Erva-gateira

Todos sabem que os gatos adoram mordiscar plantas. Este comportamento é normal, já que ao serem carnívoros e não ingerir muita fibra na sua alimentação, precisam purgar-se de vez em quando, principalmente quando ingerem grande quantidade de pelo, normalmente durante as suas sessões de asseio. Vendem-se terrinas com sementes e substrato preparadas para regar diretamente, nas quais costumamos encontrar sementes. Em poucos dias as ervas começam a germinar, e já estão prontas para oferecê-las ao nosso gato.  É um brinquedo muito divertido para eles, são usualmente chamadas de erva- gateira.

O nome científico desta planta é a Nepeta Cateria e pertence à família das mentas e tem um aroma muito intenso, que provoca nos gatos muito prazer e desejo de brincar durante vários minutos.

Os gatinhos com menos de três meses de idade normalmente não respondem à erva gateira. A maioria dos adultos excita-se quando a cheiram, mastigam e comem esta planta. Eles frequentemente salivarão, darão voltas e esfregar-se-ão, e às vezes correm e saltam em resposta à erva gateira.

Não todos os gatos se estimulam da mesma forma, e alguns não responderão ao estímulo

Esta diferença de resposta de um gato a outro é, provavelmente, devido a fatores ambientais, genéticos, e o sexo do gato (os macho têm uma atração maior à erva-gateira que as fêmeas).

O ingrediente ativo da erva gateira é a “neptalactona”. Esta substância está quimicamente relacionada com um composto similar que se encontra na urina das gatas. Esta pode ser a causa pela qual os machos têm uma atração maior pela Nepeta que as fêmeas e machos castrados.

Este planta utiliza-se também para impregnar o arranhador do gato quando é novo com o fim de fazer com que se acostume a utilizá-lo e não arranhe os nossos móveis.

Mastigar erva pode tornar-se um autêntico passatempo para o nosso gato proporcionando um entretenimento e uma agradável sensação, por tanto é um bom hábito a ter em conta.

« Anterior

Como cuidar de um cachorro recém-nascido

O que é preciso para fornecer CO2 ao aquário?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.