Melhores antiparasitários contra as pulgas

Hoje mostramos-lhe quais são os melhores produtos antiparasitários para cães e porque é tão importante proteger o nosso melhor amigo contra estes parasitas. E dar-lhe mais informações para que possa escolher o melhor produto entre os nossos produtos antiparasitários, mas como sempre recomendamos, deixe que o seu veterinário o aconselhe.

Todos os donos de cães sofreram deste mal em algum momento, em maior ou menor grau. Pequenas, rápidas, quase imperceptíveis (especialmente em animais de pelo escuro), e extremamente irritantes, as pulgas são o parasita externo mais comum nos nossos animais de estimação. 

Como é que são as pulgas?

A pulga é um inseto de 1,5 a 3,3 mm de comprimento, de cor escura, que se alimenta do sangue do seu hospedeiro. Não têm asas mas as suas patas são adaptadas para saltar, e podem saltar uma distância até 200 vezes o comprimento do seu corpo (cerca de 33 cm), o que os torna os melhores saltadores entre os animais em relação ao seu tamanho.

Os seus corpos são quase planos lateralmente, o que lhes facilita o movimento entre os pelos ou penas dos animais que parasitam.

O ciclo de vida da pulga

É importante conhecer o ciclo biológico das pulgas a fim de as combater eficazmente, pois nem todos os produtos são capazes de eliminar as pulgas em cada uma das quatro fases do seu desenvolvimento:

  1. Ovo
  2. Larva
  3. Pupa
  4. Adulto

A pulga adapta-se completamente ao ambiente, ajustando o seu ciclo de vida de acordo com as circunstâncias à sua volta. Por conseguinte, pode levar de 2 semanas a 6 meses, ou mesmo mais, desde a fase de ovo até à fase adulta; isto torna a sua eliminação consideravelmente mais complicada. Em ambientes domésticos onde as temperaturas não são muito variáveis, demora entre 3 a 6 semanas a completar o ciclo.

As fêmeas adultas põem entre 15 e 20 ovos por dia no corpo do animal, neste caso, o nosso cão. Estes ovos não aderem ao pelo mas caem e espalham-se pelo ambiente, especialmente onde o cão está a descansar (cama, sofá, tapete…).

Os ovos demoram 2-20 dias a eclodir, dando origem à fase de larva. As larvas são minúsculos vermes que se alimentam de fezes de pulga adultas (sangue digerido) e outros detritos orgânicos, e permanecem debaixo de tapetes ou móveis, em fendas ou, se no exterior, escondem-se geralmente em areia ou cascalho; esta fase pode durar aproximadamente 1-3 semanas.

A larva então passa à fase de pupa enrolando-se num casulo feito de saliva e resíduos do ambiente (pelos, pó, pequenas fibras, etc.), e desenvolve-se para uma pulga adulta. A pulga pode permanecer dentro do casulo durante cerca de 5 dias, ou até vários meses se não detetar condições propícias para sair para o exterior (baixas temperaturas, sem animais nas proximidades).

Os antiparasitários mais eficazes contra as pulgas

Quando se trata de prevenir e combater a infestação por pulgas, devemos escolher os produtos certos para utilizar de acordo com as circunstâncias de cada caso específico. Devem ser sempre produtos de qualidade que sejam seguros para os nossos animais de estimação e para o ambiente; não devemos esquecer que os antiparasitários são produtos químicos poderosos, e antes de utilizar qualquer produto devemos consultar o nosso veterinário para aprovação.

Aqui damos uma vista de olhos a alguns dos antiparasitários mais recomendados para se verem livres destes parasitas irritantes:

Comprimidos ou pílulas antiparasitários

Trata-se de um antiparasitário em forma de comprimido que impede a reprodução das pulgas. Deve ser administrado uma vez por mês (a dose depende do peso do animal), juntamente com o alimento, para que seja melhor assimilado pelo organismo do cão.

É feito com lufenuron, um componente que impede a formação de quitina no exoesqueleto das pulgas. Assim, quando as pulgas mordem o nosso cão, ingerem este elemento, que depois transmitem aos seus ovos, impedindo as larvas de chocar e interrompendo o seu ciclo biológico.

É eficaz durante um mês, e pode ser dado a qualquer cão, incluindo cadelas grávidas e cachorros que já ingiram comida sólida.

Este produto é altamente eficaz mas não elimina as pulgas adultas, pelo que pode necessitar de ser complementado com outros antiparasitários com ação adulticida para uma erradicação completa.

Coleira antiparasitário Prevender

Esta coleira tem uma ação específica contra as pulgas, mas também protege contra carraças. Graças ao seu inseticida organofosforado, os parasitas ficam paralisados e morrem subsequentemente. A substância é lentamente libertada através da camada gorda da pele do nosso animal de estimação e dura até 200 dias. Não diminui em água ou humidade. O cão deve usá-la a todo o momento.

Advantage pipetas antiparasitários

Estas pipetas spot-on eliminam as pulgas e larvas adultas presentes no ambiente em apenas 12 horas, e previnem possíveis reinfestações. A sua aplicação é muito simples e conveniente, a solução é distribuída através da pele do nosso cão e mata as pulgas por contacto direto, impedindo-as de morder.  São resistentes à água e eficazes durante um mês.

Antiparasitários de ação combinada

Podemos também adquirir produtos antiparasitários de ação combinada que, para além de pulgas, combatem também carraças e piolhos, como no caso destes produtos:

  • Coleira Medicalpet
  • Coleira Seresto,
  • Pipetas Frontline,
  • Frontline Combo,
  • e Flevox Fipronil, entre outros.

Coleiras Medicalpet

Coleiras Seresto

Pipetas Frontline

Frontline Combo

Flevox Fipronil

Há também produtos que têm um efeito repelente de mosquitos, por exemplo:

Coleiras Scalibor e pipetas Advantix

Em casos de infestações graves de parasitas externos, pode ser aconselhável dar banho ao seu cão com um champô antiparasitário. Outro produto altamente recomendado nestes casos é o spray Frontline, que tem ação imediata após a aplicação, é resistente à água e o seu efeito dura até 3 meses contra pulgas e 1 mês contra carraças.

Finalmente, lembre-se mais uma vez que deve sempre consultar o seu veterinário. E se quiser mais informações, não perca os nossos artigos sobre pulgas:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Maltes: tipos e benefícios deste snack para o seu gato

Perguntas e respostas sobre crianças, parasitas e animais de estimação

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.