Doenças mortais em cães

Dá uma olhadela em algumas das doenças mortais em cães mais comuns.

Parvovírus

Este vírus ataca o sistema digestivo, e os seus sintomas são vómitos e diarreia com sangue e muito líquida, e, além disso, com uma dor muito desagradável. Os cães que sofrem desta doença têm uma dor muito forte no abdome e intestino.

Como já deves saber, a diarreia severa pode provocar desidratação, por tanto deves levá-lo ao veterinário urgentemente. Se for um cachorro é ainda mais perigoso, de modo que ante a mínima suspeita não duvides em levá-lo ao um especialista.

A vacinação é o principal remédio para não sofrer esta doença.

Cinomose ou esgana

Esta doença é muito perigosa, e os cães que conseguem sair dela costumam ficar com sequelas a nível neurológico. Os cães afetados por esta doença sofrem debilidade, uma perda do ânimo importante e falta de apetite, além disso, produzem uma secreção verde nos olhos.

Com o avanço da doença, o animal sofre um deterioro geral, e pode chegar a ter contrações musculares involuntárias nas extremidades e na cara, e até mesmo chegam a perder o controlo da área do quadril. A vacinação sistemática é a prevenção mais recomendada pelos especialistas, assim como que o animal viva em um ambiente limpo.

Coronavírus

Esta doença afeta o intestino delgado e os seus sintomas são vómitos, diarreia e falta de apetite. Os cachorros são particularmente vulneráveis a esta doença e, além disso, faz com que sejam mais propensos frente a doença parvovírus. A convivência com estas duas doenças costuma ser, lamentavelmente, letal. Não duvides em levar o teu animal de estimação ao veterinário ante qualquer sinal.

O modo de contágio mais comum costuma ser as fezes. E, mais uma vez, as condições higiênicas são fundamentais para prevenir a sua aparição.

Leptospirose

Os rins e o fígado são os órgãos mais afetados por esta doença. Pode causar a morte em questão de horas por choque, é muito perigosa. Os sintomas são: dor muscular, vómitos, perda de apetite, diarreia e febre.

Além das vacinas, tenta evitar que cheire a urina de outros cães, por é um modo de contágio frequente. No entanto, a leptospirose também pode contagiar-se por contato indireto. Muito cuidado com esta doença, porque podem contagiar-se as pessoas.

Doenças mortais em cães contagiosas

Como já deves ter visto, alguns problemas que a principio não deveriam supor um problema grave, como diarreia ou vómitos, podem ser sintomas de doenças importantes. Por essa razão, não duvides em levar o teu animal de estimação ao veterinário ante qualquer sinal de alarme, quanto antes for detectada a doença, melhor.

Algumas das doenças mortais em cães, mencionadas anteriormente, são, além do mais, altamente contagiosas, como acontece com a parvovírus, esgana ou coronavírus. Recorda que na maioria dos casos uma vacina a tempo pode salvar a vida do teu melhor amigo, e que as condições higiênicas influenciam notavelmente. O contato com cães infetados é igualmente perigoso, por tanto deves evitá-lo a todo o custo. Se tiveres mais dúvidas sobre o plano de vacinação do teu animal de estimação, consulta o nosso post.

Conhecias todas estas doenças? O teu animal de estimação já sofreu alguma delas? Partilha com Tiendanimal a tua experiência, será muito útil para os demais leitores!

« Anterior

Ainda não tens um cão?

O meu pássaro é fêmea ou macho?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.