Dieta Barf para gatos, o que é e quais são os seus benefícios?

A dieta BARF para gatos, que tem vindo a ganhar tantos adeptos nos últimos tempos, questiona se é realmente necessário ou positivo que os nossos gatos sejam alimentados exclusivamente com ração seca e propõe um regresso às origens da alimentação natural dos gatos, com nutrientes não cozinhados provenientes de animais. Mas o que é de facto a dieta BARF e quais são as vantagens para os nossos animais de estimação?

Lembramos que existem no mercado rações de excelente qualidade que fornecem os nutrientes necessários para cobrir todas as necessidades do seu gato, pelo que investir em marcas de topo é uma garantia de saúde para o seu animal. E pode sempre ser combinada com comida húmida, outro tipo de menu como alimentos BARF.

O que é a dieta BARF para gatos?

O termo BARF significa Biologically Appropriate Raw Food (comida crua biologicamente adequada). Baseia-se numa alimentação que imita o que um gato comeria na natureza, sem a ajuda dos humanos. Isto não significa que tenhamos de fornecer aves ou ratos, mas sim um alimento à base de miudezas, carnes e ossos, que também proporciona muitos benefícios para a saúde.

O problema é que, embora possa parecer simples, a verdade é que não pode simplesmente colocar um pedaço de carne na tigela do seu gato. Para que seja verdadeiramente benéfica e obtenha todos os nutrientes de que necessita, tem de ser equilibrada. É por isso que a dieta BARF não é apenas uma filosofia alimentar, mas uma receita em si.

Na dieta BARF, o prato deve conter entre 60% e 80% de carne crua (principalmente de peru ou frango, nunca de porco) e 10% de vegetais crus desfiados. Nunca utilize especiarias ou condimentos. O seu gato não precisa deles, podem até fazer-lhe mal ou provocar uma reação alérgica.

Para além disso, algumas vezes por semana, é aconselhável adicionar 15-20% de carne de pato, coelho ou borrego; cinco vezes por semana um ovo; e uma vez por semana podemos adicionar miudezas ou peixe. O peixe deve ser refrigerado antes de ser incluído na alimentação para evitar bactérias.

Embora possa parecer complicado, é preciso ter em conta que a preparação demora muito pouco tempo, uma vez que os alimentos são consumidos crus. Se não tiver tempo para o fazer todos os dias, pode fazer porções, envolvê-las em película aderente e guardá-las no congelador. Um gato adulto deve comer duas porções por dia, enquanto um cachorro deve comer quatro porções.

Quais são as vantagens da dieta BARF para gatos?

Do ponto de vista nutricional, a dieta BARF oferece múltiplos benefícios para o seu gato. Quando os gatos são alimentados com carnes e verduras cruas de qualidade, deixam para trás os aditivos, o sal e as gorduras saturadas que encontramos habitualmente nas rações industriais. Quer conhecer todas as vantagens que este tipo de alimentação pode trazer ao seu animal de estimação?

  1. Estará a proporcionar-lhe uma alimentação completamente natural, o mais próximo possível do que teria no seu habitat natural, com os nutrientes necessários e em quantidades suficientes (taurina, proteínas, gorduras, aminoácidos e vitaminas), e sem os efeitos negativos que os alimentos processados podem ter no seu organismo, que em muitos casos podem conter uma elevada percentagem de conservantes, aditivos, cereais e farinhas.
  2. Os alimentos crus contêm grandes quantidades de água, pelo que a sua ingestão de líquidos diminuirá. Ele será hidratado através da humidade natural dos alimentos, pelo que os seus órgãos já não terão de lutar para se livrarem de um alimento completamente seco e desidratado. Por este motivo, os gatos que seguem uma dieta BARF com problemas renais melhoram consideravelmente.
  3. Aumentam as defesas. Se a alimentação do nosso gato for saudável, equilibrada e rica em vitaminas, a sua flora intestinal funcionará perfeitamente e o seu sistema imunitário será reforçado, pelo que o organismo estará mais apto a lutar contra os agentes externos.
  4. Peso ideal.  Quando se aumentam as proteínas e se reduzem os hidratos de carbono, os gatos ganham músculo e perdem gordura, pelo que terão uma figura mais esbelta. Desta forma, evitaremos problemas de obesidade felina, excesso de peso e letargia, e o nosso gato tornar-se-á mais ativo.
  5. As suas articulações ficarão mais saudáveis, ajudando a prevenir certas doenças relacionadas com os ossos.
  6. O cheiro e o tamanho das fezes diminuem. As fezes são mais pequenas e cheiram menos. É preciso ter em conta que os alimentos processados têm muitos ingredientes que são difíceis de assimilar pelo nosso gato, pelo que o seu sistema digestivo acaba por os expulsar. Mas se o alimento for 100% natural e nutritivo, o organismo não tem necessidade de o eliminar.
  7. O pelo ficará mais bonito e brilhante. A primeira muda depois de iniciar a dieta BARF pode ser um pouco excessiva, mas depois disso terá um pelo bonito. Poderá também dizer adeus às bolas de pelo. Porque quando o pelo melhora, a quantidade de bolas de pelo que o seu gato ingere é menor. Além disso, um sistema digestivo saudável gera menos bolas de pelo.
  8. Dentes perfeitos, sem tártaro e com bom hálito. Os ossos carnudos funcionam como uma escova e pasta de dentes naturais. E, sem tártaro, o mau hálito desaparecerá.

No entanto, é preciso ter em conta que a dieta BARF não é fácil de equilibrar. Depende muito das características e necessidades nutricionais de cada gato, bem como das suas preferências por determinados tipos de alimentos. Por isso, é muito importante que estejamos muito atentos para efetuar as alterações que consideramos necessárias na receita.

Além disso, é também essencial controlar as possíveis carências que o seu gato possa ter em relação a certos minerais como o fósforo, o zinco ou o cálcio, uma vez que estes são mais difíceis de equilibrar nos alimentos crus. Por esta razão, uma boa opção é comprar rações prontas, para não ter de se preocupar com isso.

Pode ser um pouco difícil no início, mas com muito amor e paciência, conseguirá fazer com que o seu gato mude para a dieta BARF sem qualquer problema. Ele pode até surpreender-se e achar a mudança mais fácil do que esperava. De facto, é muito provável que ele aceite bem a mudança de comer coisas diferentes todos os dias.

E, claro, pode ter a certeza de que acabará por ser benéfico para ele, uma vez que lhe fornecerá mais nutrientes e ajudará a reforçar o seu sistema imunitário.

Por último, recomendamos a leitura dos seguintes artigos:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Os melhores produtos para o seu gatinho 

As 5 melhores rações naturais para cães

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.