Receita deliciosa para o petauro do açúcar

,

O petauro do açúcar que vive em cativeiro não necessita de muita energia, mas pode ser difícil garantir fornecer-lhe uma dieta adequada, replicando a nutrição variada que tem na natureza. Quer saber como garantir que o seu animal de estimação come de tudo? Vamos revelar-lhe a receita para o petauro do açúcar!

Alimentos vegetais e de origem animal para o petauro do açúcar

Na verdade, o petauro do açúcar é um animal omnívoro que, na natureza, se alimenta de néctar, pólen e frutas de diferentes plantas. Sabia que também lambe a secreção dos pulgões, a seiva de eucalipto e das acácias? Por isso, entre as folhas e flores, também encontra insetos e aranhas e captura pequenos vertebrados, como lagartos.

O que gosta o petauro do açúcar?

Na realidade, os peutauros do açúcar não gostam, podemos dizer que adoram maçãs, especialmente se forem doces, bem como pêras, melões e pêssegos. Do mesmo modo, as ameixas, bananas, bagas, uvas e tomates são do seu agrado. Saiba que as suas guloseimas preferidas são as tâmaras, figos e passas?

Mas ainda existem mais opções. Alguns comem cenouras, alface, brócolos, pepino, abobrinha, salsa, batata cozida, milho e cereais germinados. É provável que gostem muito de nozes, avelãs, sementes de girassol e abacate, embora deva consumi-lo em pequenas quantidades devido ao seu alto teor de gordura.

Gostam dos ovos (a recomendação é dar-lhes cozidos), do queijo e iogurte. Alguns comem carne (cozida) e até mesmo comida enlatada para cães ou gatos. Também não fazem má cara a insetos vivos, por isso aceitam voluntariamente larvas da farinha, grilos, gafanhotos ou larvas de mosca. Insetos capturados no campo nunca devem ser oferecidos porque podem transportar parasitas ou resíduos de pesticidas.

Há cuidadores que, além de todos estes alimentos, oferecem-lhes camundongos recém-nascidos ou filhotes de um dia, pois além de serem ricos em proteínas também o são em cálcio, fósforo e outros minerais.

Mas, acima de tudo, adoram os alimentos doces. Por isso, pode colocar um pouco de mel na fruta, mas nunca açúcar puro, chocolate ou outros doces. As frutas ácidas, como frutas cítricas e kiwis, também devem ser fornecidas com moderação. Lembre-se deste detalhe!

Receita para o petauro do açúcar

Frutas, verduras, proteínas, açúcares, cereais… Assegurar-se de que o seu pentauro come de tudo em cativeiro pode parecer complicado. Portanto, a solução mais simples é fazer um preparado que combine tudo o que deve comer com alimentos que costumamos ter em casa.

Ingredientes:

  • 3 pedaços de frutas (devem ser diferentes entre si)
  • 2 pedaços de verduras (por exemplo, um pedaço de couve-flor e uma cenoura)
  • 2 ovos cozidos
  • 2 colheres de sopa de papa láctea para bebê
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 4 colheres de sopa de água

Passo a passo:

Pode anotar a receita. Juntam-se todos os alimentos numa tigela para serem passados no liquidificador até que estejam triturados, mas com pedaços. A mistura deve então ser repartida em pequenos recipientes e vai ao congelador. Desta forma, terá comida para lhe dar em várias ocasiões.

Tudo o que tem que fazer todos os dias é descongelar, algumas horas antes, as porções que precisa da receita para o petauro do açúcar. Enquanto descongela adiciona-se cálcio e um polivitamínico em pó (poderá encontrar ambos em lojas de animais). Deve adicioná-los imediatamente antes de colocar comida ao animal de estimação para que não perca a eficácia.

Complementos

Para garantir que dê ao seu pequeno amiguinho o melhor para ter uma saúde de ferro, a recomendação é adicionar à sua dieta grânulos de pólen uma vez por semana e insetos entre três a quatro vezes por semana. Agora que já conhece em detalhes como alimentar o seu petauro… Vamos comer!


« Anterior

Cão Terranova: um excelente cão de salvamento aquático

Como começar a cuidar de um coelho anão

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.