Vantagens da alimentação mista: ração seca, comida húmida e snacks

, , ,

A forma como alimentamos o nosso animal de estimação é uma tarefa simples, mas à qual devemos prestar muita atenção. No entanto, muitos cuidadores optam pelo caminho mais rápido e fácil sem considerar outras opções ou combinações de alimentos mais nutritivos e saborosos.

No mercado atual de alimentos para animais de estimação existe uma enorme variedade de opções, o que nos permite proporcionar aos nossos queridos amigos uma dieta muito completa. Mas é precisamente por isso que muitas vezes temos mais dúvidas. Muitos cuidadores de animais perguntam-se se é aconselhável misturar alimentos húmidos e secos. Estes três tipos de alimentação são complementares e podem ser combinados? Continue a ler para obter as respostas.

Podemos combinar comida húmida, ração seca e snacks?

A verdade é que podemos. E não só podem ser misturados, como esta combinação, conhecida como Mix Feeding ou Alimentação Mista, proporciona múltiplos benefícios aos nossos animais de estimação. Por um lado, permite aos nossos amigos peludos desfrutar de uma maior variedade de texturas, sabores e nutrientes. Por outro lado, complementam-se nutricionalmente e proporcionam indiretamente uma hidratação extra, o que é especialmente importante nos meses mais quentes.

De notar também que este tipo de alimento é muito mais apelativo para o paladar dos gatos dos cães do que se lhes dermos apenas alimentos secos. Isto significa que eles ficam mais felizes e, ao mesmo tempo, temos a tranquilidade de saber que estamos a cuidar da sua saúde.


Como funciona a alimentação mista?

A alimentação mista pode ser oferecida numa combinação dos três tipos de alimentos ou alternando húmido, seco e snacks em diferentes alturas do dia. O que é realmente importante é controlar a carga calórica para evitar que o seu animal de estimação tenha excesso de peso. 

De um modo geral, podemos dizer que uma boa relação seria 80-20-10, ou seja, 80% de ração seca, 20% de comida húmida e 10% de snacks. Desta forma, manterá um bom equilíbrio energético. Além disso, não é necessário misturá-los todos os dias, mas pode fazê-lo 2 ou 3 vezes por semana.

No entanto, no caso de animais esterilizados ou com tendência para o excesso de peso, é aconselhável consultar o seu veterinário para que ele possa prescrever a proporção adequada para o seu animal de estimação.


Benefícios de oferecer comida húmida no verão

A comida húmida pode fazer parte da dieta do seu animal de estimação durante todo o ano, mas não deve faltar no verão. Este tipo de alimento, mais natural e menos processado, contém um baixo nível de gorduras e hidratos de carbono, bem como uma maior proporção de água, pelo que estará a proporcionar uma hidratação extra ao seu animal de estimação. 

Esta hidratação de que o nosso animal de estimação necessita durante os meses de verão é conseguida com a humidade que lhe podemos fornecer através da água (100%), da comida húmida (80%) e da ração seca (8%).

Além disso, é sempre bem-vindo para eles, pois tendem a comer alimentos muito palatáveis e que lhes permitem variar o sabor, o que lhes dá uma experiência sensorial mais ampla, semelhante à que teriam se vivessem na natureza. Não se esqueça que, tal como nós, eles também se podem cansar de comer sempre a mesma coisa.


Porquê oferecer uma alimentação mista ao seu animal de estimação?

A ração seca tem uma elevada concentração de nutrientes, pode ser facilmente repartida ao longo do dia e ajuda a reduzir a placa dentária devido ao efeito de escovagem.  A comida húmida melhora a saúde urinária, contribui para a diluição das calorias, tem um efeito saciante e é rica em proteínas. Assim, ao combinarmos os dois alimentos, estaremos a proporcionar-lhe os benefícios de ambos. Mas o Mix Feeding tem ainda muitas outras vantagens, que passamos a enumerar:

  • Dieta completa e equilibrada: graças a isto, garantimos que o nosso cão ou gato recebe todos os nutrientes necessários devido à fácil absorção da comida húmida.
  • Alimentação variada: os animais de estimação não se aborrecerão com a comida e estaremos também a fornecer-lhes uma maior variedade de nutrientes.
  • Aumento da palatabilidade: os cães e gatos apreciam mais este tipo de alimento e interessam-se mais por ele, evitando episódios de perda de apetite.
  • Benefícios para a saúde mental: a ração seca ajuda a reduzir a acumulação de tártaro e placa bacteriana. Mas também é mais fácil para os animais seniores, que tendem a ter mais problemas de gengivas e dentes, comerem.
  • Ajuda os animais com problemas de saúde específicos que têm uma dieta prescrita pelo veterinário: especialmente quando se trata de doenças renais ou distúrbios gastrointestinais, uma vez que é mais fácil de digerir.

Em suma, o Mix Feeding oferece inúmeras vantagens aos nossos animais de estimação, tanto do ponto de vista nutricional como devido à grande variedade de opções que oferece para criar menus para o seu animal de estimação, que irá realmente apreciar a hora da refeição.

É verdade que a alimentação do nosso animal de estimação deve estar sempre de acordo com o seu tamanho, idade e peso, mas isso não deve ser incompatível com o facto de dar a provar o seu paladar e permitir-lhe experimentar novas texturas e identificar novos cheiros.

Se estiver interessado em alimentar o seu cão, leia este artigo:

E se vive com um gato, não perca esta oportunidade:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Como escolher o melhor bebedouro para o meu gato?

Jogos didáticos para estimular os animais de estimação

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.