O que comem os caranguejos?

Existem inúmeras espécies de caranguejos no mundo de diferentes tamanhos e formas. Ainda que possam viver em diferentes lugares, todos têm em comum o habitat húmido como o do mar ou dos rios; também podem encontrar-se nas falésias e montanhas, debaixo das rochas. Por mais que consigam se adaptar muito bem a diferentes meios e climas, o ambiente aquático é o seu preferido.

Os alimentos que comem os caranguejos irão depender do lugar no qual vivem. No entanto, podemos dizer que seguem uma dieta omnívora e se alimentam praticamente de tudo o que encontram, mas têm uma preferência maior pelos animais do que os vegetais; mesmo assim, a sua grande voracidade faz com que se alimentem de qualquer matéria orgânica e até mesmo de resíduos humanos. Apesar das grandes e fortes pinças, não é um animal caçador, as utiliza para romper e triturar a comida, assim como para se defender dos predadores.

O que comem os caranguejos de mar?

Os caranguejos que vivem na praia são também conhecidos como caranguejos de areia ou de água salgada. Em função do seu tamanho poderão distinguir-se entre caranguejos predadores, os de maior tamanho, e os caranguejos carniceiros, os de menor tamanho. Estes crustáceos não são bons nadadores, mas deslocam-se com grande facilidade em terra firme, por isso quando estão no mar costuma mobilizar-se e enterrar-se no fundo.

Alguns dos alimentos que comem os caranguejos de mar são os peixes, outros crustáceos menores, crias de tartaruga, algas, plâncton, bicho-da-farinha e cadáveres de aves aquáticas, assim como qualquer resto de animal morto.

O caranguejo de mar no aquário pode comer qualquer coisa que lhe ofereças (plantas, pétalas de flores, pão, insetos, carne, frutas, verduras) porque aproveitam tudo. Mas isto não significa que seja uma comida adequada para eles. Devemos oferecer-lhes uma alimentação o mais similar possível a aquela que comeriam no seu habitat natural para conseguir uma nutrição saudável.

O que comem os caranguejos de rio?

O caranguejo de água doce pode encontrar-se em arroios nos quais as correntezas não sejam rápidas nem fortes. Assim como acontece com os de mar, não são habilidosos para a caça e são omnívoros, alimentam-se dos animais ou vegetais que estão no entorno. O caranguejo de rio prefere alimentar-se de presas vivas como as lombrigas de terra, as pulgas de água, peixes pequenos, anfíbios e até mesmo alguns répteis que rebusca entre as pedras. Quando a carne é escassa, opta por alimentar-se de talos de plantas e algas aquáticas.

Com relação ao que comem os caranguejos de água-doce quando são nossos animais de estimação, pode variar uma dieta equilibrada de carnes e vegetais. A comida para peixes pode ser uma opção, mas não lhes oferece todos os nutrientes que precisam. O melhor seria oferecer-lhes alimentos orgânicos e naturais como pequenas porções de verduras, alface, folhas de repolho, plantas e carne de peixe ou frango cozido (não diariamente). Também podes dar-lhes comida congelada como verme-de-sangue, dáfnias ou artêmias. Principalmente evita as comidas processadas, com sal, açúcares ou corantes. A alimentação dos caranguejos de rio é muito similar à do famoso caranguejo-eremita.

O que come o caranguejo-eremita?

O caranguejo-eremita é conhecido por utilizar as conchas que encontra como “casa” para se proteger. Esta espécie utiliza a carapaça de outros moluscos porque o seu corpo é mais fraco e macio. Alimentam-se de qualquer matéria animal e vegetal, mas preferem as pequenas presas que encontram como os caracóis aquáticos, os mexilhões, as lombrigas, larvas e crustáceos. Mas quando têm fome podem comer qualquer fruto ou planta que estiver no seu entorno.

Com relação à alimentação do caranguejo-eremita como animal de estimação, costumam comer quase tudo, no entanto devemos cuidar da sua dieta para que esteja saudável. Utiliza sempre comida natural e evita as comidas processadas, o açúcar e o sal. Frutas como as uvas, os mirtilos e as maçãs são uma perfeita opção; assim como as verduras, o peixe e o marisco em geral. Recorda que as porções devem ser pequenas.

Comida para caranguejos: O que comem os caranguejos em casa?

Se tivermos um caranguejo de mar, de rio ou ermitão em casa, será um pouco complicado dar-lhes cadáveres de animais e outros alimentos que escolheria no seu habitat. Por isso, além das diferentes opções que já comentamos anteriormente, como as verduras, as frutas e algumas carnes e moluscos, existe uma opção específica para eles. Em Tiendanimal podes encontrar o alimento para camarão e caranguejos SERA Crabs, um produto completo e energético que garante uma dieta ideal e equilibrada.

A comida para caranguejos de SERA está feita a base de farinha de peixe, algas marinhas, espirulina, folhas de ortiga, espinafres, cenouras e muito mais. Oferecem uma nutrição adequada para uma correta saúde, com vitaminas, minerais e ácidos gordos essenciais.

Recorda que, além de saber o que comem os caranguejos, o lugar no qual habitam deve ser adequado às suas necessidades em quanto ao tamanho, meio e clima. O pH deve ser neutro e com uma temperatura controlada que oscile entre os 21-25º.

 

Miriam Zazo

Veterinária Tiendanimal

« Anterior

Uso correto da coleira de adestramento para cães

Tranquilizantes para cães

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.