A higiene do cão

,

O cuidado da higiene do cão inclui manter os seus olhos, ouvidos, pele e manto limpos. Dar banho e escovar o pelo são uma boa rotina para estabelecer com o teu animal de estimação, não só porque o mantêm livre de nós no pelo, mas também porque ajudam muito para que a sua pele e pelo estejam limpos, bonitos e livres de problemas. É também uma excelente oportunidade para controlar a sua pele, por se aparecerem anomalias (como vultos, erupções cutâneas, carraças ou feridas). Por outro lado é um momento agradável para o cão e para ti e uma oportunidade para desfrutar juntos.

É uma boa ideia reunir todos os materiais que precisam em uma caixa para ter sempre tudo a mão. Para manter a higiene do cão precisas uma escova ou pente adequado para o pelo do teu animal de estimação e um par de tesouras sem ponta para os cães de pelo comprido. Podes incluir um alicate para cortar as unhas se tiveres coragem de utilizá-lo.

O banho do cão

Os cães precisam um banho de vez em quando, mas nunca mais do que uma vez por semana. A frequência dos banhos vai depender se o cão vive dentro ou fora da casa, a sua pelagem, se sobe nas camas, etc.

Um cão saudável pode utilizar qualquer champô para o banho. Há especiais para diferentes cores de pelo, com perfume, com desparasitantes, com amaciador para facilitar o processo de escovar, com abrilhantadores e muitas mais opções. Para que a higiene do cão e a sua saúde seja ótima, quando utilizares um champô por primeira vez sempre observa que não lhe provoque alergia (comichão, pele avermelhada, oleosidade ou ressecamento do pelo).

Se utilizares uma banheira é melhor não enchê-la, e sim deixar a água correr sem tampar, pois a maioria dos cães se resiste a afundar-se na água. É conveniente usar uma mangueira para poder molhá-lo onde tu desejares sem ter que forçá-lo a ficar debaixo da água da torneira.

Se deres banho no teu cão no inverno deves ter cuidado para que não apanhe frio, seca-o bem, e se for possível com um secador e não deixes que passe a noite húmido porque pode adoecer, principalmente se for de tamanho pequeno ou cachorros e idosos porque perdem mais calor. Para que seja mais simples a higiene do cão, recorda que podes levá-lo a um profissional que o devolverá totalmente seco, escovado e perfumado.

Escovar o cão

Todos os cães precisam escovar de vez em quando, mais ainda os de pelo curto. Isto ajuda a desprender os pelos soltos e opacos e as células mortas da pele. A frequência vai depender do manto e dos costumes do cão, por exemplo, se ficar solto no campo precisará escovar mais frequentemente que se estiver em um apartamento.

Se acabares de dar-lhe um banho ficará muito mais giro se o escovares enquanto o secas com um secador de cabelo.

Para que esta parte da higiene do cão seja realmente agradável e não uma luta tens que acostumá-lo desde cachorro. Nesta idade podes introduzir a escova como um mimo, colocando especial atenção em que seja como uma brincadeira agradável. Usa uma escova suave e começa com sessões de poucos minutos em algum momento em que esteja relaxado, pronto para dormir. Assim conseguirás que associe o momento de escovar com o relax.

Começa por pentear o seu lombo, abdome e debaixo do pescoço e logo avança a zonas mais desconfortáveis como as patas, orelhas e cara. Sempre aos poucos. Toca os seus dedos, as orelhas, o rabo para que quando for mais velho não lhe incomode. É imprescindível que se acostume desde cachorro para manter a higiene do cão no futuro. Nunca o repreendas nestes momentos de aprendizagem, fala com suavidade e podes também dar-lhe alguma recompensa ao terminar.

Outras partes importantes da higiene

Enquanto o penteais revisa os seus ouvidos, não devem ter odor desagradável, secreções abundantes ou o conduto auditivo vermelho. Também observa os seus olhos para ver se tem remelas, as córneas opacas ou as pálpebras irritadas. Existem limpadores de ouvido e de olhos específicos para os animais com os que poderás mantê-los limpos e saudáveis.

Os cães com pelagem dupla, como os collies ou o pastor alemão, requerem que o ato de escovar seja cuidadoso para retirar todos os pelos soltos. Com uma mão abres a pelagem e com a outra passas a escova desde a pele em direção aos extremos dos pelos.

Para a boa higiene do cão também é importante desfazer os nós, pouco a pouco e com muita paciência. Podes abri-los com uma tesoura e usar um pouco de óleo ou amaciado para o cabelo. Em ocasiões terás que cortá-los desde a base do pelo. Também podem servir de ajuda os nossos corta-nós.

Se encontrares pulgas ou carraças consulta com o teu veterinário para que te diga qual produto usar no teu cão. A partir dos 2 meses o mais efetivo são as pipetas que são colocada no lombo a cada 30-60 dias.

Uma vez que tenhas dado um banho e escovado o pelo do teu cão já estão prontos para dar uma volta e exibir-se pelas ruas.

« Anterior

A alimentação do gato

Adestramento com clicker

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.