Os melhores desparasitantes para cachorros

Acabas de adotar um cãozinho e queres saber quais são os melhores desparasitantes para cachorros? Neste artigo aprenderás porque são tão importantes os desparasitantes para cachorros, que tipo de parasitas existem e que produtos são os que melhor podem prevenir a aparição de parasitas no teu cachorro. Não o deixes de lado! A saúde do teu cão depende de bons desparasitantes, porque é melhor prevenir do que remediar. 

 A importância dos desparasitantes para cães

Os cachorros são especialmente vulneráveis frente aos parasitas, sendo este o problema com o qual nos encontramos com mais frequência quando um cãozinho chega em casa. Para um cão de poucas semanas, uma infestação de parasitas pode chegar a ser mortal em questão de horas, pois debilita o animal muito rápido; de fato, esta é uma das principais causas de falecimento de cachorros. O seu sistema imunológico ainda não está desenvolvido e por isso eles são afetados de forma mais agressiva do que um cão adulto. Um dos sintomas mais frequentes da parasitose interna é a diarreia aguda, que causa desidratação por causa da perda de fluidos. É crucial manter nosso pequeno protegido contra os parasitas externos e internos desde o primeiro momento e durante toda a sua vida, seguindo um correto plano de desparasitação assessorado por nosso veterinário. 

É muito frequente que os cães ao nascer já tenham parasitas internos, já que se a mãe os tem e não foi corretamente desparasitada, ela os transmite durante a gestação ou posteriormente devido ao contato com materiais fecais contaminados. Por isso, a primeira desparasitação do cachorro deve ser realizada a uma idade muito precoce, a partir dos 15 dias de vida e antes da primeira vacina. Isso é extremamente importante, já que um animal parasitado encontra-se fraco e, se nesse momento recebe uma vacina, o seu organismo pode não responder de forma correta, reduzindo o seu efeito e colocando-o em perigo. Devemos certificar-nos de que o cãozinho esteja saudável e livre de parasitas antes de vaciná-los, já que assim o efeito é reforçado e garantimos uma total eficácia da vacina. 

Os sintomas mais frequentes de que um cão está infestado por parasitas internos são diarreia, perda de apetite, ventre inchado, emagrecimento, gengivas pálidas e desânimo. Quando estão infestados por parasitas externos como pulgas ou carraças, além de ver o parasita ou as suas fezes no nosso cachorro, podemos observar que ele está mais irritado ou inquieto e coça-se com frequência. Diante de qualquer sintoma devemos procurar rapidamente o veterinário, já que os parasitas se reproduzem numa velocidade tremenda e uma rápida ação pode ser crucial para salvar a vida do nosso cãozinho. Com o tratamento adequado e administrando-o a tempo, a parasitose não é difícil de combater e eliminar. 

Quais são os desparasitantes específicos para cachorros?

Por causa da sua curta idade, não podemos administrar-lhes o mesmo desparasitante que utilizamos para os cães adultos. No mercado podemos encontrar uma variedade de produtos destinados a cãezinhos de pouca idade, e o veterinário poderá nos indicar os mais adequados para o nosso peludinho. 

  • Para a desparasitação interna costumam-se usar xaropes ou pastas comestíveis, já que o seu jovem organismo o assimila melhor assim do que em comprimidos. É recomendável realizar antes uma análise de fezes para comprovar se o cachorro está com parasitas ou não, e em caso afirmativo, determinar que parasitas ele tem. A frequência de administração do desparasitante variará dependendo se for uma desparasitação preventiva ou se o cachorro já estiver infestado. O veterinário poderá nos aconselhar o produto e dose adequados para o nosso pequeno e quando devemos voltar a administrá-lo. 
  • Para a desparasitação externa devemos ter especial cuidado e comprovar que os produtos administrados não são tóxicos para cachorros, certificando-nos de que são específicos para eles e que indicam claramente a partir de que idade podem ser aplicados. 
  • Se vivemos num entorno onde o risco de parasitose é baixo e/ou durante os meses frios, que são menos favoráveis para a aparição de parasitas, podem ser utilizados como prevenção produtos repelentes naturais que são menos agressivos para o cão. Podemos encontrar sprays, champôs e colares repelentes, com extratos naturais, que manterão os parasitas longe do nosso cachorro. Esses produtos não matam os parasitas, apenas os repelem, mas são totalmente inócuos para o cão ao não levar produtos químicos, o que também os torna adequados para animais que sofrem reações alérgicas aos desparasitantes mais potentes. 
  • Em zonas rurais, se fazemos frequentes excursões ao campo, e durante a época mais quente quando os parasitas são mais abundantes, devemos tomar mais precauções e podemos recorrer a produtos desparasitantes específicos para a idade do cão. No mercado encontramos uma grande variedade de pipetas spot-on, colares e sprays desparasitantes. 
  • Em formato pipetas, encontramos algumas que podem ser aplicadas a partir das 8 semanas de idade, por exemplo as pipetas Frontline Combo Spot On que elimina pulgas, carraças e piolhos, e as pipetas Advantix que além do anterior também têm efeito repelente contra moscas e mosquitos
  • Quanto aos colares, tanto Taber quanto Scalibor podem ser utilizados em cachorros a partir de 8 semanas, eliminam pulgas e carraças e têm efeito repelente contra todo tipo de parasitas, incluindo mosquitos. 
  • Em sprays, o produto mais recomendado por veterinários é Frontline Spray. Pode ser aplicado em cães e gatos a partir dos 2 dias de vida, dosando bem de acordo com o peso, e elimina eficazmente pulgas, carraças e piolhos. É um produto muito seguro, age desde o momento em que é aplicado e sua duração prolonga-se até 3 meses contra pulgas e até 1 mês contra carraças. 

Na hora de administrar qualquer desparasitante a nosso cão, devemos consultar sempre o nosso veterinário para garantir que estamos a proporcionar a proteção adequada à sua saúde. Ele poderá nos aconselhar sobre o produto apropriado em cada caso. Manter os nossos peludos protegidos diante dos parasitas é muito importante, eles são especialmente vulneráveis nessa etapa da vida e devemos velar por sua saúde. 


Se tens qualquer dúvida sobre produtos desparasitantes para cachorros, escreve-nos aqui e ajudar-te-emos em tudo o que for possível! 

« Anterior

Conselhos para evitar riscos com os cães

Evitar que teu gato coma ou lamba coisas que não são alimento

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.