Como cuidar de um gatinho recém-nascido órfão

,

Quando comparados com os bebés humanos, os gatos são muito mais precoces e podem cuidar de si próprios em poucos meses. No entanto, durante o primeiro mês, e sobretudo nas primeiras três semanas, precisam dos cuidados da mãe para sobreviver.

Ocasionalmente, uma gata rejeita um gatinho, ou não tem leite suficiente para os alimentar a todos, ou é incapaz de cuidar deles devido a um problema de saúde.

Infelizmente, a causa mais frequente de orfandade dos gatinhos é o facto de os donos sem escrúpulos de gatas que engravidaram os levarem acidentalmente e os abandonarem à sua sorte, muitas vezes embrulhados num saco ou dentro de uma caixa.

Para que os gatos recém-nascidos abandonados ou rejeitados sobrevivam, é necessário:

  • Um ambiente adequado.
  • Boa quantidade e qualidade de nutrientes.
  • Um horário regular de alimentação.
  • Descanso.
  • Cuidados.
  • Exercício.
  • Estímulo que provoca a defecação e a micção.

Será muito menos trabalhoso se arranjar uma gata substituta que cuide deles, os limpe e os mantenha quentes, para que só tenha de os alimentar. É muito comum que uma gata adote outro gatinho se este for do mesmo tamanho que os seus. Cuidar de um gato órfão é uma tarefa que requer tempo e dedicação, mas é muito gratificante vê-lo crescer saudável e forte.

Quais são os cuidados a ter nos primeiros dias de um gato sem mãe?

A primeira semana

Na primeira semana de vida, os bebés não são capazes de manter a sua temperatura corporal, por isso precisam de um ambiente entre os 30 e os 32 ºC. Não basta cobri-los com um cobertor; é necessário acrescentar uma almofada térmica ou um saco ou botija de água quente ou qualquer outra fonte segura de calor.

A segunda semana

Na segunda semana, a temperatura pode descer até aos 24 °C e, na quarta semana, já conseguem regular a sua temperatura mesmo que o ambiente seja mais frio.

Outro aspeto importante é a estimulação da zona anogenital depois de cada refeição. A mãe lambe os gatos recém-nascidos nesta zona para estimular a defecação e a urina, pelo que deve ser substituída nesta atividade. O resultado é obtido esfregando esta zona com algodão húmido e estimulando manualmente com uma suave massagem descendente no abdómen.

A terceira semana

Após a terceira semana, os gatinhos já não precisam deste estímulo para evacuar. Uma vez por semana, é necessário limpar todo o corpo com um pano húmido morno, simulando a lambidela da mãe.

A partir da terceira semana, os gatinhos aprendem a interagir com outros seres vivos. Neste momento, é bom acariciá-los muito, para os habituar ao contacto com pessoas ou outros animais de estimação, para que mais tarde se tornem adultos sociáveis e com um temperamento estável.

Como dar leite a um gato recém-nascido?

Se a mãe não estiver disponível, terá de alimentar os gatinhos com um biberão especial que pode obter na Tiendanimal.

É importante não deitar o gatinho de costas, mas sim de barriga para baixo, com a cabeça mais alta do que a cauda. Desta forma, ele poderá engolir o leite sem se engasgar. O orifício na tetina deve permitir que o leite saia lentamente, uma gota de cada vez, quando a tetina é colocada para baixo.

Se o gatinho estiver muito fraco e não conseguir mamar, é aconselhável que o veterinário lhe coloque uma sonda nasogástrica e o ensine a utilizá-la para que possa alimentá-lo até que fique mais forte.

Que leite podem beber os gatos recém-nascidos?

O melhor leite que lhe pode dar é o que foi formulado para eles. Contém os nutrientes exatos de que o gatinho precisa para crescer. É melhor evitar o leite de vaca ou utilizar leite sem lactose para evitar que o gatinho tenha diarreia. É melhor preparar pouca quantidade, apenas para um ou dois dias, para que esteja sempre fresco.

Uma receita que pode utilizar no caso de um imprevisto que não lhe permita comprar leite em pó para bebés é a seguinte:

  • 90 ml de leite condensado,
  • 90 ml de água,
  • 120 ml de iogurte natural gordo (não desnatado),
  • 3 gemas de ovo (não juntar as claras).
  • Conservar no frigorífico e limpar e esterilizar bem o biberão após cada refeição. Antes de dar a ração aos gatos recém-nascidos, aqueça o leite à temperatura do corpo, cerca de 38 °C, e agite-o bem como se fosse dá-lo a um bebé humano.

Ainda assim, como já foi referido, opte por leite formulado para gatos bebés como primeira opção.

Que quantidade de leite devem beber os gatinhos?

Na primeira semana, os gatinhos devem beber diariamente cerca de 13 ml de leite por 100 g de peso corporal;

na segunda semana este valor é aumentado para 17 ml e depois para 20 ml por dia por 100 g de peso na terceira semana.

Estas quantidades são divididas em doses iguais, 8 vezes por dia. Em geral, é melhor dar um pouco menos do que demasiado para evitar problemas digestivos nas primeiras semanas, especialmente nos primeiros dois ou três dias, quando é melhor dar menos em mais refeições.

Os gatos recém-nascidos saudáveis pesam entre 100 e 120 gramas e devem ganhar entre 50 e 100 g por semana.

Devem ter um aspeto rechonchudo e firme, estar quentes, calmos e dormir a maior parte do tempo. Nascem com os olhos completamente fechados e só os abrem aos 15 dias de vida. Se estiverem doentes, nota-se um tónus muscular fraco, são magros e muito secos e “colados” ao corpo, choram muito por causa da fome, do frio ou do desconforto.

Se não receberem assistência, entram em coma e morrem.

Quando é que posso dar ração ao meu gatinho?

Por volta dos 20-25 dias, os gatinhos podem começar a comer numa tigela. Pode dar-lhes ração para gatinhos moída e humedecida com água morna para formar uma pasta. Quando vir que os gatos recém-nascidos se alimentam bem por si próprios, pode começar a reduzir a quantidade de leite até que estejam completamente desmamados, por volta das 6 a 8 semanas de idade.

Se quiser saber mais sobre gatinhos, não perca os seguintes artigos:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Como escolher o tipo de areia adequada para o seu gato

Giardia em cães: o que é, sintomas e prevenção

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.