O meu cão vomita no carro, como evitá-lo?

Uma das maiores alegrias de ter um cão é explorar novas estradas juntos. No entanto, viagens longas no carro podem ser um pouco desconfortáveis para o seu amigo peludo, que é propenso a enjoos e pode acabar por vomitar. Mas não se preocupe, há técnicas que pode usar para evitar que isso aconteça!

Porque é que o meu cão vomita no carro?

Os cães podem sentir náuseas devido à falta de adaptação ao movimento do carro durante uma viagem longa, especialmente se a estrada for sinuosa. Além disso, o medo e o stress da viagem também podem agravar este problema.  Cabe destacar que existem outros fatores como é o caso do medo ou stress por viajar.

Cada um destes fatores gera um processo de agitação e ansiedade no peludo, provocando náuseas que terminam em vómitos.

É importante notar que os cães mais jovens são mais propensos a vomitar, porque a sua audição e equilíbrio ainda não estão totalmente desenvolvidos.

Como saber se o seu cão está enjoado? Embora eles não possam falar diretamente conosco, eles dão sinais de que não se sentem bem, como:

  • bocejar repetidamente,
  • babar excessivamente e respirar ofegante,
  • ficar inativo,
  • ficar nervoso
  • ou parecer apático.

Se notar que o seu cão não se sente bem, a melhor opção pode ser parar numa área de descanso. Se ele vomitar, ofereça-lhe água.

Aqui estão algumas dicas e recomendações para evitar que o seu cão vomite no carro e desfrutar de uma viagem agradável.

O que posso fazer para evitar que o meu cão vomite ou fique doente no carro?

No caso de ter um cachorro, é importante saber que esta é a melhor idade para iniciar a sua adaptação aos automóveis, de modo a evitar traumas, medos e a adaptar-se a estar dentro de um veículo.

A primeira dica é que, se estiver a planear uma longa viagem de carro, comece gradualmente para que o seu cão possa tolerar estar no carro e não fique enjoado e, consequentemente, não vomite.

Passo 1: Estar no carro com o motor desligado
Experimente primeiro com o motor desligado e brinque com ele dentro do carro, pode até deixá-lo dormir lá dentro durante algum tempo, ou dar-lhe recompensas,  para que ele associe o carro a um lugar agradável.
Passo 2: Pequenos passeios com o estômago vazio
Depois disso, pode ligar o motor e começar a dar pequenos passeios, por exemplo, pela vizinhança, mas é aconselhável fazê-lo quando o seu cão estiver de estômago vazio. Ajudará muito se colocar um brinquedo ou uma manta com que ele costuma brincar, para que o ambiente se torne mais familiar para ele.
Passo 3: Pequenos passeios a lugares próximos que gosta de visitar
Nestes passeios curtos, evite fazer curvas apertadas e, no final, dê-lhe uma guloseima para que ele se habitue a associar o passeio a algo positivo. Após algumas vezes, ele entrará facilmente no carro. Outra consideração é que nestes passeios vá para destinos que goste: a praia, parques da cidade, ir à montanha ou ver um familiar que conhece.
Etapa 4: Aumentar a distância e o tempo de viagem
Pare com os passeios curtos e passe para os passeios médios e depois para os longos. Aumente o tempo à medida que vê progressos no seu patudo.
Passo 5: Nas viagens longas, faça paragens para descansar.
Nas viagens longas, aproveite os miradouros e as zonas de repouso para parar e passear. Desta forma, o seu cão poderá beber, urinar e defecar.

Ter em mente estas dicas simples e aplicá-las desde a infância evitará que o seu cão vomite no carro devido ao nervosismo ou ao enjoo.

Outras dicas para evitar que o seu cão vomite durante as viagens de carro

Por outro lado, se tiver um cão mais velho ou adulto que não esteja habituado a viagens longas de carro, também é necessária alguma educação e aplicação de técnicas:

  • Habituar o seu cão: Tal como com um cachorro, é essencial familiarizar o seu cão com o automóvel para que ele possa encarar a viagem como uma experiência positiva. É importante introduzir o seu brinquedo preferido para tornar a viagem mais agradável.
  • Oferecer conforto: Um dos segredos para evitar qualquer tipo de problema, como o seu cão vomitar no carro, é proporcionar uma viagem relaxada e confortável. Isto é frequentemente conseguido se o cão já estiver cansado, ou seja, dê-lhe um passeio ou faça exercício e deixe-o descarregar toda a sua energia, para que fique muito mais relaxado durante a viagem. Também é importante manter um tom de voz suave e regular a temperatura do carro para cerca de 20 graus Celsius.
  • Fazer pausas: Se a viagem for muito longa, é essencial fazer paragens para que faça as suas necessidades. Devem também estar hidratados e distraídos durante algum tempo.
  • Consultar um especialista: Se nenhuma das opções anteriores funcionar e o seu cão continuar a vomitar no carro, é importante que consulte o seu veterinário para a aplicação ou indicação de medicação para o ajudar durante a viagem.
  • Existem diferentes tipos de medicamentos, alguns especificamente concebidos para evitar o vómito e outros que actuam como relaxantes musculares, reduzindo a ansiedade, embora o veterinário possa não considerar necessário utilizar este tipo de medicamentos e recomendar um plano de habituação diferente.

Aqui estão algumas dicas sobre como viajar de carro com o seu cão que o vão ajudar: Normas de segurança, documentação, preparativos… Ah, e não perca a nossa secção sobre acessórios para automóveis.

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Toda a informação sobre como viajar com cães de grande porte

Como escolher o tipo de areia adequada para o seu gato

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.