Mini pig como animal de estimação

Vais adotar um mini pig como animal de estimação? Vamos partilhar contigo tudo o que precisas saber sobre este simpático animal, as suas caraterísticas, o seu comportamento e tudo o necessário para ser saudável e feliz em casa.

Características do mini porco vietnamita

Os mini pigs adultos pesam entre 40 e 130 kg. Não são porquinhos miniaturas como muitas pessoas acreditam, portanto deves ter em conta o tanto que ele irá crescer quando for adulto. O seu corpo é alongado e gordinho, com uma barriga que pendura. Por outro lado, têm as patas curtas e estreitas, mas com grande força, capaz de suportar todo o seu peso. Estes animais têm muitas dobras e rugas na cara que surgem à medida que cresce.

Podes encontrá-lo em diferentes cores: rosa, cinzento, castanho, preto ou manchados. A sua expectativa de vida é de 15-20 anos.

Como são os porcos vietnamitas como animal de estimação?

Os porcos são animais muito inteligentes e com muita personalidade. São divertidos, curiosos e muito teimosos. Costumam ter muito caráter, mas também uma grande sensibilidade. Além do mais, são bastante exigentes na hora de brincar, pedir carícias ou comida e não duvidarão em chamar a tua atenção para demostrar o que desejam.

A personalidade e o caráter territorial dos mini porcos fazem imprescindível a sua educação. É muito importante educar o teu animal de estimação e ser sempre muito firme com as normas. O reforço positivo mediante guloseimas funciona muito bem com estes animais, já que a comida é a sua perdição.

Apesar de serem teimosos, a sua inteligência lhes permite aprender muito mais rápido, portanto não são difíceis de educar. Deves ter em conta que também precisam ter treinamento constante, caso contrário, eles mesmos tentarão procurá-lo e podem acabar por destruir algo que não deviam.

O que precisa um mini porco animal de estimação?

Como acontece com todos os animais, é muito importante informar-se de quais são as suas necessidades e cuidados antes de adotar um. Muitas das questões que deves ter em conta, por exemplo, são o quanto irá crescer, quantos anos vivem, quando custa a sua manutenção ou se contas com o espaço necessário.

Deves ter em conta que estes animais precisam de uma educação muito firme para conseguir uma boa convivência e que, mesmo que enquanto bebés são pequeninhos e adoráveis, crescerão muito e ocuparão espaço em casa, além de serem mais difíceis de cuidar.

Procura informar-te antes de adotar um, conhece os prós e contras.

Cuidados de um mini pig

Estes animais têm umas necessidades básicas como com qualquer outra espécie. A alimentação, a higiene, a saúde, o exercício e o espaço físico.

Alimentação do mini porco animal de estimação

Os porcos são onívoros, portanto a sua dieta deve estar constituída tanto de vegetais como de produtos de origem animal. Deves ter em conta que são propensos ao excesso de peso, por isso tens de cuidar muito bem a comida que lhes ofereces, assim como a quantidade.

O ideal é oferecer verduras, frutas e um pouco de cereais, além de uma fonte de proteína animal, mas com moderação. A ração para porcos costuma estar desenhadas para que engordem, portanto não é recomendável para animais de companhia. Tampouco é aconselhável dar ração de cão ou gato, pois são altas em proteínas e gorduras. A ração para cavalos pode ser uma boa opção, já que são ricas em fibra e baixas em gorduras.

Podes elaborar uma dieta à base de alface, espinafres, cenouras, maçãs, melancia, mirtilos e ração, além de feno e alfafa. Oferece sempre variedade e não sempre as mesmas frutas e verduras. Incorpora na sua dieta carne ou peixes cozidos uma vez por semana para o aporte proteico. Também podes complementar com massa ou arroz, preferivelmente integrais.

Qualquer alimento processado, rico em açúcares ou sal está proibido, como os doces ou os snacks fritos.

Conhece mais sobre a alimentação dos mini porcos neste artigo aqui. Poderás conhecer a quantidades adequada de comida, todos os alimentos aptos e não aptos e quais são as melhores guloseimas para premiar o teu animal de estimação.

Higiene

Apesar do que muita gente acredita, os porcos são animais muito limpos, similares aos gatos. Não gostam de entrar em contato com a sujidade e não cheiram mau. Por isso, podes ensinar a utilizar uma caixa de areia para fazer as suas necessidades. Esta deve ser grande e com pouca altura e não deves enchê-la de areia e sim de aparas ou granulados para roedores.

Com relação ao banho, é recomendável que seja a cada 3 ou 4 semana para cuidar da sua pele e pelagem.

Saúde do mini pig

Os porcos costumam padecer alguns problemas de saúde como:

  • Obesidade
  • Excessivo crescimento ou fissuras dos chispes
  • Problemas articulares
  • Coxeadura
  • Problemas gastrointestinais
  • Prisão de ventre
  • Prolapso rectal
  • Problemas de pele: secura, descamação, queimaduras solares
  • Tumores: carcinoma, linfoma e linfossarcoma
  • Salmonela

Cuidados veterinários de um mini porco vietnamita animal de estimação:

  • Desparasitação interna e externa a cada 3-6 meses.
  • Corte dos chispes.
  • Limpeza de olhos e ouvidos por excesso de secreções.
  • Vacinação de parvovírus e erisipela.
  • A esterilização é importante nestes animais. Previne o câncer, a mastite e problemas de conduta, como a territorialidade ou a dominância, além de problemas relacionados com o cio.

Exercício

Para cuidar da condição física do teu porco é muito importante que realize exercício físico. Passeia com ele na rua! Adoram fazer longas caminhadas pelo campo e pastar. Mas terás de ter paciência e seguir o seu ritmo, já que costumam ter muita calma.

O exercício diário não só previne a obesidade, mas também é muito bom para o seu equilíbrio mental e para evitar a ansiedade e o stress pela falta de atividade.

Nesse sentido os porcos são bastante parecidos como os cães. Adoram correr no jardim e perseguir uma bola, portanto brinca com ele um momento cada dia.

Espaço adequado para o mini porco vietnamita animal de estimação

O ideal é ter o espaço exterior, seja um quintal ou um jardim, para que possa apanhar o sol, explorar e passear. Além do mais, adoram tomar banho, especialmente de terra, por isso, se tiveres a possibilidade, proporciona uma piscina ou um cantinho na terra para que possa fazer furos e refrescar-se.

Se o teu mini porco animal de estimação for viver dentro de casa, te recomendamos que habilites um quarto para ele, no qual possa se refugiar e ficar confortável e seguro. Dentro dele deve ter uma cama e diferentes brinquedos para se divertir.

Se o teu porco for ficar sempre no exterior, deve ter uma casota coberta de palha para se proteger e não passar frio.

Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Salamandras e tritões: alimentação e manipulação

Chihuahuas

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.