Dieta Barf para gatos, o que é e quais são os seus benefícios?

,

A dieta BARF para gatos, que tem vindo a ganhar tantos adeptos nos últimos tempos, questiona se é realmente necessário ou positivo que os nossos gatos sejam alimentados exclusivamente com ração seca e propõe um regresso às origens da alimentação natural dos gatos, com ingredientes não cozinhados. Mas o que é de facto a dieta BARF e quais são as vantagens para os nossos animais de estimação?

Lembramos que existem no mercado rações de excelente qualidade que fornecem os nutrientes necessários para cobrir todas as necessidades do seu gato, pelo que investir em marcas de topo é uma garantia de saúde para o seu animal. E pode sempre ser combinada com comida húmida, outro tipo de menu como alimentos BARF.

O que é a dieta BARF para gatos?

O termo BARF significa Biologically Appropriate Raw Food (comida crua biologicamente adequada). Baseia-se numa alimentação que imita o que um gato comeria na natureza, sem a ajuda dos humanos. Isto não significa que tenhamos de fornecer aves ou ratos, mas sim um alimento à base de miudezas, carnes e ossos crus.

O problema é que, embora possa parecer simples, a verdade é que não pode simplesmente colocar um pedaço de carne na tigela do seu gato. Para que obtenha todos os nutrientes de que necessita, a ração tem de ser equilibrada. É por isso que a dieta BARF não é apenas uma filosofia alimentar, mas uma receita em si.

Na dieta BARF, o prato deve conter entre 60% e 80% de carne crua (principalmente de peru ou frango, nunca de porco) e 10% de vegetais crus desfiados. Nunca utilize especiarias ou condimentos. O seu gato não precisa deles, podem até fazer-lhe mal ou provocar uma reação alérgica.

Para além disso, algumas vezes por semana, é aconselhável adicionar 15-20% de carne de pato, coelho ou borrego; cinco vezes por semana um ovo; e uma vez por semana podemos adicionar miudezas ou peixe. O peixe deve ser refrigerado antes de ser incluído na alimentação para evitar bactérias.

Embora possa parecer complicado, é preciso ter em conta que a preparação demora muito pouco tempo, uma vez que os alimentos são consumidos crus. Se não tiver tempo para o fazer todos os dias, pode fazer porções, envolvê-las em película aderente e guardá-las no congelador. Um gato adulto deve comer duas porções por dia, enquanto um cachorro deve comer quatro porções.

Quais são as vantagens da dieta BARF para gatos?

Do ponto de vista nutricional, a dieta BARF oferece múltiplos benefícios para o seu gato. Quando os gatos são alimentados com carnes e verduras cruas de qualidade, deixam para trás os aditivos, o sal e as gorduras saturadas que encontramos habitualmente nas rações industriais. Quer conhecer todas as vantagens que este tipo de alimentação pode trazer ao seu animal de estimação?

  • Estará a proporcionar-lhe uma alimentação completamente natural, o mais próximo possível do que teria no seu habitat natural, com os nutrientes necessários e em quantidades suficientes (taurina, proteínas, gorduras, aminoácidos e vitaminas).
  • Os alimentos crus contêm grandes quantidades de água e, por isso, promovem a hidratação.
IMPORTANTE: A preparação desta dieta em casa pode ser um desafio, uma vez que existe o risco de a dieta caseira não ser equilibrada, o que pode levar a desequilíbrios nutricionais. Ao contrário das dietas caseiras, as refeições comerciais são habilmente concebidas para satisfazer todas as necessidades nutricionais do seu animal de estimação, evitando assim possíveis deficiências ou excessos. É muito importante assegurar que qualquer dieta caseira, incluindo a BARF, seja revista e aprovada por um veterinário para garantir a saúde e o bem-estar do seu gato.

Além disso, é também essencial controlar as possíveis carências que o seu gato possa ter em relação a certos minerais como o fósforo, o zinco ou o cálcio, uma vez que estes são mais difíceis de equilibrar nos alimentos crus. Por esta razão, uma boa opção é comprar rações prontas, para não ter de se preocupar com isso.


Pode ser um pouco difícil no início, mas com muito amor e paciência, conseguirá fazer com que o seu gato mude para a dieta BARF sem qualquer problema. Ele pode até surpreender-se e achar a mudança mais fácil do que esperava. De facto, é muito provável que ele aceite bem a mudança de comer coisas diferentes todos os dias.

Por último, recomendamos a leitura dos seguintes artigos:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Os melhores produtos para o seu gatinho 

Saiba como escolher o melhor arranhador para o seu gato

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.