Desparasitar cães adultos. De quanto em quanto tempo?

A desparasitação é uma medida de prevenção muito importante para cuidar da saúde do nosso cão. Com ela evitaremos as infestações de pulgas e carraças, assim como por parasitas internos. Qualquer tipo de infestação por parasitas não só provoca um mal-estar no animal como também, pode chegar a ser muito perigosa para a sua saúde. Podem desencadear vómitos, diarreias, doenças e chegar negativamente aos órgão vitais. Além disso, alguns parasitas dos cães são zoonoses, o que significa que podem transmitir-se aos humanos.

A cada quanto temos de desparasitar os cães?

Recomenda-se a desparasitação interna dos cães a cada 3 meses, uma por cada estação do ano.

No caso da desparasitação externa, dependerá da duração do produto e da marca que escolhas. Pode ser cada mês ou cada quatro meses, inclusive a cada oito!

Em qualquer caso, a desparasitação dos cães adultos depende muito do estilo de vida que levem e do entorno onde vivam; um cão que vive em casa e sai pouco à rua, não necessita a mesma proteção que um cão que vive no exterior ou que vai para o campo diariamente. Em ambientes naturais existe uma maior quantidade de parasitas, assim que, é maior a probabilidade de contágio. Nesses casos de risco, pode ser aconselhável uma desparasitação mensal. Consulta sempre com o teu veterinário a melhor opção para o teu animal de estimação.

Como desparasitar cães adultos?

Desparasitação interna para cães

Os parasitas internos podem chegar ao nosso cão de diferentes vias de contágio. Além de contágio direto através do leite materno, como vimos no artigo de desparasitar cães e cachorros, pode acontecer por cheirar o chão ou por comer algum alimento infetado.

Ainda que os mais comuns são os vermes intestinais, também podem ser pulmonares ou no coração. O contágio mais comum é pelo contato com as fezes dos cães já infetados. Os ovos que expulsam das fezes podem permanecer até 5 anos vivos e contagiar facilmente um cão saudável.

Poderás utilizar xaropes, pastilhas ou comprimidos palatáveis, com diferentes períodos de duração segundo a marca. Normalmente, é necessário desparasitar cães internamente a cada 3 meses.

Quando faz efeito a pastilha de desparasitar?

A pastilha de desparasitação faz efeito poucas horas após dá-la o que significa que, caso tenha parasitas, os começará a expulsar no mesmo dia que a toma.

Desparasitação externa para cães

A desparasitação externa oferece uma proteção eficaz frente a pulgas e carraças. Alguns produtos mais avançados também estão preparados para o mosquito da leishmaniose.

Existem diferentes métodos para desparasitar cães para que escolhas o mais cómodo para ti ou o que melhor se adapte às necessidades do teu pequenote:

Pipetas

  • Colocam-se na coluna do cão e duram em média de um mês, algumas duram até dois meses.
  • Frontline, Advantix, Effitix, Flevox, Effipro

Coleiras

  • Têm uma duração de aproximadamente quatro e oito meses, dependendo da marca. 
  • Scalibor, Seresto, Taber, Prevendog, Prevender

Champôs

  • Têm propriedades repelentes e alguns insecticidas, para prevenir ou para eliminar os parasitas, segundo o que necessites.
  • Yes!pH, Taberdog, Menforsan, Proteco

Spray

  • Igual que os champôs, podem ser repelentes ou combater uma infestação. Além disso, existem alguns de uso ambiental tipo inseticida, para eliminar pulgas, carraças, mosquitos e ácaros que possam existir na zona onde viva o cão.
  • Frontline, Menforsan, Effipro, Proteco, TK-Pet Home

Podes encontrar uma comparativa dos melhores desparasitantes para cães aqui. Descobre a duração e efetividade das diferentes marcas de pipetas para desparasitar cães, assim como spray ou coleiras e escolhe a mais apropriada para o teu animal de estimação aqui. Recorda que na nossa loja online poderás encontrar todas as marcas.


Porque devemos desparasitar o nosso cão?

A desparasitação interna dos cães evitará sintomas como a diarreia, os vómitos, a dor de estômago e a inflamação, apatia, falta de apetite e a perdida de peso. Além disso, não nos esqueçamos que os parasitas podem chegar a provocar problemas de saúde e muito sérios que afetam o coração e sistema respiratório.

Por outro lado, os parasitas externos não só provocam irritação, picadas e feridas como também, são portadores de doenças graves como a Leishmânia a Ehrlicia ou a doença de Lyme.

E tu? Que desparasitante utilizas para proteger o teu melhor amigo? Partilha connosco!

« Anterior

LaPerm

O coelho como animal de estimação para crianças

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.