Quantos anos vive um coelho?

Alguma vez já te perguntaste quantos anos vive um coelho? Como posso melhorar a expectativa de vida de um coelho doméstico? Estes particulares e encantadores animais são uma das espécies domésticas preferidas das pessoas.

Apesar de parecerem animais muito independentes, a verdade é que são muito tímidos e sensíveis à aproximação humana. Através desta leitura vamos esclarecer qual é a média de vida de um coelho e algumas características deste simpático animal.

Média de vida de um coelho

A média de vida dos coelhos vai depender em grande parte da espécie, já que existe uma extensa variedade delas. Um coelho comum pode viver entre 3 ou 4 anos. Isto se deve a que ao estar em liberdade tem mais riscos de enfrentar doenças, predadores ou inclemências climáticas. Por isso, é difícil encontrar coelhos em liberdade que superem essa idade.

Quantos anos vivem os coelhos domésticos? 

Os coelhos domésticos podem viver até 8 anos, mas em função dos cuidados que tenham, podem prolongar a sua expectativa de vida até os 10-12 anos. Isto depende do tipo de alimentação, acompanhamento veterinário, exercícios, higiene e se é feliz no seu entorno.

Outro fator muito importante no desenvolvimento e na qualidade de vida dos coelhos é o trato que recebem por parte dos humanos desde que são pequenos. Estes animais precisam de afeto, cuidado e carinho para se sentirem seguros e felizes.

O mais recomendável é tratá-los com amor, sem gritos, porque não entendem se fazem algo mal; caso contrário, vão se sentir mais nervosos.

Espécies de coelhos e expectativa de vida 

Para saber quantos anos vive um coelho, devemos levar em conta a qual espécie ele pertence:

  • Coelho polonês: expectativa de vida entre 5-7 anos. 
  • Coelho americano: ao redor dos 10 anos. 
  • Coelho anão: podem chegar a viver até os 8 anos. 
  • Coelho da Nova Zelândia: 5-7 anos. 
  • Coelho cabeça de leão: vivem entre 7-10 anos. 
  • Coelho Rex: vivem entre 8 e 11 anos. 
  • Coelho-europeu: 7 a 10 anos. 
  • Coelho holandês: até os 10 anos. 

Reprodução dos coelhos

As fêmeas podem começar a se reproduzir a partir dos 4 meses de idade. A gestação dura 32 dias e costumam ter entre 4 e 12 crias. Além disso, a fêmea pode se reproduzir várias vezes por ano.

Conselhos para prolongar a expectativa de vida de um coelho

Ter um coelho como animal de estimação não é tão fácil quanto parece. Se estiveres a pensar qual é o tempo de vida de um coelho e te preocupa a expectativa de vida dele, recomendamos que sigas uma série de cuidados para que viva melhor e por mais tempo:

  • Alimentação: Proporcionar uma dieta adequada é a chave para prolongar os anos de vida destes animais. Os coelhos são herbívoros, ou seja, somente devem ser alimentados com alimentos de origem vegetal como feno, palha, folhas, cenoura, beterraba, acelga, alcachofras, aipo etc.

    Mesmo assim, oferecer aos coelhos alimentos ricos em fibra é ideal para evitar diarreias, doenças dentárias, obesidade e outros transtornos no aparelho digestivo.
  • Atividade física: Os coelhos devem se exercitar todos os dias, o que é fácil porque gostam de pular, correr e brincar. É recomendado fazer uma pequena pista de obstáculos para que o coelho se divirta enquanto faz exercícios.

    Além disso, se moras em uma casa com jardim, é recomendado habilitar um espaço para o coelho. Este deve ter um pouco de sombra e estar cercado para que o animal possa correr com liberdade, mas de forma segura.

    Se não contares com um espaço aberto no teu lar, podes integrar um espaço no salão ou em um quarto, onde o coelho possa brincar e se mover com mais conforto. Em Tiendanimal podes encontrar coelheiras desenhadas para este fim.
  • Evitar mudanças bruscas de temperatura: Se estiveres preocupado com quantos anos um coelho vive, deves saber que as mudanças bruscas de temperatura podem ser muito prejudiciais para a sua saúde: protege-o de altas temperaturas e das correntes de ar.

    Quando há mudanças de estações, no geral, os coelhos mudam de pelo, processo que permite que estes animais se adaptem a novas condições climáticas. É recomendado escovar o coelho com periodicidade para ajudá-lo a eliminar o pelo que está a mudar. Isso deve se realizar pelo menos três vezes por dia, durante essa etapa.

    Durante este período de troca de pelo, é importante ficar alerta se perceberes alguma falta de pelo no coelho. Se a sua pele está cor-de-rosa e com pelugem, não tens que te preocupar, mas se o animal coçar a zona onde falta pelo, o melhor é levá-lo ao veterinário.
  • Higiene: Caso não saibas, a higiene também influencia em grande medida no tempo de vida de um coelho. É um aspecto muito importante ao cuidar destes animais e que nunca deve ser deixado de lado. A higiene da casa e da gaiola influencia de forma direta na sua qualidade de vida. Se não mantiveres uma higiene constante, é possível a aparição de insetos, doenças, parasitas e queda no estado de ânimo do coelho.
  • Vacinas: No geral, o mais recomendável é que o coelho não saia de casa. No entanto, se vive em estado de média liberdade e tem contato com a natureza, é necessário que seja seguido um calendário de vacinação para evitar o desenvolvimento de doenças graves, que podem influenciar no tempo de vida de um coelho.
  • Companhia: Se o teu coelho tem companheiros em casa, como cães ou gatos, é uma excelente ideia que possam se relacionar. O mais importante é que se deem bem, já que isto vai ajudá-lo a se manter ativo e feliz quando não estiveres em casa.
  • Jogos: Isto os faz ficarem com bom ânimo, mas deves ser cuidadoso ao brincar com eles. Realiza jogos com o animal que não demandem um grande esforço para ele. Cria vínculos afetivos com o teu coelho e momentos de diversão com este animal tão amoroso.

Lembra que na nossa seção Especial Coelhos vais encontrar tudo o que precisas para o cuidado do teu pequeno: comida, feno, snacks, gaiolas e produtos de higiene e saúde. Que não reste dúvida de que a resposta para “quantos anos vive um coelho” está muito relacionada com os cuidados e a atenção que lhe proporcionares.


Ajudante Técnico Veterinário especializada em etologia canina. Tiendanimal me permite trabalhar no que mais me apaixona: o mundo animal. Consigo conciliar o meu trabalho com voluntariados em protetoras, santuários, reservas e qualquer evento ou atividade relacionada. Tenho participado de diversos seminários e cursos relacionados com a educação canina, as aves, a primatologia e muito mais. Desfruto a aprender cada dia mais destes incríveis companheiros com os que temos a sorte de conviver.

« Anterior

Frio em cães: aprende a detectá-lo e preveni-lo

Como tirar as pulgas de um gato?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.