Como cuidar de um cachorro recém-nascido

,

Como cuidar de um cachorro com a presença da mãe

Em situações normais, a mãe irá se encarregar de alimentar, manter aquecidos e lavar os cãezinhos. Somente deves cuidar de manter o entorno do cachorro em ótimas condições. Para isso, é preciso substituir com frequência os papéis ou o lençol que cobre o chão onde os pequenos estão, manter a temperatura ambiente adequada e fornecer à mãe água fresca e uma ração específica de boa qualidade. Além de saber como cuidar de um cachorro, leva em conta que o apetite das cadelas aumenta consideravelmente durante o período de lactação.

É recomendado controlar o desenvolvimento dos cachorros pesando-os à medida em que crescem. Um cachorro saudável deve duplicar o seu peso durante os primeiros dez dias de vida! Isso acontece porque, durante os primeiros dias, os pequenos somente comem e dormem, assim reservam todas as suas energias para crescerem. É possível detectar quando um cachorro não está bem alimentado, basta ver se ele chora, está inquieto ou mostra-se debilitado.

Se tiverem nascido muitos cachorros ou a mãe os rejeita, é possível que tenhas que alimentar alguns com leite maternizado para cachorros. Neste caso, outro fato que deve ser considerado na hora de cuidar de um cachorro é alternar as porções de leite materno com a alimentação artificial para que nenhum fique sem leite materno, já que este contém os anticorpos que os vão proteger contra possíveis doenças. Quando alimentares um cachorro com biberão, é importante que o devolvas imediatamente à mãe para que ela se ocupe do seu cuidado, como ao lambê-lo, um incentivo necessário para que o cachorro urine ou defeque normalmente.

Como cuidar de um cachorro órfão

Existem casos em que a mãe absolutamente não pode cuidar dos cachorros e teremos que fazê-lo por ela. A etapa mais delicada é a das duas primeiras semanas. Os cachorros têm os olhos e os ouvidos fechados e é preciso ajudá-los a manterem a sua temperatura corporal.

  • É fundamental proporcionar-lhes uma fonte de calor (não é suficiente apenas cobri-los). Durante a primeira semana, a temperatura ambiental deve ser de 32°C, diminuindo até 29°C entre os 7 e 21 dias, e até 24° ao chegarem aos 30 dias. É muito importante vigiar a temperatura dos cachorros constantemente, considerando que ao esfriarem, deixam de alimentar-se. Ao cuidar de um cachorro, deves ter muito cuidado se usares garrafas de água quente ou almofadas térmicas, pois podem facilmente queimá-lo se for muito pequeno.
  • Quando fores limpar o corpo e o rosto do cachorro com um pano húmido, fricciona o seu abdómen e faz pressão em direção ao ânus. Isso, além de lavá-lo, irá estimular a sua digestão e ajudar a fazer as suas necessidades. Deves repetir o procedimento entre 6 e 8 vezes por dia, depois de cada comida e vigiar que a cama esteja sempre seca.
  • Deixa que se movam para fazerem um pouco de exercício, leva em conta que quando estão com a mãe, os cachorros devem competir com os seus irmãos para alimentar-se, por isso têm que se mover bastante. Para cuidar de um cachorro, também se recomenda segurá-lo nas mãos para estimulá-los com o contato.
  • É importante controlar o seu aumento de peso. Um cachorro órfão deve aumentar a cada dia entre 2 e 3 gramas por kg de peso adulto (se não for de raça, podes estimá-lo pelo peso da mãe).
  • Para substituir o leite materno, o melhor seria conseguir leite de outra cadela que esteja a amamentar, mas como isto nem sempre é possível, as alternativas são as fórmulas de substituição para o leite da cadela, apesar de também podermos preparar um substituto caseiro com a seguinte receita: 250 mL de leite de vaca integral + 1 gema de ovo + 2 – 4 gotas de um suplemento de vitaminas para bebês. Para cuidar de um cachorro e alimentá-lo bem, o ideal é preparar pequenas quantidades para que a mistura não estrague e administrá-la em temperatura corporal. Até que tenham três semanas, os cachorros vão comer entre 6 e 8 vezes por dia. A partir desse momento podem tomar leite 4 vezes por dia e começar com um alimento sólido.
  • Utiliza um biberão pequeno para ministrar o leite. Assegura-te de que a tetina cabe bem na sua boca e de que o cachorro não tem que fazer muito esforço para terminar a sua ração.
  • Se o cachorro não sugar o biberão, procura um veterinário imediatamente para que te ajude a encontrar uma solução que garanta a correta alimentação do pequeno. Além disso, poderá te aconselhar melhor do que ninguém sobre como cuidar de um cachorro.
  • O primeiro alimento sólido dos cachorros pode ser uma porção de ração para cachorros de boa qualidade dissolvida com um pouco de água ou com a fórmula que estavas a ministar antes. Assim que estiver acostumado, adiciona cada vez menos líquido até que alcance entre 6 e 8 semanas. Uma vez nesse ponto, deverá comer somente o alimento sólido.

Como cuidar de um cachorro para que não adoeça

Os cachorros recém-nascidos são muito frágeis e se desestabilizam rapidamente. Os problemas mais frequentes são a desidratação, a hipotermia e a diarreia. Confere que estejam sempre bem hidratados, devem estar gordinhos e com a pele túrgida, nem seca e nem sem vida. Confere a sua temperatura corporal tocando-os frequentemente, o seu corpo e as extremidades devem estar sempre mornas. As fezes dos cachorros geralmente são amareladas e moles, mas podem tornar-se mais aquosas em caso de mudanças na dieta da mãe ou de trocas nas fórmulas ministradas para os cachorros.

Nós de TiendAnimal recomendamos que observes os cachorros com muita atenção, para avisar o veterinário caso detectares algum comportamento estranho. E dá-lhes muito, muito carinho! Eles vão devolver em forma de amor incondicional graças ao vínculo afetivo que será gerado através dos primeiros cuidados.

Agora que já sabes como cuidar de um cachorro, somente falta que aproveites desta linda experiência e que vejas como o teu pequeno cresce a cada dia!

« Anterior

Tranquilizantes para cães

Erva-gateira

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.