O que é a dieta BARF?

, ,

Projetada pelo veterinário australiano Ian Billinghurst, a dieta BARF é baseada na ingestão de alimentos crus, assim sendo, inspira-se na alimentação do passado selvagem dos animais.

Com efeito, a fórmula para cães e gatos centra-se numa dieta à base de proteína de origem animal à qual se adiciona uma percentagem pequena de frutas e vegetais. Mas sabe quais são os seus benefícios? E em que consiste exatamente? E pode ser a dieta mais adequada para o seu animal de estimação… ou não? Não se preocupe, vamos esclarecê-lo!

Embora o objetivo deste método alimentar seja garantir a maior saúde e bem-estar para os animais de estimação, antes de escolher uma dieta ou mudar a que tem o seu amigo peludo, deve saber em detalhes o que é e se é o que mais lhe convém.

Sem dúvida, a nossa recomendação é que consulte sempre o seu veterinário para verificar a forma física do seu animal. Ou seja, ficar a conhecer algumas recomendações específicas com as quais pode evitar o aparecimento de deficiências nutricionais.

Muitas vantagens para cães e gatos

Acima de tudo, não processada e livre de conservantes e corantes, a fórmula BARF consiste em alimentos crus, entre os quais os protagonistas são a carne e os ossos e, em menor medida, as frutas e legumes.

De fato, a proposta oferece um benefício nutricional superior ao de alimentos cozinhados ou ração convencional. Assim, entre as principais vantagens oferecidas aos seus amigos caninos e/ou felinos destacam-se o aumento de energia e vitalidade, a redução de problemas de pele e infeções dos ouvidos, bem como a melhoria da artrite e problemas articulares.

Mas não são as únicas. Com efeito, esta alimentação também proporciona um aumento da hidratação e resistência a parasitas internos e externos, uma redução do risco de doenças cardíacas e aumento da atividade com articulações mais saudáveis, evitando problemas de sobrepeso e obesidade.

Em princípio, a ração recomendada para um cão adulto geralmente contém uma proporção de 60% de ossos crus (que contenham mais de 50% de carne), e 25% de vísceras e 15% devem ser frutas e vegetais.

Pergunte ao seu veterinário as necessidades específicas do seu animal de estimação para elaborar a dieta perfeita.

Exemplo de dieta BARF para cães

Vejamos um exemplo com carne de frango, uma das mais saudáveis por ter poucas gorduras saturadas, e a mais recomendada para animais adultos sedentários ou que apresentem sobrepeso. Para um cão com 30 kg de peso, saudável e com uma condição física normal num dia deveria incluir: Três concelhos fundamentais na dieta BARF

• 250 gramas de peito de frango desossado

• 100 gramas de asas de frango

• 100 gramas de moela de frango

• 1 pescoço de frango

• 1 ovo grande

• Uma colher de chá de azeite

• 100 gramas de beterraba

• 50 gramas de espinafre e uma maçã média (sem sementes).

1. Congele a carne ou o peixe durante um período compreendido entre 3 a 5 dias para evitar infeções bacterianas.

2. O frango e o peru têm menos gordura do que a vaca ou a carne de porco, são ricos em nutrientes e mais fáceis de digerir. Opte por estas carnes.

3. Os alimentos devem estar crus, especialmente os ossos. Se forem cozidos endurecem e podem fragmentar e sufocar o seu amigo peludo. O que acha que o seu animal de estimação responderia se lhe perguntasse se prefere a ração ou a dieta BARF?

« Anterior

Gatos com Síndrome de Down, mito ou realidade?

Receitas de comida para cães: Como evitar o excesso de peso no seu animal de estimação?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.