Como tirar as pulgas de um cão?

As pulgas são uns pequenos parasitas que podem ficar hospedados entre o pelo do nosso animal de estimação e transmitir doenças, colocando em risco a sua saúde. Estes pequenos intrusos mordem a pele e se alimentam do sangue, provocando comichão e desconforto no animal, portanto às vezes podem ser uma verdadeira dor de cabeça, principalmente quando não sabemos como acabar com esta desconfortável praga. Além do mais, estes parasitas não só afetam cães, e sim a muitas outras espécies, inclusive nós mesmos.

Como sempre, a prevenção é sempre a melhor forma de evitar estes desconfortáveis parasitas em casa. Mas se já conseguiram chegar ao teu animal de estimação, vamos apresentar diferentes formar para tirar as pulgas do teu cão.

Recorda que na Tiendanimal tens uma ampla gama de produtos para prevenir e solucionar este tipo de infestações. Em forma de coleiras, pipetas, sprays ou champôs, em função das necessidades do teu cão ou da tua família, e das melhores marcas para garantir uma proteção eficaz. Se não sabes ainda qual escolher e precisas ajuda, dá uma olhadela neste artigo no qual falamos de qual é o melhor anti-pulgas para o teu cão.

Como podemos tirar as pulgas dos cães?

Há diferentes formas de eliminar estes desconfortáveis parasitas, irá depender do nível de infestação e das circunstâncias. Podem ser utilizados alguns remédios caseiros, sprays especiais, champôs… Os produtos veterinários são os mais eficazes, rápidos e seguros, mas se não tens um veterinário perto, ou for final de semana e já estiver fechado, ou simplesmente não podes ir no momento, os remédios caseiros podem ser uma boa opção inicial para aliviar a comichão e reduzir ao máximo o número de pulgas possíveis. Ante qualquer dúvida, a clínica veterinária será a que melhor poderá te aconselhar.

Remédios caseiros para as pulgas

Vamos explicar detalhadamente como preparar os dois remédios mais conhecidos e eficazes:

Como tirar as pulgas de um cão com vinagre?

O vinagre é um remédio caseiro bastante efetivo para eliminar pulgas em cães quando a infestação não for muito grande. O seu sabor azedo e o seu forte odor são muito desagradáveis para os parasitas, por isso, quando o detetam costumam se afastar e fugir, ou até mesmo podem morrer. Também funciona no caso de carraças e como método de prevenção, como repelente natural.

Os melhores vinagres para repelente de pulgas são os de vinho e o de maçã.

Passos a seguir para tirar as pulgas dos cães:

  • Mistura em um recipiente o vinagre com água morna. As proporções são 1 parte de vinagre por 3 de água.
  • Coloca o cão em uma banheira e aplica a mistura no corpo, como se fosses dar banho no teu cão.
  • Massageia bem todas as zonas para que o vinagre penetre entre o pelo e a pele.
  • As pulgas cairão na banheira.
  • Se perceberes que ainda tem pulgas, deita mais um pouco da mistura e repite o processo.
  • Passa um pente anti-piolhos pelo manto todo para arrastrar e retirar os parasitas que não tiverem caído.
  • Enxagua bem com água para terminar.
  • Se quiseres tirar o odor a vinagre que fica, também podes dar banho no teu cão posteriormente como de costume, com o seu champô.
  • Podes utilizar este método em cachorros, mas no lugar de dar um banho, tens de espalhar a mistura pelo corpo com um pano humedecido.

No caso de infestações mais graves, podes utilizar apenas vinagre, sem misturar com água. Recorda sempre ter cuidado com os olhos e o nariz, pois é um produto muito forte.

Como tirar as pulgas de um cão com limão?

O limão é ácido e também acaba com as pulgas. Podes utilizar de duas formas diferentes:

  1. Exprime um limão por cada meio litro de água e pulveriza a mistura sobre a pelagem do teu cão até que ficar húmido.  Depois passa um pente para pulgas para que o sumo de limão penetre bem e se distribua por todo o pelo e possas retirar as pulgas facilmente.
  2. Aquece em uma panela água e, quando estiver prestes a ferver, deita um limão cortado em rodelas e deixa ferver durante 5 minutos. Depois retira a panela do fogo e deixa repousar 8 horas para que a água absorva todas as propriedades do limão. Uma vez passado este tempo, espalha a água no pelo do teu cão com a ajuda de uma esponja. Não precisas enxaguar.

Podes usar este spray caseiro em cachorros, com cuidado para não entrar em contato com os olhos. Funciona também como repelente de insetos.

Outros remédios caseiros para tirar as pulgas de um cão

Também podes experimentar com outros métodos para tirar as pulgas de um cão menos conhecidos como:

Detergente de loiça

É isso mesmo. Mistura uma chávena de álcool com duas chávenas de água quente, adiciona umas gotas de detergente de loiça a modo de champô. Deixa agir durante alguns minutos e enxagua com água.

Depois escova o teu cão com um pente para eliminar as pulgas, que estarão mortas ou moribundas.

Água com óleo de eucalipto e lavanda

Banhar o teu cão de forma regular com estes óleos servirá para prevenir as pulgas e ajudará na eliminação das mesmas, já que têm um forte aroma com efeito repelente.

Casca de cedro

Ferver ¼ de casca em um litro de água e, uma vez frio, pulveriza na pele do cão.

Também podem ser utilizados outros remédios como o chá de camomila, a levedura de cerveja ou os óleos de tomilho e alecrim.

Como tirar as pulgas de um cão com produtos veterinários?

Frontline

Este produto está especialmente indicado para cachorros, já que é muito seguro. Trata-se de um spray de ação total que pode ser utilizado em cães e gatos com apenas dois dias de vida. Age de forma rápida e eficaz, mata todas as pulgas e os piolhos e oferece proteção durante 3 meses.


Champô anti-pulgas

Funciona igual que um champô normal. Apenas terás de aplicar e deixar agir durante 5 minutos ou o tempo que indicar o fabricante. Depois enxagua com água e escova para eliminar todas as pulgas que tiverem ficado no pelo.


Pipetas e sprays anti-pulgas

Há inúmeras marcas de pipetas que previnem e eliminam as pulgas por contato direto após 12 horas da sua aplicação, prolongando o seu efeito vários meses para evitar possíveis reinfestações.

O spray é um tratamento rápido, eficaz e muito fácil de aplicar, de efeito imediato. Apenas tens de pulverizar e massagear bem para espalhar pela pelagem toda. Esta é a melhor opção para infestações muito grandes. Recomendamos dar um banho depois, para eliminar todas as pulgas mortas, e também para eliminar as fezes e a sujidade que deixam na pele.  O ideal seria que, se o teu cão tem um grande número de pulgas, utilizar primeiro um spray para eliminar a grande maioria e, depois, uma pipeta por se tivesse ficado alguma e como forma de prevenção.


Recorda também desinfetar todas as zonas onde o teu cão tiver estado, porque poderia infectar-se novamente: o sofá, os lençóis, a sua cama, etc. Neste outro artigo poderás aprender a eliminar as pulgas da tua casa.

Na Tiendanimal poderás encontrar diferentes champôs e sprays desparasitantes, assim como inseticidas ambientais, para tirar as pulgas do teu cão e acabar de uma vez por todas com estes desconfortáveis parasitas.Se quiseres saber mais sobre pulgas aqui podes encontrar como são estes parasitas e as doenças que transmitem.

« Anterior

Cuidados de uma Chinchila

Doença de Lyme em cães

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.