Como começar a cuidar de um coelho anão

,

Bonitos, divertidos, carinhosos… e bastante delicados! Sabe quais são as dicas da sua alimentação ou quando devem comer? E como escolher a sua gaiola? E como cuidar do seu pêlo e da sua dentição? Em seguida damos-lhe todas as dicas para cuidar de um coelho anão. Por isso, acompanhe-nos!

Todos os detalhes do coelho anão

Orelhas curtas e arredondadas, nariz liso, tamanho pequeno e pêlo muito macio de aspeto físico. Carinhoso, dócil, sociável, pacífico e caráter amigável de comportamento. Assim é o coelho anão.

Embora não tenha problemas de comportamento, não gosta da solidão e é um pouco nervoso, por isso precisa de um bom ambiente em casa para não desenvolver comportamentos indesejados causados pelo medo ou a agressividade.

Apesar de não precisarem de demasiados cuidados, há um que é fundamental para um coelho é sair da sua gaiola um pouco todos os dias para evitar que sofram stress. Além disso, podem aprender pequenas ordens se forem ensinados desde muito pequenos.

O que necessita para cuidar de um coelho anão

São animais dóceis e fáceis de manter, por isso para cuidar de um coelho anão, além de cuidados veterinários, alimentação e carinho, só precisará levar em conta algumas dicas importantes para garantir o seu bem-estar:

  • Gaiola. Não, não vale qualquer uma! Certifique-se de que não tem as barras cobertas de plástico para evitar que o seu animal de estimação as roí. Em relação ao tamanho, sim, importa! Se vai ter uma, o ideal é uma gaiola com um tamanho mínimo de 90x60x50 cm. Mas quanto maior, mais espaço e mais confortável vai o coelho anão sentir-se. Além disso, também é importante que o coloque num lugar tranquilo, longe das correntes de ar ou que lhe dê o sol.
  • Alimentação. Cuidar de um coelho anão requer saber que têm um sistema digestivo delicado e tendência à obesidade, por isso deve prestar muita atenção à sua dieta. 80% deve ser feno e os outros 20% ser compostos de ração especial para coelhos, verduras e frutas permitidas.
  • Pêlo. Nunca deve ser cortado, mas é importante escovar o pêlo ao menos uma vez por semana. Desta forma elimina nós e evita que o coelho os engula enquanto mantém a sua pelagem macia, brilhante… e saudável!
  • Higiene. São animais muito limpos, por isso não precisa nem deve dar-lhes banho. Se estiver muito sujo pode lavá-lo com água, embora deva secá-lo muito bem, tomando cuidado especial nas dobras da barriga e genitais. Se notar que o seu pêlo apresenta calvície, caspa ou não é brilhante, vá a um veterinário (especializado em animais exóticos) para avaliar se sofre de alguma doença.
  • Para roer. O coelho necessita roer com frequência para desgastar os dentes. Recomenda-se fornecer-lhe pedaços de madeira não tratada, papelão ou galhos de árvores (podem ser frutais, mas nunca cedro que é venenoso).


A adoção de um coelho, passo a passo

As pequenas crias de coelho desmamam entre as seis e oito semanas de vida, de modo que é a idade ideal para adotar um coelho anão, uma vez que já pode alimentar-se por conta própria.

No entanto, se quiser dar a uma segunda oportunidade a um coelho que foi abandonado e escolher um final feliz para uma história triste, pode sempre optar pela adoção. Há muitas associações que cuidam deles até alguém os adotar.

Se escolher esta opção, entregar-lhe-ão um exemplar vacinado e com chip em seu nome que pode ser um grande companheiro por muitos anos. Adotar um animal de estimação pode ser uma das experiências mais incríveis da sua vida. E tudo em troca de duas coisas imprescindíveis que o seu novo companheiro peludo espera de si: que o aprecie e cuide dele.

« Anterior

Receita deliciosa para o petauro do açúcar

Como viajar com o cão no carro? Tudo o que deve saber

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.