Características da chinchila, como é este roedor?

Tem uma chinchila em casa? Chegou o momento de aprender mais sobre a origem deste curioso roedor, bem como as principais características e os cuidados a ter para que a chinchila possa crescer saudável e feliz.

Como são as chinchilas?

As chinchilas têm a sua origem nas áridas regiões montanhosas da América do Sul, embora hoje estejam presentes em muitos lugares da Europa e do mundo. Na verdade, são o animal de estimação perfeito para as crianças, pois são ativas, afetuosas e muito inteligentes.

Ao contrário de furões ou outros animais similares, as chinchilas têm uma esperança de vida longa e podem chegar a viver cerca de 15 anos, desde que recebam cuidados adequados e uma alimentação completa.

São animais noturnos. Por isso, à noite estão ativos, a correr, a trepar e a jogar na sua roda de exercícios, enquanto durante o dia preferem descansar num canto tranquilo. É essencial respeitar a sua rotina e sono, caso contrário podem sofrer de stress ou ansiedade.

Como escolher a gaiola da sua chinchila?

Uma das principais características da chinchila é o seu tamanho, semelhante ao de um coelho pequeno, por isso precisam de uma gaiola grande e espaçosa onde correr, saltar, comer e descansar.

Poderá encontrar gaiolas especiais para chinchilas e até mesmo algumas com diferentes níveis, perfeitas para brincarem e se exercitarem subindo e descendo nas rampas ou escadas.

Saiba que a gaiola deve estar localizada num lugar fresco e seco, pois as chinchilas têm uma pelagem muito macia e abundante, e o calor não lhes dá muita graça. Recomenda-se que a temperatura não seja superior a 25ºC e fique longe de radiadores e correntes de ar.

Não se esqueça de colocar um substrato absorvente no chão, como por exemplo aparas de madeira, e uma cama higiénica, seja de papel reciclado, fibras vegetais naturais (espigas de milho) ou tiras de papel, porque as chinchilas adoram a limpeza.

A alimentação das chinchilas

As chinchilas são animais únicamente herbívoros, por isso a sua alimentação é baseada em três componentes: feno (75%), ração e misturas alimentares (20%) e frutas e legumes (5%). Além disso, são animais com um sistema digestivo muito delicado, por isso, se quisermos mudar a sua dieta, teremos que introduzir os novos alimentos pouco a pouco para que os animais se possam habituar lentamente.

Não se esqueça de colocar água na gaiola, para manter a chinchila convenientemente hidratada.

Se quiser dar guloseimas à sua chinchila, os flocos de aveia ou a fruta desidratada são os alimentos indicados. Mas sempre com moderação, a dieta deve ser baseada nos alimentos descritos acima para que cresça saudável.

Cuidados a ter com uma chinchila

As chinchilas são muito independentes e requerem poucos cuidados. Ao contrário de outros animais de estimação, estes roedores tomam banho em areia para manter a boa higiene e a pelagem em perfeitas condições.

Basta colocar um pouco de areia de banho para chinchilas num recipente e deixar que seja ela a limpar-se a seu gosto. Lembre-se de que nunca deve dar banho à sua chinchila com água ou sabão, porque é altamente prejudicial para a sua pele.

Não se esqueça de lhe proporcionar uma gaiola espaçosa e com acessórios para se manter em forma. As chinchillas adoram subir, correr e saltar, por isso as rodas de exercício são fascinantes para estes animais.

Em conclusão, as características próprias da chinchila fazem dela um animal de estimação independente e fácil de cuidar. São animais herbívoros que só precisam de feno e vegetais para crescer em saudáveis e felizes. Como pode ver, cuidar de uma chinchila é uma tarefa muito simples, ideal para os mais pequenos crescerem com um animal de estimação e aprenderem a ter mais responsabilidade.

« Anterior

Ideal para pessoas alérgicas: cães que não soltam pêlo

Equoterapia, o que sabe sobre terapia com cavalos?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.