta dos olhos, nariz e orelhas.
  • Perda de peso muito rápida.
  • Diarreia.
  • Lesões oculares.
  • Hemorragias nasais.
  • Crescimento muito rápido das unhas.
  • Coceiras.

Se o seu cão apresentar algum destes sintomas, leve-o rapidamente ao veterinário para que ele possa tomar as medidas adequadas. Este fará uma análise ao sangue e, consoante o estado do cão, recolherá uma amostra de medula óssea ou uma amostra de tecido de um gânglio linfático inflamado. Deve saber que se trata de um processo lento e difícil de tratar, uma vez que os mosquitos reagem cada vez mais fortemente à medicação. É por isso que tem de agir rapidamente, porque o sucesso do tratamento reside nas fases iniciais da doença.

Mas não se preocupe, pode tomar medidas corretivas para garantir a proteção do seu cão. Continue a ler!

5 Medidas para proteger o seu animal de estimação da leishmaniose

1º Acessórios e soluções

Para isso, existem inúmeras soluções antiparasitárias no mercado sob a forma de acessórios como Colares, pipetas e até sprays, que repelem o mosquito da leishmania e protegem o seu animal de forma mais eficaz.

Para saber mais sobre as diferenças e as vantagens de cada um destes métodos, não perca a nossa comparação entre coleiras antiparasitários, pipetas e sprays.

2º Evitar lugares húmidos e horas de pouca luz

Outras medidas que pode ter em conta são evitar caminhar em zonas próximas de rios e nas horas de pouca luz (crepúsculo e madrugada), quando o mosquito da leishmania está mais ativo.

3º Mosquiteiros e repelentes ambientadores

Se vive numa zona de elevada prevalência de mosquitos, também pode ajudar colocar uma rede de malha fina nas janelas e utilizar repelentes ambientais para impedir a entrada de mosquitos.

4º Proteção todo o ano

Há zonas em Espanha onde, mesmo no inverno, há atividade de mosquitos, pelo que é aconselhável manter sempre o seu animal de estimação protegido. Em caso de dúvida sobre a presença deste parasita na sua zona de residência, consulte o seu veterinário.

5º Vacina

Existe também uma vacina contra a leishmaniose canina. Consulte o seu veterinário para saber os prós e os contras desta vacina e para ver se é aconselhável para o seu animal, consoante o seu cão, o local onde vive, etc.

Se quiser rever o calendário de vacinação canina, não perca o nosso guia e calendário de vacinação para cachorros.

A relação entre a leishmaniose canina e as alterações climáticas

O aquecimento global fez com que os casos de leishmaniose canina aumentassem e se espalhassem para outras áreas de Espanha e da Europa que não eram tão comuns.

Infelizmente, as alterações climáticas são um facto cientificamente demonstrável e observável que nos afeta negativamente; mas neste caso os mosquitos que transmitem a leishmaniose encontram as condições ótimas de temperatura e humidade para sobreviver e estar ativos numa maior expansão do território.

As províncias banhadas pelo Mediterrâneo, a Andaluzia, as zonas da Galiza, Madrid, as Ilhas Baleares, Castilla la Mancha, Castilla León, Aragão, Extremadura e a costa da Catalunha são o habitat perfeito para o desenvolvimento dos flebotomíneos e, por conseguinte, onde se registam mais casos de leishmaniose canina. Por outro lado, o aumento das deslocações de cães com leishmaniose para os países vizinhos provocou a propagação da doença.

O clima atual, provocado pelas alterações climáticas globais, tem um impacto real sobre esta perigosa doença dos cães.

Mais de 42 países já foram afetados pela leishmaniose canina. É muito importante que proteja o seu cão, pois dependendo da zona, o risco de infeção situa-se entre 3% e 18%.

O meu cão pode transmitir-me leishmaniose canina?

Uma das perguntas mais frequentes é se um cão pode infetar um humano com leishmaniose canina, e a resposta é que não pode. Pode viver normalmente com o seu animal de estimação, pode abraçá-lo, deixá-lo lamber a sua mão, etc. Portanto, um cão com leishmaniose não é um perigo para a sua família ou para si e, com um tratamento precoce e adequado, pode viver com uma qualidade de vida aceitável. Mas não se esqueça que o melhor a fazer é tomar todas as precauções necessárias para evitar que ele fique doente.

Se quiser continuar a ler, não perca estes artigos:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

+100 nomes para gatos bonitos, originais e divertidos

5 ideias divertidas para reutilizar as caixas da Tiendanimal para os seus animais de estimação

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.