Dicas para cuidar do seu animal de estimação durante a época de Natal

, , ,

Durante a épica de Natal, os nossos horários mudam: jantares de família, festas com amigos, visitas em casa, viagens… Toda esta atividade pode ser muito stressante para os nossos companheiros de quatro patas, que não compreendem a razão de tantas mudanças repentinas.

Por isso, devemos tentar alterar o menos possível a sua rotina, porque são as brincadeiras, os passeios e as refeições que organizam os seus dias.

Continue a ler para saber como cuidar dos animais de estimação na época de Natal – não perca este guia para uma época de Natal segura para si e para os seus amigos peludos!

Como cuidar do seu cão ou gato durante a época de Natal

A época de Natal chegou e é altura de festas e diversão! Mas para os nossos amigos de quatro patas, esta época do ano pode ser um pouco stressante. No meio de toda a excitação e azáfama, é importante lembrar-se de como cuidar e proteger os nossos amigos de quatro patas para que também eles possam desfrutar da época ao máximo. Aqui ficam algumas dicas importantes:

Planeie uma rotina regular

As mudanças repentinas de rotina podem ser confusas para os seus animais de estimação. Tente manter a rotina de alimentação, passeios e brincadeiras o mais consistente possível. Isto dá-lhe segurança e estabilidade.

Crie um refúgio seguro

As festas podem ser acompanhadas de ruídos fortes, como o fogo de artifício. Para alguns animais, isto pode ser stressante. Proporcione um local calmo e confortável ao seu amigo de quatro patas, por exemplo, um quarto com uma cama e os seus brinquedos preferidos, onde ele se possa sentir seguro.

Visitas e reuniões familiares

A época de Natal é a altura ideal para passar tempo com amigos, família e entes queridos! Mas para os nossos amigos peludos, as visitas podem ser um pouco stressantes. Uma boa ideia é apresentar os seus convidados um pouco de cada vez antes da sua chegada. Desta forma, eles ficam a conhecê-los.

Crie um espaço tranquilo com as coisas dele numa divisão separada para que ele se sinta seguro e relaxado se ficar nervoso. É também muito importante explicar aos seus amigos como se devem comportar com o seu amigo peludo e pedir-lhes que sejam atenciosos e respeitem o seu espaço.

E não se esqueça de o vigiar para se certificar de que está bem e, quando puder, de lhe dar alguns mimos e carinho para aliviar o stress.

Tenha cuidado ao dar comida caseira

Todos nós gostamos de nos deliciar com a comida durante a época de Natal! Mas tenha em atenção que alguns alimentos típicos do Natal, como o chocolate, as uvas, as cebolas e as nozes, podem ser prejudiciais para os animais. Certifique-se de que os seus animais não têm acesso a estes alimentos e tenha cuidado com os restos que possam cair no chão.

Se quisermos oferecer-lhe algo especial, existem muitas opções nutricionalmente adequadas que o irão deliciar e nutrir sem o prejudicar.

Reduza o seu stress

Se o seu animal de estimação se está a sentir sobrecarregado pelo stress do Natal, existem estratégias que o podem ajudar a manter-se calmo. As feromonas calmantes, que estão disponíveis sob a forma de difusores ou coleiras, imitam substâncias que os animais produzem naturalmente e podem ajudar a criar um ambiente mais relaxante para eles. Se tem um gato, leia o nosso artigo sobre o stress nos gatos: causas, sintomas e tratamento.


Existem também brinquedos interativos concebidos para estimular a mente e relaxar em situações de stress. Procure brinquedos cheios de comida ou que exijam que o animal faça um pequeno trabalho para obter recompensas. Estas atividades não só o mantêm ocupado, como também o relaxam.

Leia mais sobre a estimulação cognitiva e os melhores brinquedos inteligentes para cães neste artigo.

Exercício durante a época de Natal

Apesar da época festiva, é importante não descurar o exercício do seu amigo de quatro patas. Passeios regulares são essenciais para o bem-estar físico e mental do seu cão. Aproveite certas alturas do dia, como o início da manhã ou o final do dia, para passeios mais descontraídos, e evite os períodos mais movimentados do Natal. Para além dos passeios, considere atividades que desafiem o corpo e a mente, como jogos de busca ou brinquedos interativos.

Identificação e microchip

Durante as festividades, as portas podem estar mais abertas devido às visitas de familiares e amigos. Certifique-se de que o seu amigo peludo tem uma coleira com uma identificação atualizada ou, melhor ainda, um microchip. Isto aumenta as suas hipóteses de o encontrar se ele se perder.

Consulte um veterinário se necessário

Se notar alguma alteração no comportamento do seu animal de estimação ou se estiver preocupado com o seu bem-estar durante as férias, não hesite em consultar um veterinário. Este poderá dar-lhe conselhos específicos e, se necessário, prescrever medidas adicionais para garantir o bem-estar do seu animal de estimação.

Cuidados e conselhos para um Natal seguro com o seu cão ou gato

Recomendações especiais para o Natal e o Ano Novo

Festas como o Natal são uma época mágica de alegria e celebração, mas é também uma altura em que precisamos de tomar precauções especiais se vivermos com animais.

Quer saber como garantir um Natal seguro e feliz para o seu companheiro de quatro patas? Não perca estas dicas e descubra como tornar este Natal memorável para si e para o seu fiel amigo peludo!

Evite plantas venenosas

Durante as celebrações do Natal e do Ano Novo, algumas das plantas típicas do Natal e do Ano Novo, como o visco, o azevinho e os narcisos, podem ser tóxicas para os animais. Por isso, é importante mantê-las fora do alcance e considerar opções de decoração mais seguras e amigas dos animais para os seus amigos peludos.

Decorações de Natal seguras

Quando decorar para o Natal, pense na segurança dos animais de estimação. Certifique-se de que as suas decorações são resistentes e não representam um risco de asfixia se o seu animal de estimação as mastigar ou brincar com elas. Além disso, mantenha os cabos elétricos e as velas afastados para evitar acidentes e garantir um ambiente natalício mais seguro.

Cuidado com os doces

Tenha cuidado com o que os seus animais de estimação comem no Natal. As guloseimas de Natal podem conter ingredientes nocivos. Certifique-se de que estes produtos são guardados fora do seu alcance.

Existem alternativas igualmente atrativas, como as seguintes opções especialmente concebidas para cães e gatos durante a época festiva.

Desparasitação

Na época do Natal, a questão da desparasitação do seu cão ou gato torna-se ainda mais relevante, especialmente se estiver à espera de visitas ou se o seu amigo peludo estiver exposto a um ambiente diferente do habitual.

Além disso, é importante prestar especial atenção aos gatos que vivem dentro de casa e que não estão habituados a estranhos. Pode ser suscetível a parasitas que os visitantes possam trazer consigo, o que torna a desparasitação ainda mais importante nestas circunstâncias.

Recomendamos-lhe que consulte a nossa comparação de pipetas, sprays e coleiras antiparasitárias para escolher o método que melhor se adapta ao seu cão ou gato.

Refúgio tranquilo na véspera de Ano Novo

O fogo de artifício e os ruídos fortes na véspera de Ano Novo podem assustar os animais. Crie uma área tranquila em casa com os seus brinquedos favoritos e cobertores para os manter seguros. Pense em manter uma música suave para minimizar o ruído exterior.

Não se esqueça dos seus presentes

Não se esqueça do seu amigo peludo nesta época festiva. Por todo o amor e alegria que lhe dão todos os dias, eles também merecem alguns mimos. Pense em deixar um presente especial para o seu animal de estimação debaixo da árvore de Natal. Pode ser um brinquedo novo, um mimo especial ou qualquer outra coisa que o faça sentir-se amado e especial neste Natal.

Se precisar de mais inspiração, aqui está uma lista dos melhores presentes de Natal para o seu cão.

O que deve fazer se viajar na época de Natal?

Quer opte por levar o seu animal de estimação consigo quando viaja ou deixá-lo ao cuidado de um familiar ou profissional de confiança, o planeamento é essencial para o seu bem-estar e comodidade.

Eis algumas dicas importantes para viajar em segurança e confortavelmente com o seu animal de estimação na época de Natal:

1. Planear com antecedência:
Antes de viajar, faça a sua pesquisa e prepare-se bem. Verifique quais as regras aplicáveis ao meio de transporte que vai utilizar. Algumas companhias aéreas ou meios de transporte exigem documentação específica ou controlos de saúde. Além disso, não se esqueça dos elementos que deve levar na mala para o seu cão.
2. identificação atualizada:
Antes de partir para a sua viagem, certifique-se de que o seu cão ou gato tem uma identificação clara e atualizada para o caso de se perder. Uma coleira com uma etiqueta de identificação ou um microchip é uma medida de segurança adicional.
3. Transporte seguro:
Se viajar de carro, considere utilizar uma transportadora ou um arnês de segurança para o seu cão ou gato. Isto não só garante a segurança do seu cão ou gato, como também evita que ele se distraia durante a viagem. Para mais informações, recomendamos que leia as nossas publicações sobre Dicas para viajar com um gato no carro” e “Dicas para viajar com um cão no carro.
Como proteger e cuidar do seu cão durante a época festiva se estiver a viajar

Se não puder levar o seu amigo peludo consigo nas férias, ou se achar que ele se sentiria mais seguro e confortável sob os cuidados de um profissional, existem creches para cães que oferecem serviços de alojamento e de cuidados de higiene.

Estes canis oferecem frequentemente atividades, socialização com outros cães e um ambiente supervisionado, o que pode ser uma excelente opção se o seu amigo peludo não se adaptar a viajar ou se precisar de cuidar dele na sua ausência.

Aqui pode ler sobre o que é uma creche para cães, que serviços oferece e que vantagens tem.

Medo de sons: fogo de artifício e foguetes

Mas as coisas que mais perturbam os nossos animais durante as férias são as bombinhas, os foguetes e o fogo de artifício. Se for este o seu caso, o melhor que tem a fazer é contactar um profissional desde o início para realizar um programa de dessensibilização. Mas se a época festiva estiver ao rubro e não tivermos resolvido o problema, há muitas outras coisas que pode fazer para minimizar os danos e o sofrimento do seu animal de estimação.

  • Para começar, deve vigiá-lo sempre que o passeia.
  • Nunca o deixe escapar, e é uma boa ideia ter um chip de identificação ligado ao microchip que seja visível a olho nu.
  • Tente não o deixar sozinho em casa quando ele está assustado, porque nós somos a sua referência e o seu conforto.
  • Precisa de um esconderijo, e estar perto dele pode ajudar.
  • Podemos tentar distraí-lo antes que a ansiedade se manifeste, mas uma vez que se manifeste, devemos deixá-lo em paz, não é bom superproteger o animal.

Atualmente, temos muitos produtos disponíveis para o ajudar a lidar com os seus medos:

T-shirts anti-stress para o ajudar a acalmar-se em situações de stress – vista-as antes do início do fogo de artifício.

Produtos calmantes à base de feromonas; recomenda-se que comece a utilizá-los alguns dias antes das férias para que sejam realmente eficazes.

Medicação natural sedativa em casos graves. Consulte o veterinário para o aconselhar sobre a medicação mais adequada.

Em suma, existem muitas opções, estratégias e produtos que podem ajudar a tornar a época de Natal num período feliz também para os nossos animais de estimação. Vamos planear a nossa época de Natal tendo-os em mente para que todos passem uma época maravilhosa!

Se quiser continuar a ler, não perca este artigo que pode interessar-lhe:

Se precisar de algo para o seu animal de estimação, na Tiendanimal queremos ajudá-lo. Encontre a sua loja mais próxima ou se preferir, faça a sua encomenda na nossa loja online especializada em produtos para animais de estimação, e não perca as nossas promoções!

« Anterior

Como saber se a minha chinchila é macho o fêmea?

Os gatos e as janelas

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.