Qual é a melhor ração para o meu cão esterilizado?

Qual é a melhor ração para o meu cão esterilizado?

Quando esteriliza o seu cão, seja macho ou fêmea, pode ter dúvidas sobre que alimento lhe deve dar nesta nova etapa da sua vida. Os veterinários recomendam uma ração especial para cães esterilizados para evitar o aumento de peso.

Se não quer fazer uma mudança radical na dieta do seu cão logo após a castração, pode experimentar ajustar a quantidade da sua comida habitual, sem esquecer que o seu cão deve continuar a fazer exercício regularmente. Se após continuar com a sua ração habitual, o seu cão continua a ganhar peso, é o momento de começar a dar-lhe uma ração especial para cães esterilizados para evitar que continue a ganhar peso. Em seguida, damos-lhe alguns conselhos sobre o que fazer após a esterilização do seu animal de estimação.

Que tenho de saber sobre a esterilização ?

A esterilização é uma intervenção cirúrgica na qual se removem as gónadas sexuais dos animais, os testículos, no caso dos machos, e os ovários, no caso das fêmeas. A esterilização é uma cirurgia relativamente simples e muito segura, sempre que seja realizada por um veterinário profissional numa clinica que cumpra todos os requisitos sanitários.

É recomendável que a esterilização se faça o mais antes possível, tanto em fêmeas como em machos. Desta forma, reduz o risco de aparecimento de certas doenças como tumores de mamas, nas fêmeas, ou comportamentos inadequados como agressividade ou marcação de território, nos machos.

Depois da castração, acontecem algumas mudanças metabólicas e de conduta devido à quantidade menor de hormonas sexuais. Geralmente, há uma redução das necessidades energéticas, que somado ao aumento de apetite que os animais sentem, faz com que haja um elevado risco do seu cão aumentar de peso.

Que caraterísticas deve ter a ração para cães castrados?

É muito importante controlar a alimentação do seu cão, tem que lhe dar um alimento com um nível energético adequado, baixo em gorduras e rico em fibra, para que acalme a sensação de fome e evite que o animal esteja sempre a pensar em comida. Como acontecia antes da castração, não podem faltar jogos e diversão ao seu cão, pois quando um cão faz exercicio diário e tem uma boa alimentação é mais dificil aumentar de peso.

Já é hora de comprar a ração para o meu cão castrado…que ração dou ao meu cão?

Atualmente o número de cães esterilizados está a aumentar consideravelmente, é por isso que muitas marcas de rações para cães desenvolveram, em conjunto com os seus veterinários, dietas especiais para cães castrados que cobrem todas as suas necessidades nutricionais. Entre as principais marcas temos as fórmulas especiais de Pro Plan, Royal Canin ou Eukanuba.

Purina Pro Plan Adult OptiWeight All Size

  • Controlar a sensação de fome em cães esterilizados é fundamental para evitar um consumo excessivo de comida que leve a um aumento de peso. Por isso, este alimento contém uma elevada percentagem de fibra que combinada com níveis controlados de proteínas e gorduras faz que os cães fiquem saciados depois de comer.
  • O aumento de peso por uma elevada ingestão e uma diminuição de exercício é uma realidade nos cães castrados, por isso é fundamental evitar que os cães ganhem peso.
  • Para conseguir controlar tanto a sensação de fome como o aumento de peso, esta ração liberta energia de forma constante ao longo do dia para que os cães possam ter uma vida normal sem que estejam todo o dia a pensar em comida.

Eukanuba Daily Care Overweight-Sterilized

  • Esta é uma ração adequada para a alimentação, tanto de cães esterilizados como de animais com tendência ao excesso de peso. Também ajuda a manter um peso corporal ótimo após uma dieta de emagrecimento.
  • Os níveis controlados de gorduras e a adição de L-carnitina (queima-gorduras) previne o aumento de peso, ajudando a cuidar da saúde do seu cão.
  • Com ingredientes de qualidade e de fácil digestão para que o seu cão esteja perfeitamente nutrido, inclusive em períodos de controlo de calorias.

Royal Canin Sterilised

  • 3 Variedades diferentes com o tamanho do croquete adaptado ao tamanho do cão, Mini Sterilised, Medium sterilised e Maxi sterilised.
  • A sua fórmula exclusiva com altos níveis em proteínas e baixa em gorduras mais a adição de L-carnitina favorecem o metabolismo das gorduras e ajudam o seu cão a manter-se dentro do seu peso ideal.
  • O controlo de apetite consegue-se graças à fórmula inibidora e às pautas de racionamento ajustadas às necessidades reais do cão.

Em resumo, depois da castração do seu cão é recomendável mudar a ração de manutenção por uma ração especial para cães esterilizados que evite o aumento de peso e ajude a controlar a sensação de fome. Agora que o seu cão está esterilizado, deve mimá-lo com a melhor alimentação e fazer exercício com ele para prevenir futuros problemas de saúde. E não se esqueça que em TiendAnimal encontrará uma grande variedade de rações formuladas especialmente para cães esterilizados.

Deixe um comentário