Uso correto da coleira de adestramento para cães

Uso correto da coleira de adestramento para cães

A coleira de adestramento é como um laço que se coloca a volta do pescoço do cão e que se une à trela. Quando puxares da trela, a coleira ajusta-se sobre o pescoço, e quando a soltas deixa de apertar.

Existem coleiras de adestramento para cães em diferentes materiais: alguns de metal (preferencialmente sem bicos), outros em corda redonda ou fita plana de nylon. Também se conhecem pelo nome de Easy Walk ou enforcador.

Estes nomes têm uma conotação negativa, já que sugerem que a coleira é quase uma forma de tortura para o animal quando na realidade pode ser uma ferramenta muito útil que permite comunicar com o cão mediante o contato físico.

A escolha e a colocação da trela de adestramento para cães

Primeiro deves selecionar o tamanho correto, que não deve ser demasiado grande. Mede o contorno do pescoço do cão por detrás da cabeça sem apertar os olhos nem as orelhas. Nunca utilizes uma coleira de corrente em um cachorro com menos de 6 meses ou cães pequenos ou frágeis.

É importante colocá-la de forma adequada. Se fores levar o teu cão do teu lado esquerdo, fica na frente dele, forma o laço com a coleira e coloca-a de modo que forme uma letra P; depois passa a coleira pela sua cabeça. Se colocares a coleira de adestramento para cães ao contrário, não deslizará bem e não libertará a pressão imediatamente quando deixes de puxar da trela. Isto é fundamental para que a coleira não se torne em um castigo para o teu animal de estimação. A pressão sobre o pescoço não deve durar nunca mais do que um instante.

Quando a coleira aperta o pescoço do cão, pressiona sobre estruturas delicadas da garganta, por tanto, recorda sempre de que não deves enforcar o cão. Também não deves permitir que ele puxe da trela e avance a tossir e ofegar. A maneira correta de caminhar é com a trela solta e a coleira colocada no seu devido lugar, mas sem apertar. Apenas se utiliza um puxão firme e curto para marcar uma mudança de direção ou para chamar a atenção do cão sobre uma ordem e se solta imediatamente. De outro modo podes magoar o cão, caso não consigas controlá-lo deste modo, é melhor que troques de coleira ou procures a ajuda de um profissional que te ensine como utilizá-la adequadamente.

Quando utilizar as coleiras de adestramento para cães?

Esta coleira  deve ser utilizada somente para as aulas de adestramento ou para caminhar de um modo controlado. Quando a coloques, o cão saberá que deve trabalhar e prestar-te atenção. Nunca deixes o teu cão preso com uma coleira deste género porque é muito fácil que se solte e fuja e, além disso, poderia puxar demasiado e dar-se um puxão tão forte que o enforque. Também não se deve deixar colocada quando o cão está solto a brincar para evitar que se enganche acidentalmente e magoe o seu pescoço.

Se observares que a coleira de adestramento para cães não te funciona para controlar o teu animal de estimação ou não podes utilizá-la do modo que explicamos, existem outras opções muito eficazes e seguras que também podem servir, como os açaimes e peitorais para cães que puxam muito da trela.

Deixe um comentário