Como são as pulgas?

, , ,

Alguma vez te perguntaste como são as pulgas que atacam os nossos cães e gatos? São insetos tão diminuto que quase não podemos vê-los, por mais de que nos aproximemos muito. Neste artigo vamos falar destes parasitas tão comuns, das suas caraterísticas e do seu ciclo de vida.

Além do mais, aqui poderás saber qual é o melhor desparasitante para cães e gatos e proteger o teu animal de companhia de infestações.

Como são as pulgas dos cães e gatos?

As pulgas são pequenos insetos que parasitam inúmeros animais e a nós mesmos. Medem apenas 1,5-3,3 mm de comprimento e são de cor escura, que pode variar segundo a espécie entre vermelho, castanho ou preto. O seu corpo é duro e achatado nas laterais, coberto de pequenos pelos e espinhos. Têm umas patas alongadas para movimentar-se facilmente entre o pelo, com uma capacidade para saltar que lhes permite atingir uma altura de 200 vezes o seu tamanho.

Os grandes saltos das pulgas são possíveis graças à resilina, um tipo de proteína muito elástica que possuem nas articulações insetos como os gafanhotos e as lagostas, assim como as moscas e as cigarras. Esta proteína é capaz de armazenar uma quantidade de energia muito maior que a de qualquer tecido muscular e é a responsável dos saltos e do bater das asas.

Esta é uma descrição geral de como são as pulgas já que há aproximadamente 1900 espécies com pequenas diferenças entre umas e outras. Contudo, quase todas têm as mesmas caraterísticas.

Ciclo de vida das pulgas

Para saber como são as pulgas e como parasitam em nossos animais, devemos conhecer o seu ciclo vital.

As pulgas têm uma metamorfose completa que se divide em 4 fases: ovo, larva, pupa e adulto. Estas fases podem durar mais ou menos tempo dependendo da espécie e do fator ambiental, que pode ser desde duas semanas até oito meses.

A fêmea põe entre 15 e 20 ovos por dia, normalmente no hospedeiro, mas muitos caem e ficam espalhados pelas áreas onde transita o animal, especialmente em camas, estofos, tapetes…

Os ovos eclodem entre 2 e 14 dias depois e dão lugar às larvas. Estas podem demorar semanas ou meses em desenvolver-se. As larvas não sugam o sangue, se alimentam da descamação da pele, do pelo e do sangue digerido presente nas fezes das pulgas adultas.

As larvas tecem um casulo de seda que pode ficar aderido no pelo do animal ou nos tapetes, relva ou em outras superfícies, inclusive no pó.  Dentro deste casulo as pupas amadurecem e tornam-se adultas, demorando entre 5 e 15 dias para sair. Contudo, têm a capacidade de permanecer em estado latente até 8 meses se não houverem as condições adequadas para a sua sobrevivência. Por exemplo, costumam manter-se em estado de larva ou pupa no inverno para terminar o seu ciclo em primavera ou verão.

Como afetam as pulgas o nosso animal de estimação?

Normalmente, uma infestação por pulgas não costuma desencadear em um problema grave se for tratada a tempo. São muito desconfortáveis para o animal já que produzem muita comichão, inflamação e inclusive irritação na pele. Além do mais, devido ao constante arranhado pela comichão podem ocasionar feridas. Em alguns casos, a picada pode provocar também uma reação alérgica.

No entanto, as pulgas alimentam-se do sangue do animal, e podem transmitir diferentes doenças como as tênias, a peste ou o tifo.

Agora que já sabes como são as pulgas e qual é o seu ciclo de vida, utiliza os produtos preventivos para evitar infestações deste desconfortável parasita e cuidar da saúde de toda a tua família.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Como manter a pelagem do Golden Retriever

Doenças da pele em gatos

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.