Quer esteja a viver com um gato pela primeira vez ou não, é normal que surjam dúvidas sobre o que pode dar ao seu gato para além de ração seca e comida húmida.
Compilámos as perguntas mais frequentes sobre este assunto, mas, como sempre, é o seu veterinário que poderá responder às suas perguntas e resolvê-las.
O que é que os gatos recém-nascidos comem?
A alimentação dos gatinhos recém-nascidos é essencial para a sua sobrevivência. Eles precisam de estar com a mãe para beber o leite materno durante pelo menos dois meses. O primeiro alimento que os gatinhos devem tomar é o leite materno, o chamado colostro, que é o primeiro leite produzido pelo gato. Este tem as propriedades necessárias para se formar corretamente, fornecendo imunoglobulinas, ou seja, as defesas que os protegem das infeções. Se o gatinho for órfão, deve beber leite formulado para esta fase. Dedicamos um artigo para aprofundar esta questão em “Como cuidar e alimentar um gatinho recém-nascido órfão“
O que dar de comer a um gato com 1 mês?
Depois do colostro é o leite de lactação com que a mãe alimenta os seus gatinhos. Este alimento contém hormonas, nutrientes, enzimas e outros nutrientes básicos para o desenvolvimento ótimo dos seus gatos.
O que dar de comer a um gato de 2 meses?
A partir de um mês de idade, os gatos começam a desmamar, o que significa que deixam de se alimentar com o leite da mãe e começam a comer alimentos sólidos. Este desmame é feito de forma gradual, dando-lhes pequenas doses de alimento específico para gatinhos misturado com água, formando assim uma espécie de papa.
A ingestão de leite materno será reduzida e a ingestão de ração aumentará até que, finalmente, ele coma apenas a ração. Quando ele tiver deixado completamente de beber leite materno, pode ser-lhe dada a ração sem a misturar com água.
O que é que os gatos podem comer para além da sua comida?
Como sabe, os gatos são carnívoros e a sua dieta deve ser baseada em carne, com pequenas porções de outros alimentos. Desta forma, eles obtêm a quantidade certa de proteínas, hidratos de carbono, vitaminas e minerais de que necessitam, bem como taurina. Isto significa que pode oferecer-lhes praticamente todos os tipos de carne para complementar a sua dieta, incluindo órgãos como o fígado.
Que alimentos é que os gatos podem eventualmente comer?
Alguns destes alimentos podem ser dados ocasionalmente como uma guloseima e em pequenas quantidades, mas não devem fazer parte da sua dieta regular.
- Batata, sempre cozida.
- Iogurte natural, não açucarado e não aromatizado.
- Ovo cozido, nunca cru.
- Banana não madura.
- Manteiga.
- Arroz.
Que frutos podem os gatos comer?
Há muitos frutos e legumes que são bons para os gatos. Fornecem-lhes as vitaminas e as fibras de que necessitam na sua alimentação. Alguns dos frutos que são bons para os gatos são:
- Melancia
- Melão
- Maçã
- Pêra
- Pêssego
- Morangos
- Mirtilos
- Framboesas
E quais são os frutos que os gatos não podem comer?
No entanto, existem outras frutas que podem causar intoxicação, algumas delas são:
- Damasco
- Nozes
- Laranjas
- Caquis
- Abacates
- Cerejas
- Uvas
Complete as informações úteis com o nosso artigo “Plantas tóxicas para gatos“.
Os gatos podem comer maçãs?
Sim, as maçãs são uma fonte de vitaminas, cálcio e fibras que podem ser dadas aos gatos. No entanto, tenha cuidado com os caules, as folhas e, sobretudo, as sementes, pois podem ser tóxicas devido ao seu teor de cianeto.
Os gatos podem comer tangerinas?
Não é aconselhável dar tangerinas aos gatos porque, sendo um citrino, estes têm aversão a elas devido aos óleos essenciais presentes na casca. Além disso, o ácido cítrico presente neste tipo de fruto pode causar irritação no estômago.
Que legumes podem os gatos comer?
Embora alguns legumes possam ser benéficos para os gatos, não devem constituir uma parte básica da sua dieta, mas sim um complemento à sua ingestão de carne e peixe.
Os legumes que os gatos podem comer são:
- Cenoura
- Tomate
- Courgette
- Abóbora
- Brócolos
- Acelga
- Pepino
- Ervilhas
- Beterraba
- Alface
Os gatos podem comer alface?
A alface é um legume que os gatos tendem a adorar. Devido ao seu teor em ferro e outros minerais, é perfeita para gatos que sofrem de obstipação ou para ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue.
Os gatos podem comer cenouras?
O elevado teor de beta-caroteno das cenouras ajuda a melhorar a visão dos felinos. Contêm também vitaminas e fibras que são perfeitas para complementar a dieta do animal.
Os gatos podem comer queijo?
O queijo não deve fazer parte da dieta básica de um gato, embora não seja mau para os gatos comerem como um petisco de vez em quando. O leite de vaca e de cabra são mais fáceis de digerir para os gatos, mas evite queijos muito gordos e queijos azuis, pois podem ser demasiado fortes para os gatos. Tenha em atenção que, tal como os humanos, os gatos também podem ser intolerantes ou alérgicos ao leite, por isso tenha cuidado se for esse o caso do seu gato.
Os gatos podem comer pão?
O pão não é um alimento nocivo para os gatos, mas não fornece os nutrientes necessários para a sua saúde, apenas calorias vazias. É preferível dar pão numa base muito ocasional ou como guloseima, mas não o torne parte da sua dieta regular.
Os gatos podem comer carne crua?
Sim, mas se for oferecida carne crua, é aconselhável congelá-la durante pelo menos 48 horas, para que os parasitas morram (os dias de congelação aumentam consoante o tipo de proteína a consumir. Para a carne de porco o tempo mínimo de congelação é de 3 semanas, para o peixe o mínimo é de uma semana e para as outras carnes entre 48 e 72 horas).
Os gatos podem ser alimentados exclusivamente com carne?
Quando o animal come todos os tipos de proteína animal crua, não é necessário suplemento; apenas se for cozinhada. Se o animal não gostar de carne ou tiver um défice de proteínas, devem ser-lhe oferecidos suplementos nutricionais, tais como vitaminas e óleos.
Uma marca recomendada de alimentos húmidos com uma boa relação qualidade/preço?
Uma boa escolha é a marca Majesty. Esta fabrica excelentes receitas para a dieta do seu gato, especificamente concebidas para os donos que procuram um alimento húmido com ingredientes de qualidade a um bom preço e com o sabor da alta cozinha.
Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!