Como tirar as pulgas de um cão?

A prevenção é sempre a melhor forma de evitar que o seu cão apanhe pulgas e que estas possam chegar a si ou à sua casa. Mas se já conseguiram chegar ao seu animal de estimação, vamos apresentar diferentes formar para tirar as pulgas do seu cão.

As pulgas são pequenos parasitas que podem alojar-se no pelo do seu cão e transmitir doenças, pondo a sua saúde em risco. Estes pequenos intrusos mordem a pele e alimentam-se do sangue, causando comichão e desconforto ao animal, pelo que por vezes podem ser uma grande dor de cabeça, especialmente se não soubermos como remover as pulgas de um cão. Além disso, estes parasitas não afetam apenas os cães, mas também muitas outras espécies e até a nós mesmos.

Como podemos tirar as pulgas dos cães?

Existem diferentes maneiras de eliminar estes parasitas irritantes, dependendo do nível de:

  • Infestação
  • e as circunstâncias.

Os produtos veterinários devem ser a primeira opção; são os mais eficazes, rápidos e seguros mas, se não tiver um veterinário por perto, é fim-de-semana e estão fechados ou simplesmente não pode ir, os remédios caseiros podem ser sempre uma opção provisória e inicial, para aliviar o seu cão e reduzir o maior número possível de pulgas no caso de a primeira opção não existir.

Como é que se tira as pulgas de um cão com produtos veterinários?

Prevender coleira antiparasitária

Esta coleira antiparasitária foi concebida contra as pulgas, mas também protege contra carraças. O seu efeito inseticida de organofosforado paralisa as pulgas e mata-as. A substância é libertada lentamente através da camada gorda da pele do nosso animal de estimação e dura até 200 dias. Não diminui a sua eficácia com a água ou a humidade.

Pastilhas ou comprimidos antiparasitários

As pastilhas ou comprimidos são muito eficazes na interrupção do ciclo das pulgas, uma vez que impedem novas larvas de eclodir, sendo por isso adequados para as pulgas adultas. É possível combinar com outros antiparasitários. Pergunte ao seu veterinário quando os deve usar.

Frontline antiparasitário para cachorros

Este produto é especialmente indicado para cachorros, uma vez que é muito seguro. É um spray de ação total que pode ser usado em cães e gatos tão novos como tendo apenas dois dias de vida. Funciona de forma rápida e eficaz matando todas as pulgas e piolhos e oferece proteção durante 3 meses.

Champô antiparasitário

Funciona exatamente como um champô normal. Basta aplicá-lo e deixá-lo atuar durante 5 minutos ou o tempo que o fabricante indicar. Depois lave com água e escove para remover quaisquer pulgas deixadas no pelo.

Pipetas e sprays antiparasitários

Existem muitas marcas de pipetas que previnem e eliminam as pulgas por contacto direto dentro de 12 horas após a sua aplicação, prolongando o seu efeito por vários meses para evitar possíveis reinfestações.

O spray é um tratamento rápido, eficaz e muito fácil de aplicar, com efeito imediato. Tudo o que tem de fazer é pulverizar e massajar bem para o distribuir por todo o pelo. Esta é a melhor opção para infestações muito grandes.

Recomendamos que dê banho ao seu cão depois para eliminar todas as pulgas mortas, assim como para remover as fezes e a sujidade que deixam na pele.

Idealmente, se o seu cão tiver um grande número de pulgas, deve primeiro usar um spray para eliminar o maior número possível, e depois uma pipeta para evitar que quaisquer pulgas sejam deixadas para trás e como prevenção.

Os melhores remédios caseiros para eliminar as pulgas dos cães

Como remover pulgas de um cão com vinagre?

O vinagre de vinho ou de maçã é um remédio caseiro eficaz para remover pulgas de cães quando a infestação não é muito grande. O seu sabor azedo e cheiro forte é muito desagradável para os parasitas, por isso, quando o detetam, tendem a afastar-se e a fugir, ou mesmo a morrer. Também funciona no caso de carraças e como um método de prevenção, como um repelente natural.

Passos a seguir para remover as pulgas de um cão:

  1. Misturar vinagre com água quente numa tigela. Pode fazer 1 parte de vinagre para 3 partes de água.
  2. Coloque o seu cão na banheira e aplique a mistura no seu corpo, como se lhe fosse dar um banho.
  3. Massaje bem todas as zonas para que o vinagre penetre entre o pelo e a pele.
  4. As pulgas vão começar a mover-se e a cair na banheira.
  5. Se vir que ainda há pulgas, volte a despejar a mistura e repita o processo.
  6. Passe um pente antipiolhos sobre todo o pelo para arrastar e remover quaisquer parasitas que não tenham caído.
  7. Lave bem com água para terminar.
  8. Se quiser remover o cheiro de vinagre que fica, pode também dar banho ao seu cão depois, como de costume, com o seu champô.
  9. Pode usar este método em cachorros, mas em vez de lhes dar banho, espalhe a mistura sobre os seus corpos com um pano húmido.

Para infestações mais graves, pode usar apenas vinagre, sem o misturar com água. Lembre-se de ter sempre cuidado com os olhos e com o nariz.

Como tirar as pulgas de um cão com limão?

O limão é ácido e também mata as pulgas. Pode usá-lo de duas maneiras diferentes:

  1. Esprema um limão por cada meio litro de água e pulverize a mistura sobre o pelo do seu cão até que esteja bem húmido. Depois passe um pente para pulgas para ajudar o sumo de limão a penetrar e espalhar-se por todo o pêlo para que possa remover facilmente as pulgas.
  2. Aqueça água numa caçarola e, quando estiver prestes a ferver, adicione um limão cortado em fatias e deixe ferver durante 5 minutos. Depois retire a panela do lume e deixe-a repousar durante 8 horas para que a água absorva todas as propriedades do limão. Uma vez passado este tempo, espalhe a água pelo pelo com a ajuda de uma esponja. Não precisa de enxaguar.

Pode usar este spray caseiro em cachorros, tendo o cuidado de não cair nos olhos, e também como repelente de insetos.

Lembre-se: os remédios caseiros só devem ser usados em situações de necessidade urgente, e nunca devem ser comparados com produtos veterinários que tenham sido cientificamente testados e que comprovadamente funcionem.

Outros remédios caseiros para tirar as pulgas do seu cão

Também pode tentar outros métodos menos conhecidos para remover pulgas de um cão:

Usar detergente de lavar loiça de uso doméstico

Sim, leu bem. Misture uma chávena de álcool com duas chávenas de água quente, adicione algumas gotas de detergente para a louça e use-o como champô. Deixe atuar durante alguns minutos e lave com água.

Depois escove o seu cão com um pente para remover quaisquer pulgas mortas ou moribundas.

Com água com óleo de eucalipto e lavanda

Banhar o seu cão regularmente com estes óleos irá impedi-lo de apanhar pulgas e ajuda a eliminá-las, pois têm um cheiro forte com um efeito repelente.

Casca de cedro

Ferva um litro de casca num litro de água e, uma vez arrefecido, polvilhe-o sobre o pelo do seu cão. Também pode usar outros remédios como chá de camomila, levedura de cerveja ou óleos de tomilho e alecrim.

Finalmente, lembre-se mais uma vez que deve sempre consultar o seu veterinário. E se quiser mais informações, não perca os nossos artigos sobre pulgas:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Guia informativo para desparasitar um cão adulto corretamente

Como mudar corretamente a ração dos cães?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.