Como começar a cuidar de um furão

,

Como são os furões?

Como cuidar de um furão? É importante saber que, dependendo do seu sexo, o seu animal de estimação pode comportar-se de uma forma ou de outra. As fêmeas são geralmente mais ativas e brincalhonas do que os machos, que são mais tranquilos.

Estes mamíferos predadores podem ser de cores diferentes: castanho, cinzento ou preto em diferentes tons. Enquanto a cauda, o rosto ou os pés podem ser um pouco mais escuros. Há também furões brancos ou amarelos claros com olhos negros, e até albinos (branco com olhos cor-de-rosa).

Na verdade, os furões saudáveis têm uma esperança de vida entre 5 e 10 anos. Quanto à sua personalidade, são muito sociáveis, curiosos e muito inteligentes, tanto que se podem adaptar a passear com trela como um cão ou um gato.

Para cuidar de um furão, também precisa saber que são muito sonolentos. Podem dormir até 18 horas por dia! Por isso, é importante respeitar os seus descansos, na medida em que ajuda a manterem-se saudáveis. Para além disso, é uma forma de recarregarem energia para os seus momentos de atividade incessante, que são de madrugada e ao anoitecer.

Por outro lado, se deseja adotar e começar a cuidar de um furão deve levá-lo ao veterinário para lhe proporcionar um passaporte com chip e iniciar o plano de vacinação.

O que come um furão?

A dieta de um furão é muito importante para a sua saúde. Sendo carnívoros, os seus alimentos devem ser constituídos principalmente por proteína de origem animal, embora também possam comer frutas.

Ainda assim, não hesite em oferecer ao seu pequeno amigo uma ração especial, pois é a melhor maneira de se certificar de que ele consome os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento adequado.

Como começar a cuidar de um furão

Como deve ser a gaiola do furão

Sem dúvida, que um dos aspetos mais importantes para começar a cuidar de um furão é o seu habitat. É essencial preparar uma gaiola de tamanho adequado com os acessórios certos para que se sinta confortável e possa descansar, exercitar e brincar.

Se quisermos evitar maus odores, devemos manter a gaiola limpa diariamente e dar-lhe banho periodicamente, dependendo do nível de sujidade do animal de estimação, mas de preferência nunca mais do que uma vez por mês, pois o excesso de água e sabão pode causar irritação na pele ou nos olhos.

Para lhe dar banho, use um champô especial e limpe bem a área do pescoço e da face. Se desejar, pode aplicar um spray desodorizante e repelente de insetos no final da higiene.

Como cuidar de um furão no verão

Os furões são animais muito sensíveis ao calor, por isso, nos meses de verão ele vai agradecer que o pulverize com água, lhe dê banho ou, diretamente, ter acesso a uma “piscina” para molhar-se.

Além disso, é muito importante que tenha sempre água doce à sua disposição, sendo importante mudá-la várias vezes ao dia.

Doenças do furão

Devido ao seu elevado nível de atividade, energia e curiosidade, são muito propensos a ingerir pequenos objetos que depois ficam presos no intestino. Por isso, se o seu furão estiver muito agitado, com dificuldade em defecar, sem disposição para comer, beber ou com vómitos, não hesite em levá-lo imediatamente ao veterinário. Em conclusão, os furões são animais de estimação muito especiais, divertidos, curiosos, inteligentes e muito independentes. Se quiser adotar um, só precisa seguir certos padrões de higiene e cuidados para que o seu amiguinho cresça saudável e feliz.

« Anterior

Os cuidados com o Yorkshire Terrier

Como vêem os cães? Vejamos pelos seus olhos

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.