Necessidades essenciais no alojamento de uma chinchila

Devemos levar em conta que ter um animal sempre carrega uma responsabilidade, por isso aqui detalhamos como satisfazer as necessidades básicas de qualquer chinchila.

Comedouros

As chinchilas adoram se sentar na borda do seu comedouro, por isso o prato de comida da chinchila deve ser suficientemente pesado para que não o derrame enquanto come a sua ração. No caso de que não seja suficientemente pesado, deve haver um sistema de sujeição seguro para evitar que caia e que derrame todo o seu alimento. No mercado existem vários pratos de comida disponíveis, desde os que se sujeitam à parte exterior ou interior da gaiola até os de cerâmica, passando pelos dispensadores automáticos de alimento fresco.

Algumas jaulas de chinchila vêm com um pequeno buraco em alguma lateral para poder posicionar o prato de comida na fenda. Esse tipo de comedouro é bastante prático já que podem ser limpos e preenchidos com facilidade em pouco tempo.

Todos os recipientes de comida devem ser limpos diariamente com uma pequena quantidade de detergente e depois enxaguados a fundo. As chinchilas gostam de comida fresca, por isso os pellets devem ser trocados diariamente. Lembremos que devem ser pellets especiais para chinchila, pois para outras espécies como cobaias ou coelhos podem ter alguns ingredientes que não são bons para nossas chinchilas, los pellets especialmente desenhados para chinchila contêm ingredientes adequados para nossa chinchila.


Suporte de feno

Um suporte de feno do tipo estândar que se sujeita por meio de ganchos dentro da jaula é um bom começo para que uma chinchila tenha acesso permanente a feno fresco de boa qualidade. No entanto, para elas os suportes de feno não são muito essenciais já que adoram espalhá-lo pela jaula. Muita gente coloca o feno sobre estantes, no entanto, isso tem um inconveniente porque ao estar espalhado por todas as partes, tendem a uriná-lo, o que pode ocasionar uma lesão ao patinar e brincar entre as estantes. Além disso, devemos ter em conta que não vão comer o feno que urinam.

Existe uma grande variedade de suportes de feno. Temos de ter cuidado ao escolhê-lo, principalmente se há bebês, já que podem ficar presos no suporte. Os suportes ideais são aqueles tipo grade metálica para que unicamente possam ter acesso ao feno através das fendas, cada vez que queiram comê-lo, o que mantém o resto do feno em uma área contida sem dispensá-lo.


E tu, como cuidas da tua chinchila?

« Anterior

Furões: os melhores animais de estimação

Plantas tóxicas para gatos

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.