Furões: os melhores animais de estimação

Furões: os melhores animais de estimação. Estes simpáticos animais são cada vez mais comuns nas nossas casas; de caráter brincalhão e ativo, é um animal bastante sociável que desfruta a partilhar momentos de brincadeira com os humanos. Têm uma esperança média de vida que ronda entre os 5 e 10 anos, mas podem viver até 12 anos.

Não só são animais sociáveis, mas também muito inteligentes. Sabias que são capazes de aprender o seu nome? Também podem responder ao chamado do seu dono e podem se adaptar a passear com uma trela assim como acontece com os seus colegas caninos e gatunos.

São dorminhocos, por tanto devemos respeitar as suas horas do seu sono que podem ser de até 18 horas por dia! Sabias que costumam dormir com a ponta da língua para fora? É de ficar apaixonado!

Mas assim como acontece com qualquer animal de companhia, devemos ter presentes todos os cuidados e atenções diárias que requer.

Cuidados para um furão doméstico

Como comentamos anteriormente, os furões são parecidos com os seus parentes felinos e caninos em muitas coisas, e uma das obrigações que compartem é a obrigatoriedade de ter passaporte com chip, assim como manter o plano de vacina previsto.

Alimentação específica

Para evitar problemas estomacais e outras dolências, é importante que sigam uma dieta adequada para eles. São animais carnívoros, por tanto a sua alimentação deve basear-se em altos conteúdos de proteína de origem animal mais do que vegetal.

A ração específica para furões é a melhor opção para os nossos pequenos bichinhos, já que dessa forma teremos a certeza de que ingerem diariamente os nutrientes necessários.


Habitat

São muitas as pessoas que optam por ter o furão a deambular livremente pela casa, mas também podemos optar por adquirir uma gaiola de dimensões apropriadas para eles e soltá-los durante algumas horas pela casa para que possam correr e esticar as suas patinhas devidamente.


Não podemos esquecer de limpar a sua gaiola diariamente para evitar os maus odores, incluindo as grades com toalhitas húmidas.

Higiene e limpeza

Seria conveniente realizar banhos periódicos em função do nível de atividade e habitat de cada animal; podemos dar banho a cada 2 semanas aproximadamente ou até 2 meses, quando consideramos oportuno para o nosso amigo. Podes complementar com produtos específicos para prevenir insetos e garantir um ambiente totalmente saudável para ele.


Castração

Como acontece com quase todos os animais de estimação, é conveniente castrá-los se forem estar em casa; mas devemos esperar pelo menos 12 meses antes de fazê-lo. 

Deves prestar especial atenção no verão, já que estes animais são propensos a sofrer golpes de calor; coloca a sua gaiola em um sítio fresco, mas nunca em uma corrente de ar. Podes colocar um pequeno recipiente no seu interior que seja como uma piscina para que possa arrefecer quando considerar necessário.

De qualquer forma, se observas no teu pequeno amigo mudanças de pelagem, perda de apetite, diarreia ou vômitos, procura um veterinário de forma imediata para que te assessore e brinde a assistência necessária.

Os furões, então, são os melhores animais de estimação para ter em casa sempre que se tenham os cuidados básicos. E tu? Tens vontade de ter um furão?

« Anterior

Raças de porcos domésticos

Necessidades essenciais no alojamento de uma chinchila

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.