O que preciso para ter uma chinchila?

As chinchilas são roedores com hábitos noturnos originários das regiões montanhosas áridas de América do Sul. O seu corpo é relativamente grande, como o de um coelho pequeno, e podem vivem aproximadamente 15 anos se são bem cuidadas.  Podem viver sozinhas com um companheiro do mesmo sexo (para evitar que se reproduzam), são muito ativas e carinhosas se dedicares tempo para domesticá-las. Têm uma pelagem muito abundante, suave e sedosa, por tanto sofrem mais com o calor do que com frio; ficam estressados facilmente e preferem um lugar tranquilo para descansar durante o dia.

Como as chinchilas são inquietas e bastante grandes, precisam de uma jaula de bom tamanho, com 50×70 cm de superfície como mínimo. Se não quiseres ocupar tanto espaço no solo, podes optar por uma jaula com múltiplos níveis unidos por rampas e degraus.  Elas adoram esse tipo de disposição e lhes permite fazer muito exercício. Podes utilizar uma jaula especial para chinchilas ou uma para furões. O melhor material é o metal, pois estas simpáticas criaturas são capazes de roer o plástico com muita facilidade. Coloca um substrato absorvente no piso da jaula, pode ser viruta de madeira, leito higiênico de papel reciclado, de milho ou papel em fitas.  As bandejas de grade metálica dos andares altos são higiénicas, mas podem magoar o pé do teu animal de estimação, por tanto é conveniente cobri-las com madeira ou algum outro material que possas limpar ou substituir facilmente. Coloca a jaula num sítio tranquilo e fresco da casa; recomenda-se que a temperatura não seja maior do que 25ºC.

Estes roedores dormem a maior parte do dia, por tanto precisam de uma casinha de acordo com o seu tamanho para esconder-se e descansar durante as horas de luz. Oferece algum material suave, como feno, papel tissue ou pedaços de tecido para que faça um ninho confortável.

Precisarás uma garrafa de água grande com bico com bolinha de metal. O prato da comida pode ser daqueles que pode ser fixado nas grades, assim o alimento mantém-se limpo, ou um de cerâmica pesado que não se vire.  Deverás limpar diariamente porque muitas chinchilas o utilizam como banho. O feno fixa-se com uma malha de arame tipo porta-alface que evita o desperdício.

Tal e como acontece com outros roedores, as chinchilas precisam brinquedos que possam morder, de madeira ou cartão.  Podes encontrar boas opções entre os brinquedos de madeira para papagaios ou para coelhos e também servem galhos sem pesticidas ou punhados de feno.

A alimentação das chinchilas consiste principalmente no feno de boa qualidade suplementado com uma porção da ração cada dia.  Há muitas guloseimas disponíveis que ajudarão a ganhar a sua confiança, mas não deverias dar mais do que o equivalente a uma colherada por dia porque no geral contêm muito açúcar.

Para manter a sua pelagem sempre perfeita, as chinchilas banham-se em areia.  Coloca uma tigela na jaula com este material que podes conseguir facilmente em lojas e deixa que o teu animal de estimação tome um banho cada vez que quiser.  Isto elimina a oleosidade da sua pele e nunca é necessário dar banho com água. 

Como podes ver, a manutenção de uma chinchila é bastante simples.  Terás de investir um pouco de dinheiro no início para comprar a jaula, mas depois o alimento é económico e poderás desfrutar de um animal de estimação carinhoso por muitos anos. Existem packs económicos para adquirir tudo o que precisas no início e ter mais tempo para conseguir uma jaula de maior tamanho à medida que a tua chinchila cresce.

Dra. Isabel Iglesias

« Anterior

Quais vitaminas precisa o meu coelho

O que preciso para ter um dragão barbudo?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.