Doenças transmitidas pelas pulgas

, , ,

Este post vai-lhe ser muito útil para conhecer estes parasitas e aprender a identificar as doenças que eles transmitem.

1. O comportamento das pulgas

São difíceis de ver, movimentam-se muito rápido na pele do seu animal de estimação e têm uma capacidade de reprodução extraordinária. Por isso, o facto de não as ver no seu cão ou gato, não quer dizer que não as tenha. Só as pulgas adultas vivem no hospedeiro, as restantes vivem no meio ambiente. Por isso, quando se faz um tratamento é importante que o faça tanto em toda a casa como no animal. As pulgas têm várias fases: ovos, larvas, pupas e adultos. Cada fêmea deposita entre 15 a 20 ovos por dia, o que, ao longo da sua vida podem por cerca de 2000 ovos. As larvas alimentam-se das fezes da pulga, depois as pupas transformam-se em adultas e procuram um hospedeiro onde possam viver, alimentando-se do seu sangue.

2. Quais são as doenças transmitidas pelas pulgas?

Podem transmitir um parasita plano chamado Dipilydium caninun. Se o seu animal de estimação come alguma pulga ao coçar-se com a boca, devido à comichão e se infeta, este parasita pode alojar-se e desenvolver-se no seu intestino. Entre outros sintomas, o Dipilydium Caninum pode causar ao seu cão perda de peso, diarreia, mal-estar geral, emagrecimento e, em casos mais graves, anemia.

As pulgas também podem provocar uma dermatite alérgica por picada de pulga (DAPP) ao seu animal de estimação. Normalmente a picada de pulga provoca irritação, má disposição e comichão. Mas caso o seu animal de estimação seja alérgico aos componentes da saliva da pulga, esta também provoca DAPP. Os sintomas habituais são: comichão generalizada, perda de pelo nas coxas traseiras como consequência do coçar, escurecimento da pele nessa zona, com inchaço e perda de elasticidade, juntamente com um mal-estar geral. Os gatos podem autoinfligir-se com as unhas por causa da comichão, provocando grandes feridas a si próprios.

Com o uso adequado de produtos específicos para a prevenção e eliminação, irá fazer com que as pulgas não se instalem em sua casa. Para conhecer os melhores tratamentos e as últimas novidades do mercado, consulte sempre o seu veterinário de confiança. Em TiendAnimal temos à sua disposição tudo o que precisa para o ajudar a prevenir e a erradicar as pulgas, desde os produtos antiparasitários mais eficazes até aos melhores acessórios para tirar pulgas.

« Anterior

Cuidados básicos a ter com um gato

Parvovírus

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.