Guia completo para a desparasitação de cachorros

,

As desparasitações, tanto internas como externas, são muito importantes para a saúde dos cães. Mas são também essenciais para os cachorros, pois ainda não têm um sistema imunitário forte e uma infeção por parasitas pode tornar-se mais complicada. Os cães jovens são muito mais vulneráveis do que os cães adultos, pelo que é essencial saber como e quando desparasitar os cachorros.

Por este motivo, preparámos este guia completo sobre desparatização de cachorros. Tome nota!

Qual é o perigo dos parasitas nos cachorros?

Os parasitas internos (vermes) podem causar diarreia e vómitos no seu cachorro. Isto pode levar a uma desidratação perigosa em tenra idade. Os parasitas externos (pulgas e carraças) não só causam comichão, como causam irritação e aborrecimento, e em alguns casos também se alimentam do sangue do seu cachorro podendo transmitir doenças mortais. Ambas as infestações podem causar anemia grave para o animal e até mesmo a sua morte.

Quando desparasitar os cachorros?

A primeira desparasitação dos cachorros é interna e deve ser feita aos 15 dias de vida. No entanto, se a mãe for saudável e desparasitada, e se estiverem num ambiente higiénico e controlado, pode ser feito aos 21-30 dias. A desparasitação externa deve esperar até aos 2 meses mas, se tiver pulgas ou carraças antes deste tempo passar, pode levá-lo ao veterinário para tratamento.

A primeira desparasitação é de várias doses; após a primeira dose, deve ser repetida de 15 em 15 dias até duas semanas após o desmame (por volta dos 3 meses).

É importante que a mãe seja desparasitada, uma vez que os parasitas internos podem ser transmitidos aos cachorros mesmo antes do nascimento, dentro do próprio ventre.

Como desparasitar os cachorros?

Hoje em dia é muito fácil desparasitar o seu cachorro, mas deve ser sempre sob a recomendação de um veterinário. Há uma multiplicidade de produtos antiparasitários adequados às diferentes necessidades e é importante escolher o melhor para o seu pequeno. A escolha de um ou outro formato também vai depender do tamanho do cão, pois por vezes será mais conveniente dar, por exemplo, um comprimido do que um xarope, ou o contrário.

Desparasitação interna nos cachorros. Como se faz?

Tão simples como segurar o seu cachorro com uma mão e, com a outra, dar-lhe a dose apropriada com uma seringa, colocá-la no lado da boca e certificar-se de que ele engole tudo. A quantidade de medicamento dependerá sempre do peso do cachorro, por isso é importante seguir as instruções do seu veterinário.

Antiparasitários para cães cachorros

Comprimidos para desparasitar cachorros

Os comprimidos podem ser dados de duas maneiras diferentes: diretamente na boca ou misturados com comida. Para o dar diretamente, terá de abrir a boca do cachorro e inserir o comprimido na extremidade da língua; para evitar ele o cuspa, é importante fechar a boca logo após a inserção do comprimido e massajar a garganta para facilitar a deglutição. Se isto for demasiado trabalhoso, pode colocar a pastilha em comida húmida, paté, queijo ou um pedaço de salsicha.

Há também comprimidos palatáveis que são como guloseimas, para que os cachorros os comam com prazer e não tenham de encontrar formas de os dar.

Desparasitação externa em cachorros. Quais são as opções?

Spray antiparasitário para cachorros

Com os sprays antiparasitários para cães, basta pulverizá-lo no corpo e esfregá-lo contra o pelo para que chegue à pele. Tenha cuidado para não o pulverizar nos olhos ou na boca; para o aplicar na zona da cara, pode usar a mão para o espalhar, para que não haja riscos. É um método seguro e eficaz para os cachorros que pode ser utilizado desde a mais tenra idade.

Se for para ser aplicado à mão, o ideal é usar luvas, e de preferência numa área bem ventilada.

Pipetas antiparasitárias para cachorros

A aplicação de pipetas para cachorros é o método de desparasitação externa mais conhecido e utilizado. É tão fácil como distribuir o líquido da pipeta ao longo da coluna, movendo o pelo para o lado para que o medicamento penetre bem na pele.

Quando o cachorro tiver menos de 2 meses, deve consultar o seu veterinário sobre desparasitação externa, uma vez que a maioria dos antiparasitários são utilizados a partir desta idade e podem ser prejudiciais para a saúde do cachorro se utilizados mais cedo.

Agora que sabe como e quando desparasitar os cachorros, convidamo-lo a ler o nosso artigo Os melhores desparasitantes para cachorros

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Guia completo para desparasitação de gatinhos bebés

Os gatos de interior também precisam de desparasitação

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.