O que comem os coelhos?

Os coelhos tornaram-se um dos nossos animais de estimação preferidos, já que são meigos e adoráveis. Além disso, são ideais caso estejas à procura de um animal dócil e pequeno que não ocupe muito espaço, e te faça companhia e seja fácil de cuidar. Os coelhos são perfeitos para que as crianças aprendam a cuidar dos animais e adquiram mais responsabilidades, vão desfrutar destes pequenos animais ao mesmo tempo em que aprendem e amadurecem.

Mesmo sendo animais que não requerem cuidados especiais, continuam sendo seres vivos, e por tanto têm umas necessidades às quais devemos atender. Um dos fatores que pode necessitar a tua atenção em maior medida é a alimentação, por isso devemos saber o que comem os coelhos. Precisas procurar a dieta que melhor se adapte ao teu peludo para que tenha uma vida longa e saudável.

Os coelhos têm dois pares de incisivos superiores que crescem rapidamente, e precisam comer regularmente para que se possam desgastar. Quando recebas este animal de estimação em tua casa, é importante que o leves ao veterinário para que realize um check-up e te recomende diferentes alimentos que possam favorecer o seu crescimento e a sua saúde. É necessário que o teu coelho coma umas duas vezes por dia com uma dieta equilibrada à base de feno, ração, legumes e fruta. Não é recomendável alimentá-los somente à base de ração em excesso, já que podem desenvolver obesidade. Além de saber o que comem os coelhos, também tens de saber que deves dar-lhes constantemente água limpa e fresca para que possam hidratar-se.

Ração, legumes e comida para coelhos

Estes animais são herbívoros, por tanto alimentam-se principalmente de vegetais. Se quiseres saber o que dar de comer ao teu coelho quando tem fome, um dos principais alimentos para a sua dieta é o feno. Ajuda-lhes a desgastar os dentes e favorece o seu sistema digestivo. Outros dos alimentos que comem os coelhos são os legumes e hortaliças como acelga, aipo, canônigos, rúcula e, como todo o mundo sabe, as cenouras, que resultam deliciosas para estes divertidos animais de estimação.

Deves ter cuidado, porque nem todos os legumes fazem bem aos coelhos. Evita dar-lhes cebola, alho, couve-flor ou batatas, além disso, tenta não abusar das frutas, já que têm altas quantidades de açúcar e muita quantidade pode resultar prejudicial para a sua saúde.

O ideal é que sempre que introduzas um novo alimento na dieta do teu coelho lhe ofereças primeiro uma pequena quantidade, assim poderás comprovar se ele gosta e se não lhe fazem mal. É importante que tenhas em conta que um cambio brusco na alimentação pode provocar problemas digestivos e fezes moles.

Outra das coisas que os coelhos comem é ração especializada para coelhos. Normalmente são ricas em fibra e nutrientes que ajudarão a que o coelho tenha uma dieta saudável e equilibrada. É necessário que estes animais consumam fibra para evitar que tenham problemas gastrointestinais e para que possam reforçar as suas defesas. Além disso, as crias necessitam de uma quantidade extra de proteína para favorecer o seu crescimento. As rações especiais para crias de coelho proporcionam essa quantidade extra, além de muitos outros nutrientes.

Em Tiendanimal dispomos de um amplo catálogo de alimentos e comida para coelhos para que lhe proporciones ao teu pequeno uma saúde de ferro. Temos rações especializados para diferentes tipos, tamanhos e idades de coelhos de uma grande variedade de ingredientes e sabores. As rações de Tiendanimal procuram proporcionar ao teu coelho todos os nutrientes necessários para que tenha uma vida saudável, feliz e longa.

Se o teu coelho tiver uma dieta equilibrada e tem uma grande vitalidade e energia, podes dar-lhe de vez em quanto algum atrativo capricho para surpreendê-lo e completar ainda mais a sua dieta. Os snacks, as saborosas guloseimas e as deliciosas barritas de sementes assadas (elaboradas com legumes naturais) são outro alimento complementar que comem os coelhos a diário. Estes deliciosos prémios proporcionam ao teu coelho uma ração extra de nutrientes e vitaminas, e ele desfrutará muito dos seus diferentes sabores. Que melhor modo de premiar o teu querido coelho que com os Snabbles de cenoura ou uns deliciosos Loloburguers? E tu? O que dás normalmente de comer ao teu coelho?

« Anterior

O meu pássaro é fêmea ou macho?

Raças de cães tranquilos: tudo o que deves saber

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.