Ainda não tens um cão?

Estás a pensar seriamente em ter um cão? Se nunca tiveste um, recomendo-te esta experiência maravilhosa, porém tens de ter certeza de que tens espaço suficiente e tempo para lhe dedicar. Se moras sozinho em um apartamento e trabalhas o dia todo, talvez deverias considerar ter um gato, ou melhor, um bonito urso de peluche.

Há algumas questões que deves avaliar antes de decidir adotar um cão.

  •         Económica: ter um cão implica uma quantidade de gastos fixos que deves somar ao teu orçamento. Pensa que deverás alimentá-lo, vaciná-lo, terás que fazer alguma visita eventual ao veterinário, que aliás pode recomendar esterilizá-lo. Algumas raças requerem banhos e cortes de pelo mais ou menos frequentes. Se costumas viajar, deves pensar no custo de levar o teu animal de estimação contigo ou contratar alguém para que cuide dele enquanto estiveres fora.
  •         Tempo e energia: todos os cães precisam se exercitar ou passear uma ou duas vezes por dia, pelo menos 30 minutos cada vez. Também deverás separar tempo para educá-lo, levá-lo ao cabeleireiro ou ao veterinário.
  •         Mudanças na rotina: receber um cão em casa é muito parecido ao que ocorre quando chega um bebé, porém em menor escala. Os cães podem ficar doentes, podem sujar o tapete ao voltar de um passeio, soltam pelos, adoram morder as pernas das cadeiras, sem falar de como gostam de saborear sapatos novos.

Todas essas considerações podem ser resumidas numa pergunta: estou disposto a renunciar a essas coisas para ter um cão? Para a maioria dos orgulhosos donos estes sacrifícios não são nada comparado com a satisfação que lhes proporciona conviver com um companheiro tão fiel, alegre e divertido.

« Anterior

Adestramento com clicker

Doenças mortais em cães

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.