Como criar coelhos recém-nascidos

Como criar coelhos recém-nascidos: Se por algum motivo nos vemos na necessidade de cuidar uma ninhada de coelhinhos órfãos, devemos proporcionar uma série de pautas para cuidar destes pequenos amigos no seus primeiros dias e semanas de vida e aqui ensinaremos como cuidar de coelhos que acabam de nascer.

Cuidados necessários para as crias de coelhos

É importante recordar que as mamães coelhas não costumam estar o dia todo pendente das suas crias, e sim realizar os cuidados de forma pontual e distribuir ao longo do dia.

Se além das crias temos a mãe, é importante cuidar dela devidamente e administrar a alimentação adequada para que possa ter suficiente leite para os pequenos.

Se pelo contrário temos apenas as crias, devemos prestar especial atenção a vários pontos:

Alojamento

Devemos criar um “ninho” acolhedor e confortável para os coelhinhos; acolchoar a sua caixa com mantinhas e outros materiais suaves que resultam cálidos para eles. Se fosse necessário, podes introduzir uma pequena manta térmica (aproximadamente 28º) por debaixo da sua mantinha habitual.

Outra recomendação é colocar em lugares apartados do ruído e cobrir a caixa com algum lenço de tecido de fique soltinho de forma que deixe respirar, mas ao mesmo tempo o ninho escuro.

Recorda que é muito importante manter sempre limpa a gaiola e o ninho para que tenha a máxima higiene possível.

Alimentação

Na hora de alimentar as crias, podemos fazer com leite especial para gatinhos; apesar de que as mães coelhas costumam alimentar as crias uma vez por dia, seria conveniente que no nosso caso fosse feito duas vezes por dia. Para administrar o leite, precisaremos empregar um conta-gotas com uma tetina muito pequena e dar as tomas situando o coelhinho na posição horizontal, sobre uma toalha ou outro material suave e macio.

Tão importante como a alimentação é a estimulação; com um cotonete de algodão humedecido com água morna, deves estimular a zona anal e genital. As mamães coelhas fazem isso diariamente para ajudar os pequenos a urinar e defecar. É importante massagear as zonas com a maior delicadeza e suavidade possível.

Uma vez realizado, com outro cotonete de algodão limpo, podemos limpar a cara e ao redor dos olhos com muito cuidado para mantê-los limpos.

Crescimento

À medida que os coelhinhos crescem poderás adicionar mais alimentos para além do leite. Quando contam com umas 4 semanas de vida, já podemos incorporar o feno à sua dieta.

A partir das 4 semanas podemos começar a educá-los. Também terás de levar ao veterinário para as suas vacinas.

É importante consultar com um veterinário se nos encontramos na necessidade de criar coelhos recém-nascidos, já que nos poderá indicar as necessidades especiais com as que podem contar e assessorar-nos sobre todos os procedimentos que devemos realizar.


« Anterior

Os animais de estimação e o frio

O lar da chinchila

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.