Raças de porcos domésticos

Existem mais de 100 raças de porcos diferentes que são geralmente classificadas em dois tipos de porcos: domésticos e de quinta. Neste artigo vamos falar sobre os porcos como animais de estimação, caracterizados por serem de menor tamanho; são os chamados mini porcos, mini pigs ou porco anão.

Os porcos domésticos são uma variedade de porco selvagem modificada pelo homem para reduzir o seu tamanho. No entanto, as suas características são praticamente as mesmas que as de outros suínos.

Os porcos têm um corpo robusto e redondo com uma pele grossa. Embora a sua pele seja dura, é muito sensível aos arranhões e magoa-se facilmente. Têm patas curtas e um focinho geralmente comprido. São animais inteligentes, sociáveis e altamente sensíveis. Por outro lado, têm um carácter forte e dominante.

Raças de porcos domésticos

Os mini porcos não foram criados inicialmente para serem animais de estimação, mas para serem utilizados em testes e investigações. No entanto, com o passar do tempo ficaram populares como animais de estimação.

Há aproximadamente 14 raças de mini porcos classificadas em quatro grupos pela Associação Americana de Mini Pigs, segundo a altura e a idade. Para um porco ser considerado um mini porco não deve exceder os 50,8 cm de altura ou os 68 kg de peso quando adulto.

Classificação por altura:

  • Categoria 1: menos de 35,5 cm
  • Categoria 2: desde 35,5 até 40,6 cm
  • Categoria 3: desde 40,6 até 45,7 cm
  • Categoria 4: desde 45,7 até 50,8 cm

Classificação por idade:

  • Jovens: Menos de 16 meses
  • Adolescentes: Entre 16 meses e 5 anos
  • Adultos: Mais de 5 anos

Quais são as principais raças de porcos domésticos?

As seguintes raças são as mais populares, pois há outras que são mais raras ou estão extintas.

Juliana

É possivelmente um cruzamento entre o porco doméstico e o potomochero. Tem um corpo esbelto e atlético, sem abdómen volumoso. Também não tem papada ou dobras de pele. A sua pelagem pode ser de diferentes cores: branco, preto, avermelhado, prateado ou creme com manchas. Tem um peso máximo e altura de 32 kg e 43 cm.

Göttingen

Cruzamento de porcos Minnesota, Vietnamita e Landrace alemão nos anos 60, na Alemanha, para investigar neles. É conhecido pelo pequeno tamanho, com peso de entre 35 e 45 kg. A sua boa saúde faz com que esta raça de porco continue a ser usada na atualidade para a investigação biomédica.

Vietnamita ou barrigudo

Possivelmente, esta é a raça mais conhecida de todas. Muitas pessoas adquirem-no como animal de estimação, pois acreditam que não irá crescer, mas esta raça pode atingir os 136 kg (os exemplares mais pequenos podem chegar a 32 kg). Porém, tem entre 40 e 70 cm de altura devido às suas patas curtas. O corpo é robusto, com uma barriga grande, papada e dobras na cara.

Kunekune

Raça de porco pastoril procedente da Ásia e levada à Nova Zelândia no século XIX. Estes porcos têm o corpo redondo e peludo, com patas curtas, cabeça larga e duas bolas que penduram da mandíbula inferior. Pesam entre 60 e 200 kg e medem entre 53,3 e 76,2 cm. Podem ser de cor preto, branco, bege, dourado, gengibre ou creme.

Iucatã

Vindo da Península de Iucatã no México, caracteriza-se pela ausência de pelos no corpo e pela cor cinza ardósia. O peso fica entre 70 kg nas fêmeas e 83 kg nos machos, com altura média de 57 cm. Têm a cabeça alongada e estreita, com um corpo mais esbelto e pernas mais compridas do que outras raças.

Americano Guiné

Foi desenvolvido no sul dos Estados Unidos há 200 anos a partir do porco Landrace. Normalmente tem pelo preto e mede entre 55 e 68 cm de altura e 117-142 cm de comprimento.

Outras raças de porcos domésticos catalogadas como mini porcos são:

  • Mulefoot
  • Ossabaw Island
  • Meishan
  • Hanford Mini Swine

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Quais plantas não são tóxicas para os cães

Furões: os melhores animais de estimação

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.