Uso correto da coleira de adestramento para cães

Existem coleiras de adestramento para cães em diferentes materiais: alguns de metal (preferencialmente sem bicos), outros em corda redonda ou fita plana de nylon. Também se conhecem pelo nome de Easy Walk ou enforcador.

A escolha e a colocação da trela de adestramento para cães

Primeiro deves selecionar o tamanho correto, que não deve ser demasiado grande. Mede o contorno do pescoço do cão por detrás da cabeça sem apertar os olhos nem as orelhas. 

É importante colocá-la de forma adequada. Se fores levar o teu cão do teu lado esquerdo, fica na frente dele, forma o laço com a coleira e coloca-a de modo que forme uma letra P; depois passa a coleira pela sua cabeça. Se colocares a coleira de adestramento para cães ao contrário, não deslizará bem e não libertará a pressão imediatamente quando deixes de puxar da trela. Isto é fundamental para que a coleira não se torne em um castigo para o teu animal de estimação. A pressão sobre o pescoço não deve durar nunca mais do que um instante.

Também não deves permitir que ele puxe da trela e avance a tossir e ofegar. A maneira correta de caminhar é com a trela solta e a coleira colocada no seu devido lugar, mas sem apertar. Apenas se utiliza um puxão firme e curto para marcar uma mudança de direção ou para chamar a atenção do cão sobre uma ordem e se solta imediatamente. De outro modo podes magoar o cão, caso não consigas controlá-lo deste modo, é melhor que troques de coleira ou procures a ajuda de um profissional que te ensine como utilizá-la adequadamente.

Quando utilizar as coleiras de adestramento para cães?

Esta coleira  deve ser utilizada somente para as aulas de adestramento ou para caminhar de um modo controlado. Quando a coloques, o cão saberá que deve trabalhar e prestar-te atenção. Nunca deixes o teu cão preso com uma coleira deste género porque é muito fácil que se solte e fuja. Também não se deve deixar colocada quando o cão está solto a brincar para evitar que se enganche acidentalmente e magoe o seu pescoço.

Se observares que a coleira de adestramento para cães não te funciona para controlar o teu animal de estimação ou não podes utilizá-la do modo que explicamos, existem outras opções muito eficazes e seguras que também podem servir, como os açaimes e peitorais para cães que puxam muito da trela.


« Anterior

Scalibor, a coleira desparasitante. Todas as tuas dúvidas resolvidas

O que comem os caranguejos?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.