Quais vitaminas precisa o meu coelho

,

Sabias que a esperança de vida média de um coelho é entre 5 e 8 anos? Para que o nosso pequeno amigo se encontre em perfeita condição física e tenha um longa e saudável vida do nosso lado, devemos proporcionar uma série de cuidados específicos adaptados às suas necessidades como saber quais vitaminas precisa o meu coelho.

Cuidados básicos para um coelho

Vamos enumerar uma série de cuidados básicos que precisam esses animais desfrutar de uma boa saúde e uma vida feliz.

Alojamento

É fundamental que disponha de uma gaiola ou recinto o suficientemente grande como para que possa albergar lugares de descanso, comida e água e que possa movimentar-se com liberdade. Além disso, o seu recinto deve estar devidamente acondicionado para ser um lar confortável e acolhedor. É recomendável deixar sair da gaiola pelo menos duas vezes por dia, sempre sob supervisão e em um lugar seguro para que o animal possa movimentar-se livremente.

Alimentação

Um dos pilares da sua dieta é o feno já que aporta a fibra que precisam para o seu correto funcionamento gastrointestinal.  A ração para coelhos ajuda a completar a sua alimentação, assim como as frutas e verduras adequadas para eles. (adoram!).  Além do mais, proporcionar um aporte extra de cálcio e vitaminas é básico para que os seus ossos se mantenham fortes e saudáveis.

Limpeza e asseio

Os coelhos precisam ter a sua gaiola em perfeitas condições:  limpa e livre de humidade. Além do mais, em função da raça, precisam ser escovados com frequência para evitar que formem nós no pelo e que se acumule o pelo morto.

Com uma visita ao veterinário periodicamente garantirás que tenha as vacinas pertinentes, assim como as suas revisões em dia.

Vitaminas essenciais para o nosso coelho

Oferecer ao nosso coelho suplementos vitamínicos é essência para manter adequadamente os seus níveis e garantir assim uma boa saúde.

Uma das vitaminas mais importantes e que muitos coelhos domésticos têm déficit é a vitamina D, devido à sua falta de exposição solar. Ao morar em apartamentos, muitos deles não têm contato com o exterior e acabam com déficit desta vitamina.

A falta dessa vitamina afeta a sua capacidade de absorção de cálcio, a correta função cardiovascular e o seu sistema imunológico, pelo que poderiam desencadear o surgimento de algumas doenças.

Adicionar um complemento alimentar de cálcio para que os seus ossos e dentes se mantenham saudáveis e fortes durante muitos anos.

Outros suplementos fortificantes e reconstituintes serão de grande ajuda para garantir uma boa saúde dos nossos pequenos companheiros.

Recorda que se percebes qualquer mudança no comportamento do teu coelho deves acudir rapidamente a um veterinário para ter a certeza que o seu nível de vitaminas seja o correto.

Também podes consultar mais sobre a alimentação dos coelhos neste artigo.

« Anterior

Raiva em cães

O que preciso para ter uma chinchila?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.