Quando desparasitar os cachorros?

A desparasitação, tanto interna quando externas, é muito importante para a saúde dos cães. Mas também é imprescindível nos cachorros já que ainda não têm um sistema imunológico forte e uma infeção por parasitas poderia complicar-se. Os cães jovens são muito mais vulneráveis que os cães adultos, por isso é fundamental saber como desparasitar cachorros e quando fazê-lo.

Os parasitas internos (vermes) podem provocar diarreias e vómitos no teu cachorro. Isto pode desencadear em uma desidratação perigosa para a sua curta idade. Os parasitas externos (pulgas e carraças) não só picam, causam irritação e são desconfortáveis, mas também, alguns deles, alimentam-se do seu sangue e podem transmitir doenças mortais. Ambas infestações podem causar uma anemia grave para o animal.

Quando desparasitar cachorros?

A primeira desparasitação dos cachorros é a interna e deve ser realizada aos 15 dias de vida. Contudo, se a mãe está saudável e desparasitada, e se encontram em um entorno higiénico e controlado, poderia ser feita aos 21-30 dias. A desparasitação externa deveria esperar aos 2 meses de vida, mas se antes desse tempo há presença de pulgas ou carraças, podes levar o teu cachorro ao veterinário para que indique o tratamento a seguir.

A primeira desparasitação tem várias doses; após a primeira deve repetir-se a cada 15 dias, até duas semanas depois do destete (ao redor dos 3 meses).

É importante que a mãe se encontre desparasitada, já que os parasitas internos podem ser transmitidos aos cachorros até mesmo antes de nascer, dentro do próprio ventre.

Como desparasitar cachorros?

Hoje em dia é muito simples desparasitar, tu mesmo, ao teu cachorro, mas sempre deve ser sob a supervisão e a recomendação do veterinário. Há inúmeros produtos desparasitantes adequados às diferentes necessidades e é importante escolher o melhor para o teu pequenote. Escolher um formato ou outro também dependerá do tamanho do cão, pois às vezes resultará mais confortável dar, por exemplo, um comprimido que um xarope, ou ao contrário.

Desparasitação interna

Pasta o jarabe para desparasitar cachorros

Apenas tens de segurar o teu cachorro com a mão e, com a outra, dar a dose adequada com uma seringa, colocando na lateral da boca e garantindo que engula tudo. A quantidade de medicamento dependerá sempre do peso do cachorro, por tanto é importante seguir as indicações do veterinário.

Pastilhas para desparasitar cachorros

Os comprimidos ou pastilhas podem ser oferecidos de diferentes formas: diretamente na boca ou misturados com a comida. Temos de abrir a boca do cachorro e introduzir a pastilha no final de língua; para evitar que a deite fora, é importante fechar a boca logo após de introduzir a pastilhas e dar uma massagem na garganta para facilitar que a engula. Se isto resulta muito complicado podes colocar a pastilha na comida húmida, patê, queijinho ou um pedaço de salsicha.

Também há comprimidos palatáveis que são tipo guloseimas, para que os cachorros os comam à vontade.

Desparasitação externa

Spray

Apenas terás de pulverizar sobre o corpo e esfregar a contrapelo para que chegue à pele. Deves ter cuidado de não o fazer na região dos olhos ou da boca; para aplicar na área da cara podes ajudar-te da tua mão para espalhar bem, assim não haverá riscos. É um método seguro e eficaz para os cachorros que pode ser utilizado desde cedo.

Se vamos aplicar com a mão, o ideal é utilizar luvas, e fazê-lo preferivelmente em um lugar com boa ventilação.

Pipeta

É o método de desparasitação externa mais conhecido e aplicado. Tão fácil como distribuir o líquido da pipeta ao longo da coluna, separando o pelo para que o medicamento penetre bem na pele.

Quando o cachorro tem menos de 2 meses deves consultar com o seu veterinário como desparasitá-lo externamente já que, a maioria dos desparasitantes, são a partir desta idade e poderiam ser prejudiciais para a sua saúde se forem utilizados antes.


Agora que já sabes como e quando desparasitar os cachorros, podes ler neste artigo os melhores desparasitantes para cachorros. Poderá encontrar todas as melhores marcas na nossa loja online.

Para saber como desparasitar o teu cão quando já é adulto, visita o nosso outro artigo.

« Anterior

Brinquedos para hamster

Espuma no aquário, porque aparece?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.