Como saber se a minha chinchila é macho o fêmea?

Descobrir o sexo de uma Chinchila

As chinchilas macho e fêmea são muito similares, à diferença dos ratos, por exemplo. Apesar de que, na maioria dos roedores, os genitais dos machos são mais evidentes, nas chinchilas, no geral, não se aprecia tanto essa diferença.

Devido a que as chinchilas não são os animais tão prolíficos como os ratos ou os coelhos, se desejam que fiquem acompanhadas, mas não queres que se reproduzam, sempre será melhor mantê-las separadas em casais do mesmo sexo. Para isso é crucial a determinação do sexo nas nossas chinchilas.

Como examinar o sexo da minha chinchila

Com as duas mãos, levanta a chinchila no teu colo e coloca-a ao contrário ou em posição vertical com o rabo apoiado. Pede a ajuda de alguém para tranquilizar a chinchila e segurá-la se for propensa a se retorcer demais. Com cuidado, damos uma olhadela à sua área genital, separando suavemente a pelagem com os dedos para poder ver corretamente. Recorda que não gostam de ser manipuladas durante muito tempo, por tanto devemos fazê-lo com firmeza, mas rapidamente.

Na área genital podem ser observadas duas pequenas aberturas. Observamos, na chinchila FÊMEA, que quase não há espaço entre a abertura da vagina e a cavidade anal, isto é, que quase se tocam entre si.

Articulo Junio - Imagen 1

Na chinchila MACHO, contudo, há um pequeno espaço entre o pénis e o ânus. 

Articulo Junio - Imagen 2

Nas chinchilas recém-nascidas pode ser um pouco difícil determinar com precisão o sexo; por isso, a posição mais adequada para determinar o sexo das crias é colocá-las na horizontal, e levantar o traseiro levemente. A seguir, com cuidado, com as patas dianteiras apoiadas, observar a base da cauda. Devemos confirmá-lo passadas umas semanas.

Articulo Junio - Imagen 3

Tu já comprovaste qual é o sexo da tua chinchila?

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

A colocação das plantas no tanque

Dicas para cuidar do seu animal de estimação durante a época de Natal

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.