Equoterapia, o que sabe sobre terapia com cavalos?

,

A terapia com cavalos ajuda ao aumento da autoestima, melhoria das capacidades motoras e intelectuais, desenvolvimento da comunicação oral, alívio emocional… Existem centenas de benefícios surpreendentes da equoterapia. Quer saber mais sobre a terapia com cavalos?

A terapia com animais é um campo em expansão onde cães, animais da quinta e até golfinhos se convertem em autênticos terapeutas para pessoas com stress pós-traumático, problemas psicomotores ou depressão, entre muitos outros. Em particular, os cavalos também desempenham um papel fundamental nesta área.

O que é a equoterapia?

A equoterapia é o conjunto de atividades terapêuticas integradas que ajudam positivamente o desenvolvimento cognitivo, emocional e físico. Para a sua prática, é necessário contar com o apoio de profissionais interdisciplinares, na medida em que requer noções equestres, mas também fisioterapêuticas, pedagógicas e psicológicas.

Benefícios da terapia com cavalos

Em primeiro lugar, a natureza dos animais impede-os de produzir julgamentos. Desta forma, é muito mais fácil para pessoas com problemas de comunicação ou adaptação social estarem à-vontade com eles.

Será que existe algo mais gratificante do que conduzir o comportamento de um ser do tamanho e força do cavalo? Aqui estão as principais vantagens da equoterapia.

1- Aumento da autoestima

Guiar um animal da envergadura do cavalo ajuda-nos a confiar mais em nós mesmos, assim como melhorar a nossa atenção e memorização.

2- O respeito pelos animais é incutido

A saber: a relação de confiança entre cavalo e cavaleiro, em ambientes intimamente ligados à natureza, estimula o respeito pela flora e fauna.

3- Ajuda em alterações comportamentais

Acima de tudo, a equoterapia liberta da rotina, permitindo a quem a pratica deixar o ambiente habitual, em comunhão com a natureza.

E ainda…

4- Melhora as capacidades físicas

Receber terapia com cavalos permite desenvolver as capacidades motoras e melhorar a função muscular, Ao mesmo tempo, a coordenação e o equilíbrio também são treinados.

Tipos de equoterapia

Tenha em mente que a equoterapia é uma atividade complementar às já existentes, como fisioterapia ou a terapia ocupacional, e tem tantas variantes quanto os tipos de problemas que existem. Aqui estão os principais. 

1- Hipoterapia

Saiba que a terapia é dividida em dois tipos:
– A passiva, na qual o paciente se adapta passivamente ao movimento do cavalo, aproveitando o calor corporal, o impulso rítmico e o seu movimento. Neste caso, é o terapeuta que orienta o paciente.
– A ativa é centrada em exercícios que visam estimular a função muscular, para além da coordenação e o controle da postura do cavaleiro, que toma uma atitude ativa com o cavalo.

2- Equoterapia social

Potencia a relação afetiva entre o cavaleiro e o cavalo. Desta forma, favorece não só a adaptação social do paciente como estimula as suas capacidades comunicativas.

3- Equitação adaptada

Quando falamos neste tipo de equitação podemos pensar neste desporto no geral, ou seja, a equitação comum, mas adaptada às necessidades específicas da pessoa com deficiência.

4- Terapia ocupacional com cavalos

Aqui aprendem-se cuidados equestres básicos, o que ajuda muito na inserção laboral de quem se aventura nesta área. Algumas atividades neste campo concentram-se por exemplo na higiene do animal, escovagem, como usar os materiais de equitação, etc.

Em conclusão, está comprovado que o cavalo é um animal extraordinariamente inteligente e social. Sem dúvida, que estas qualidades ajudam ao bem-estar físico e emocional duradouro das pessoas que praticam atividades com cavalos. Quer comprovar o que a equoterapia pode fazer por si?

« Anterior

Características da chinchila, como é este roedor?

Como pode ajudá-lo uma creche para cães?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.