Doenças transmitidas pelas pulgas

, , ,

As pulgas são difíceis de erradicar e podem causar danos importantes. Um tratamento rigoroso vai permitir-te eliminá-las, preveni-las e desfrutar do teu animal de estimação com total tranquilidade. Este post será de grande utilidade para conheceres estes parasitas e aprenderes a identificar as doenças que transmitem.

1. O comportamento das pulgas

São difíceis de ver, deslocam-se muito rápido sobre a pele do teu animal de estimação e têm uma capacidade de reprodução extraordinária. Por isso, o facto de não veres as pulgas no teu cão ou no teu gato não significa que não as tenha. Só as pulgas adultas vivem no hóspede, o resto no ambiente. Por isso, ao realizar um tratamento é importante fazê-lo tanto na casa como no animal. As pulgas têm várias fases: ovos, larvas, pupas e adultos. Cada fêmea deposita entre 15 e 20 ovos por dia, de forma que ao longo da sua vida pode pôr até 2000 ovos. As larvas nutrem-se da matéria fecal da pulga, depois as pupas transformam-se em adultos e procuram um hóspede onde viverão alimentando-se com o seu sangue.

2. Quais doenças transmitem as pulgas?

Podem transmitir um parasita chamado Dipilydium caninun. Se o teu animal de estimação ingerir alguma pulga quando está a coçar-se com a boca a causa da comichão e se infectar, este parasita pode liberar-se e desenvolver-se no intestino. Entre outros sintomas, o Dipilydium caninun pode causar-lhe perda de peso, diarreia, mal-estar geral, emagrecimento e, em casos graves, anemia.

As pulgas podem também produzir no teu animal de estimação uma dermatite alérgica pela picada de pulga (DAPP). Normalmente a picada da pulga provoca irritação, incómodo e comichão. Além disso, se o teu animal de estimação é alérgico aos componentes da saliva da pulga, é produzida esta DAPP. Os sintomas habituais são: comichão generalizada, perda do pelo na parte posterior como consequência da comichão, escurecimento da pele nessa zona com espessamento e perda de elasticidade com mal-estar geral. Os gatos podem ferir-se a si mesmos com as unhas pela comichão, provocando-se feridas consideráveis.

Com o uso adequado de produtos específicos para a prevenção e a eliminação destes parasitas, conseguirás que as pulgas não se instalem na tua casa. Para conhecer os melhores tratamentos e as últimas novidades do mercado, consulta sempre ao teu veterinário de confiança. Na TiendAnimal dispomos de todo o necessário para ajudar-te a prevenir e erradicar as pulgas, desde os produtos desparasitantes mais eficazes até os melhores acessórios antipulgas.

« Anterior

É preocupante que os meus peixes estejam sempre na superfície?

Gravidez psicológica ou Pseudociese

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.