O meu pássaro é fêmea ou macho?

Tens dúvidas sobre o sexo do teu canário, papagaio ou pintassilgo? Precisas de ajuda para averiguar se é fêmea ou macho? Não te preocupes! Conhecer o sexo de um passarinho é uma tarefa complexa à primeira vista e mesmo os especialistas às vezes têm dúvidas para determiná-lo.

Porque é tão difícil? Para começar, algumas espécies em concreto têm o que se conhece como “dimorfismo sexual”, quer dizer, apenas existem diferenças entre as fêmeas e os machos. No entanto, existem técnicas para diferenciá-los e a seguir oferecemos-te alguns conselhos muito úteis para conseguir distinguir o sexo de certos pássaros:

  1. Quando as aves atingem a maturidade, muitas apresentam diferenças morfológicas, geralmente:

Macho: esbelto, atlético, postura mais erguida

Fêmea: pequena, corpo arredondado, cabeça arredondada

  1. A cor da plumagem pode também indicar se é um macho ou uma fêmea, como no caso de alguns tipos de canários.
  2. Nos casos de dimorfismo sexual, podemos reparar na cor da cera, que é a membrana que cobre os orifícios nasais. Se for um macho, esta zona será azul ou, em alguns casos, rosada. Pelo contrário, nas fêmeas será castanha ou branca. A época ideal para vê-la melhor é a temporada de cria, que começa no final do inverno ou no início da primavera, segundo o clima da região.
  3. Observar a zona da cloaca nos canários: coloca-os com suavidade de pernas para o ar e sopra para afastar a plumagem (podes também humedecer um pouco a zona para veres melhor). Este método não é fiável se os canários ainda não são sexualmente maduros. Se for o caso, no canário macho poderemos ver uma pequena protuberância. Isto é observado muito melhor na época de cio e poderá diferenciar-se mais facilmente. No canário fêmea a barriga tem forma de pera mais lisa, onde não aparece nenhuma protuberância.
  4. Os machos têm o canto melodioso típico desta ave. Assim tentam cortejar as fêmeas a cantar dentro das gaiolas, enquanto as fêmeas limitam-se quase exclusivamente a piar. Para potenciar o canto é necessário separar os canários em gaiolas individuais e ver o seu comportamento.

Estas dicas podem servir para te orientares ou teres uma possível ideia, mas a fiabilidade é limitada. Por este motivo, se quiseres ficar totalmente seguro do sexo do teu pássaro a opção mais fiável é fazer um teste de sexagem mediante DNA.

O que é o método de sexagem por DNA?

Muito simples. Trata-se de uma análise inovadora baseada no estúdio do DNA do animal através do qual determinamos o sexo com uma fiabilidade de 98%. Além de ser uma forma rápida, económica e segura, o animal não sofre qualquer dano em nenhum momento.

Na TiendAnimal dispomos deste inovador método para o qual simplesmente são precisas duas penas da tua ave. Podes solicitá-lo aqui.

A forma na que as penas são extraídas para a sexagem de aves é muito importante. É preciso tirar as penas diretamente do pássaro, não são válidas as que já caíram porque devem conter certo número de células e elas ficam no extremo da raiz da pena. A forma de conseguir as penas é muito fácil e não é doloroso para o animal.

Esperamos que estas técnicas sejam úteis para determinar o sexo dos teus pássaros. Se tiveres alguma dúvida, pergunta-nos!

Fonte das fotos: comocuidaranimalesdomesticos.blogspot.com.es

« Anterior

Doenças mortais em cães

O que comem os coelhos?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.