Guia informativo para desparasitar um cão adulto corretamente

,

A desparasitação é uma medida de prevenção muito importante para cuidar da saúde do nosso cão. Com ela evitaremos as infestações de pulgas e carraças, assim como por parasitas internos. 

Qualquer tipo de infestação por parasitas não só provoca um mal-estar no animal como também pode chegar a ser muito perigosa para a sua saúde. Podem desencadear vómitos, diarreias, doenças e chegar a afetar negativamente os órgãos vitais. 

Além disso, alguns parasitas dos cães são zoonóticos, o que significa que podem transmitir-se aos humanos. Portanto, se tiver um cão, é essencial que saiba como a desparasitação deve ser feita – continue a ler!

Porque devemos desparasitar o nosso cão?

O que acontece se eu não desparasitar o meu cão? Ao desparasitar um cão, tanto interna como externamente, assegurará que o seu animal está livre de qualquer doença que possa ser causada por parasitas. Desta forma, ele irá exibir um pêlo de primeira e evitará o aparecimento de lombrigas nas suas fezes. Eles não sofrerão de diarreia ou outras doenças associadas à infestação por parasitas. 

Por último, pode estar interessado na nossa comparação sobre os melhores antiparasitários. Descubra a duração e eficácia das diferentes marcas de coleiras e pipetas para desparasitar os cães e escolha a mais apropriada para o seu animal de estimação.

De quanto em quanto tempo temos de desparasitar o nosso cão adulto?

Recomenda-se a desparasitação interna dos cães a cada 3 meses, uma por cada estação do ano.

No caso da desparasitação externa dos cães, dependerá da duração do produto e da marca que escolha. Pode ser todos os meses ou a cada quatro meses, inclusive a cada oito!

Por vezes é complexo especificar de quanto em quanto tempo é necessário desparasitar os cães, porque a desparasitação dos cães adultos depende muito do estilo de vida que levem e do ambiente em que vivem; um cão que vive em casa e sai pouco à rua, não necessita da mesma proteção que um cão que vive no exterior ou que vai para o campo diariamente. Em ambientes naturais existe uma maior quantidade de parasitas e, consequentemente, é maior a probabilidade de contágio. Nestes casos de risco, pode ser aconselhável uma desparasitação mensal, dependendo do produto. Consulte sempre o seu veterinário para ver qual a melhor opção para o seu animal de estimação.

Como desparasitar um cão adulto?

Existem duas maneiras de desparasitar um cão. Por um lado, há a desparasitação interna e, por outro lado, a desparasitação externa do seu animal de estimação.

Desparasitação interna para cães adultos

Os parasitas internos podem chegar ao nosso cão de diferentes vias de contágio. Além de contágio direto através do leite materno, como vimos no artigo Os melhores antiparasitários para cachorros, pode acontecer por cheirar o chão ou por comer algum alimento infetado.

Ainda que os mais comuns sejam os vermes intestinais, também podem ser pulmonares ou do coração. O contágio mais comum é pelo contacto com as fezes dos cães já infetados. Os ovos que expulsam das fezes podem permanecer até 5 anos vivos e contagiam facilmente um cão saudável.

Poderá utilizar xaropes, pastilhas ou comprimidos palatáveis, com diferentes períodos de duração segundo a marca. Normalmente, é necessário desparasitar cães internamente a cada 3 meses.

Quando faz efeito a pastilha antiparasitária?

A pastilha antiparasitária faz efeito poucas horas após a sua administração, o que significa que, caso tenha parasitas, os começará a expulsar no mesmo dia em que a toma.

Desparasitação externa para cães adultos

A desparasitação externa de cães adultos oferece uma proteção eficaz contra pulgas e carraças. Alguns produtos mais avançados também estão preparados para o mosquito da leishmaniose.

Existem diferentes métodos para desparasitar cães para que escolha o mais cómodo para si ou o que melhor se adapte às necessidades do seu peludo:

Pipetas
É um produto muito eficiente porque a substância aplicada no pelo do cão é personalizada de acordo com o seu tamanho e peso. Portanto, as pipetas antiparasitárias para cães têm a capacidade de lidar com a desparasitação de uma forma totalmente adequada. São normalmente aplicadas ao longo da coluna do cão, pois o produto deve ser aplicado em áreas que o cão não pode lamber para que não perca a sua eficácia. Normalmente duram cerca de um mês, algumas até dois, mas isto deve ser sempre verificado com a sua clínica veterinária.
Marcas conhecidas: Yes!pHFrontline, Advantix, Effitix, Flevox, Effipro.

Coleiras
Sem dúvida, um dos itens mais convenientes para desparasitar um cão são as coleiras antiparasitárias. A razão é que, uma vez que o ingrediente ativo que mantém o cão protegido é libertado pouco a pouco, estes elementos têm uma duração aproximada entre quatro e oito meses, dependendo da marca. Por exemplo, Seresto é a marca que apresenta a maior duração de conservação. Por outro lado, este tipo de antiparasitário é muito seguro porque podem ser tocados sem serem tóxicos e não emitem odores. 
Marcas conhecidas: Medicalpet, Yes!pHScalibor, Seresto, Taber, Prevendog, Prevende.

Champôs
Os champôs antiparasitários têm propriedades repelentes e alguns inseticidas para prevenir ou eliminar os parasitas, dependendo das suas necessidades. Dá ao pelo do seu animal um cheiro fresco e agradável que permitirá ao seu animal mostrar um excelente grau de higiene. Para serem tão eficazes quanto você deseja, devem ser usados de duas em dua. 
Marcas conhecidas: Yes!pH, Taberdog, Menforsan, Proteco.
Sprays


Tal como os champôs, os sprays antiparasitários externos para cães podem ser repelentes ou podem combater as infestações. Existem também sprays para uso ambiental, tais como inseticidas, para eliminar pulgas, carraças, mosquitos e ácaros que podem estar presentes na área onde o cão vive. São muito fáceis de aplicar. Basta pulverizá-los no corpo do animal contra o pelo para que a pele absorva o produto adequadamente e tenha uma grande eficácia.
Marcas conhecidas: Frontline, Menforsan, Effipro, Proteco, TK-Pet Home.
« Anterior

Os gatos de interior também precisam de desparasitação

Como tirar as pulgas de um cão?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.