A muda de pelo em gatos: o que é, quando acontece e o que pode fazer

,

Se tem um gato, sabe muito bem que os seus pelos estão sempre consigo e pode encontrá-los em todos os cantos da sua casa. No entanto, esta situação é perfeitamente normal e saudável para os gatinhos, uma vez que eles mudam de pelo durante todo o ano.

No entanto, deve ter em conta que há certas alturas do ano em que esta mudança é mais acentuada e há maior queda de pelo. Por isso, é importante que se informe sobre esta fase para a compreender e não se preocupar demasiado.

Descubra o que é a muda de pelo, quando acontece e os melhores conselhos sobre o que fazer em relação a isso.

O que é a muda de pelo nos gatos?

O que é a muda de pelo nos gatos?

A muda de pelo nos gatos é um fenómeno natural e cíclico. Este processo é importante para a saúde do gato, pois permite-lhe adaptar-se às mudanças sazonais e manter o seu pelo em ótimas condições. Durante a muda, o gato perde o pelo morto para dar lugar a uma nova camada de pelo saudável. Esta perda de pelo é importante para regular a temperatura corporal do gato e manter o seu pelo em boas condições.

A razão pela qual os gatos perdem o pelo está intimamente ligada à adaptação às alterações climáticas. Os gatos, tal como outros animais, adaptam o seu pelo ao inverno e ao verão. No inverno, desenvolvem um pelo mais denso para reter o calor, enquanto no verão reduzem a densidade do seu pelo para se manterem frescos.

É importante compreender que a muda de pelo é um processo normal e saudável para os gatos. No entanto, se observar uma queda de pelo excessiva, zonas sem pelo ou irritação da pele, isso pode ser um sinal de um problema subjacente. Nestes casos, é importante que consulte um veterinário para excluir possíveis problemas médicos.

Como posso saber se o meu gato está a mudar o pelo?

Como já foi referido, é normal que os gatos larguem pelo durante todo o ano, mas a primavera e o outono são as estações mais importantes, pois são as estações em que o pelo cai. Para além de encontrar muitos pelos em casa, vai notar que o pelo do seu gato fica mais espesso no outono e mais fino na primavera. Para além disso, normalmente é o aspeto que muda, mas dependendo da raça, a cor do pelo pode tornar-se mais escura.

Quando é a época da muda de pelo nos gatos?

É sabido que estes felinos estão sempre a perder pelo, tal como os outros mamíferos. No entanto, em certas alturas do ano, isso pode ser mais evidente. 

Nos meses de primavera e outono, há um pico de muda de pelo nos gatos, uma vez que o corpo do animal se prepara fisiologicamente para lidar com as mudanças de temperatura. Por outras palavras, o processo de muda baseia-se na adaptação ao clima.

É de salientar que este processo é mais evidente nos gatos que passam muito tempo ao ar livre. Isto deve-se ao facto de a exposição à luz preparar a pele para que a muda de pelo nos gatos se adapte às estações do ano. Por este motivo, os gatos de interior têm normalmente uma muda de pelo mais equilibrada ao longo do ano.

Mudança de pelo nos gatos na primavera:

Na primavera, os gatos apresentam uma muda de pelo mais intensa. Durante este período, mais de 50% da muda de pelo anual diminui, uma vez que o animal tem de substituir a maior parte do seu pelo por uma pelagem mais fina. Esta mudança permite-lhe adaptar-se melhor às altas temperaturas que caracterizam a estação primaveril.

Mudança de pelo nos gatos no outono:

No outono, no entanto, ocorre uma perda inversa. Durante este período, os gatos perdem o seu pelo mais fino para dar lugar a um pelo mais espesso. Esta mudança ajuda-o a preparar-se para as temperaturas mais frias frequentemente associadas ao outono.

O ciclo de mudança dos gatos está intimamente ligado à adaptação ao clima, e a sua fisiologia responde à necessidade de manter a temperatura corporal de forma eficiente.

Primeira muda de pelo nos gatos

Mudar o pelo de um gatinho marca uma fase importante no desenvolvimento do gato. Nos primeiros meses de vida, os gatinhos têm um pelo muito mais macio, fofo e fino do que o que terão em adultos. Esta camada de pelo mantém-se até o gato ter cerca de 8 meses de idade, altura em que começa a transição para o pelo adulto.

Durante esta fase de transição, o pelo do gato muda significativamente. À medida que o gatinho se aproxima do pico do seu desenvolvimento e crescimento, o pelo adulto começa a aparecer. A forma como o pelo muda varia de raça para raça; o pelo pode tornar-se mais comprido, mais brilhante ou mais espesso. Em geral, o aspeto e a textura do pelo mudam, enquanto a cor do pelo se mantém normalmente constante, embora nalguns casos possa tornar-se ligeiramente mais escura.

É importante notar que durante a primeira mudança de pelo do seu gatinho, é comum ver grandes quantidades de pelo espalhadas pela casa. Por isso, é importante começar a escovar e a cuidar do seu gatinho desde muito jovem.

A escovagem regular não só ajuda a controlar a quantidade de pelo solto na casa, como também promove uma boa higiene e contribui para o bem-estar do seu gato durante esta fase de mudança de pelo.

Recomendamos-lhe que visite o seguinte artigo com os melhores conselhos sobre como escovar um gato sem o magoar.

Quanto tempo dura a muda de pelo dos gatos?

A duração da muda de pelo nos gatos depende de uma série de fatores. Por exemplo, se o seu gato tem pelo curto ou comprido ou se o escovou, mas normalmente a muda de  pelo dure entre 4 e 6 semanas. Isto é especialmente verdade na primavera.

Quanto tempo dura a muda de pelo dos gatos?

O que é que faz quando os gatos mudam de pelo?

É importante prestar atenção a quaisquer alterações no pelo do seu gato. O pelo é conhecido por tornar os gatinhos mais atraentes, mas a sua função é muito mais do que isso – também fornece informações sensoriais valiosas. Graças ao seu pelo, o seu gato pode comunicar com outros animais e proteger-se dos elementos, como a chuva.

Durante o período de mudança, é importante prestar especial atenção aos cuidados e ao bem-estar do seu gato. Aqui estão alguns conselhos e cuidados essenciais sobre como ajudar o seu gato durante este período:

Escovagem regular

A escovagem é importante durante a muda de pelo nos gatos, uma vez que ajuda a remover os pelos soltos e reduz a formação de bolas de pelo.

Recomenda-se que escove primeiro na direção do crescimento do pelo e depois na direção oposta. Isto ajuda a remover eficazmente os pelos soltos, para que não se acumulem na superfície e o gato não os ingira. Também prepara a pele para o crescimento saudável de novos pelos.

Se o seu gato não gostar de ser escovado, tente distraí-lo com o seu brinquedo favorito enquanto escova ou considere uma escova mais macia e confortável. Se isto continuar a ser difícil, um tosquiador especializado pode ser uma opção para gerir a situação e evitar stressar o seu gato durante o processo.

Existem várias opções de escovas para gatos e ferramentas que pode utilizar para cuidar do pelo do seu gato:

  • Escovagem suave: Esta opção é ideal para uma escovagem duas vezes por semana. A escovagem é eficaz na remoção da sujidade e de algum excesso de pelo e segue sempre a direção do crescimento do pelo.
  • Luva de borracha: Perfeito para a escovagem diária, este utensílio tem um material macio que facilita a remoção dos pelos soltos graças à sua textura cómoda para o gato.
  • Máquinas de cortar pelo: Estas ferramentas são excelentes para remover os pelos durante a muda. A sua utilização é recomendada por especialistas em centros especializados. Devem ser utilizados com uma técnica específica que tenta seguir a direção do crescimento do pelo e depois na direção oposta.

Recomendamos que tenha em casa utensílios de tosquia, como pentes, escovas e luvas. Mas tenha cuidado para não utilizar tesouras, máquinas de cortar pelo ou ferramentas afiadas, pois estas podem ferir o seu animal de estimação. É melhor deixar o seu animal de estimação ao cuidado de um profissional.

Banhos controlados e cuidados específicos

Durante o período de queda do seu gato, o banho moderado pode ser um aliado para remover os pelos mortos e acelerar o processo de queda sem representar um risco ou um problema para o seu gato. Descubra aqui como dar banho a um gato corretamente.

Não se esqueça de escolher produtos específicos para gatos, como champôs concebidos para cuidar do pelo do seu gato. Utilize água morna e certifique-se de que seca bem o seu gato após o banho para evitar que o excesso de humidade cause desconforto na pele.

Alimentação equilibrada

É importante notar que os gatos podem ter problemas em expulsar pelo velho se tiverem problemas digestivos. Por conseguinte, existe um grande número de rações para gatos que contêm fibras e melhoram a passagem intestinal, o que evita alterações no sistema digestivo devido à ingestão de pelos.

Por exemplo, as rações para bolas de pelo facilitam o movimento do pelo através do sistema digestivo, reduzindo a formação de bolas de pelo e promovendo a sua expulsão natural.

Uma dieta rica em ácidos gordos essenciais, proteínas e nutrientes é também recomendada para cuidar da pele e manter um pelo saudável durante este processo.

Malte

O malte é um suplemento alimentar que desempenha um papel importante na prevenção das bolas de pelo nos gatos. Ajuda a facilitar a excreção dos pelos através do sistema digestivo.

Durante a época de muda de pelo dos gatos, o malte torna-se um aliado importante, pois a sua textura pegajosa retém os pelos soltos no trato digestivo e ajuda a eliminá-los naturalmente. Este suplemento ajuda a prevenir eventuais bloqueios intestinais devidos à formação de pelos, promovendo assim a saúde gastrointestinal do seu gato.

Erva gateira

A erva gateira é uma erva que, quando ingerida pelos gatos, pode induzir a regurgitação ocasional de bolas de pelo e outras impurezas. Esta ação ajuda a expulsar o excesso de pelo não digerido, evitando a acumulação no sistema digestivo e reduzindo o risco de bolas de pelo.

Contribui para uma melhor limpeza do trato digestivo e melhora a passagem intestinal, contribuindo para uma saúde digestiva ótima durante o período de muda do gato.

Estes cuidados e dicas são essenciais para ajudar o seu gato durante o processo de mudança, garantindo um processo mais confortável e saudável para o seu animal de estimação. Lembre-se que cada gato é único, por isso é importante adaptar os cuidados às necessidades individuais do seu gato.

Se quiser continuar a ler sobre a melhor forma de cuidar do seu gato, não perca estes artigos:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Border Collie: Conselhos, cuidados e características

Qual é a melhor ração para cães castrados?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.