Adestramento com clicker

O adestramento com clicker é uma forma de ensinar os animais baseada na teoria de reforçar os comportamentos corretos e premiá-los logo a seguir. As condutas adequadas são sinaladas mediante o uso do clicker no momento exato em que se produzem. Esta forma tão clara de comunicação e o reforço com prémios são uma maneira humanitária, efetiva e segura de ensinar ao animal a realizar qualquer ação dentro das suas capacidades.

Como funciona o clicker para cães?

O clicker é um dispositivo muito simples; trata-se de uma caixinha com uma peça metálica no seu interior que produz um som de “click” caraterístico ao pressioná-la. O adestramento com clicker tem a vantagem de que é um som ao qual o animal não está acostumado e que não irá ouvi-lo em outras circunstâncias, por tanto é fácil que aprenda que cada vez que o escuta é porque fez algo correto e receberá um prémio. Além disso, é melhor do que a palavra porque pode ser acionado no instante preciso em que se produz a ação e assim resulta mais claro para o cão o porquê de estar a receber um prémio. O som do clicker não varia nunca nem tem significados diferentes, como as palavras, de maneira que a mensagem é mais simples e clara para os animais. Sempre que o escutam significa o mesmo: bom trabalho, receberás um prémio.

Com o adestramento com clicker o animal aprende muito rápido a relação entre um comportamento adequado, o som do clicker e o prémio imediato. O seguinte passo é que procure repetir a ação para escutar novamente o som e a sua consequência agradável.


O que se procura com o adestramento com clicker?

A diferença dos métodos de adestramento tradicionais, neste caso procura-se primeiro conseguir a ação e fixá-la para logo depois dar-lhe um nome. Por exemplo: o cão primeiro aprende a se sentar ou o cavalo a levantar uma pata e, logo depois se adiciona a ordem verbal de “sentado” ou “acima”. Logo se pratica a sequência ordem-ação-clicker-prémio. Neste momento do adestramento o animal apenas escuta o click se realizar a ação depois de receber a ordem correspondente. Se o animal não cumprir com a ordem, o adestrador não assume que está a desobedecer, mas se pergunta se o animal entendeu bem a ordem em qualquer contexto ou situação e se a recompensa é o suficientemente atrativa. Uma vez analisado isto no adestramento com clicker realizam-se as correções necessárias para que a ordem seja compreendida e o prémio interessante.

Quando o adestrador consegue que o animal responda à ordem de maneira constante, já não é necessário o reforço do clicker. No início continua-se com a recompensa e logo diminui gradualmente até que o prémio seja uma carícia ou uma palavra de apoio. Também é importante premiar comportamentos com a consequência que o animal procura; por exemplo, se ficar sentado em silêncio na frente da porta, abre-a para que possa ir ao quintal. Neste momento já podes passar a ensinar o próximo comando com o uso do clicker e dos prémios.

Por que é tão efetivo o adestramento com clicker?

Este método foi utilizado muito nos Estados Unidos nos anos sessenta para adestrar delfins, já que era necessário que aprendessem truques sem usar a força física como castigo. Desde então foi utilizado com êxito para diferentes espécies de animais domésticos ou selvagens, grandes ou pequenos, jovens ou adultos, gatos, aves, coelhos, ratos, etc. O adestrador que consiga compreender o modo em que opera este método tem a capacidade para analisar um comportamento e idear a maneira de ensinar qualquer conduta que o animal esteja capacitado mental e fisicamente para realizar.

O adestramento com clicker é tão efetivo porque, ao suprimir os castigos, o animal se sente mais seguro e contento, confia mais no seu treinador e entende melhor o que se espera dele.

Se este sistema de adestramento baseado em prémios e sem castigos te interessa, não duvides em ler algum dos numerosos livros que foram publicados ao respeito, assim poderás colocar em prática com o teu animal de estimação e verificar a sua efetividade. Conseguirás uma relação mais fluída e divertida com o teu amigo, cheia de momentos gratificantes para ambos.

« Anterior

A higiene do cão

Ainda não tens um cão?

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.