Os cuidados com o Caniche

,

Neste artigo aprenderás todos os cuidados e as caraterísticas do Caniche, também conhecido como Poodle. Tudo o que precisas saber sobre a sua alimentação, higiene, origem e caraterísticas desta raça.

Com elegância, temperamento e elevada dose de estilo, este maravilhoso cão tem conseguido chegar ao topo e situar-se como uma das raças favoritas em milhares de casas pelo mundo todo. Aqueles que temos, ou tivemos, o privilégio de partilhar a vida com um destes extraordinários seres, coincidimos que são animais que marcam um antes e um depois, pela sua inteligência, personalidade e comportamento. Queres conhecê-lo melhor? Vamos partilhar tudo contigo!

Denominação:  Caniche ou Poodle
Procedência:  Alemanha/França
Tamanho:Médio / Grande (gigante)MédioPequeno (anão)Miniatura (toy)    
Expectativa de vida:  12-15 anos
Peso:Caniche gigante: 22 kg          Caniche médio: 12 kgCaniche pequeno: 7 kgCaniche miniatura: 7 kg máximo
Tipo de pelo:  Denso, encaracolado e ondulado
Caráter:  Ativo, inteligente, fiel
Cores:  Branco, preto, cinzento, fulvo avermelhado, preto acastanhado, chocolate
Altura:Caniche gigante: 45-62 cmCaniche médio: 35-45 cmCaniche pequeno: 28-35 cmCaniche miniatura: 24-28 cm
Classificação geral:Caniche Médio / Grande (gigante)                                                  Caniche MédioCaniche pequeno (anão)Caniche Miniatura (toy)
Classificação AKC:  Grupo 5: Toy (cães de companhia e toy)
Classificação segundo FCI:  Grupo 9: Cães de companhia                                              

Procedência desta antiga raça

Na verdade, a história do Caniche é muito interessante e se tiveres a sorte de partilhar a tua vida com um destes cães, ficamos felizes em saber que tens interesse sobre a sua origem e como oferecer ao teu cão os melhores cuidados:

O primeiro que queremos partilhar contigo é que o caniche nasceu como cão d’água que ajudava os caçadores de aves aquáticas e dai vem o seu nome (canard em francês significa “pato”). Além do mais, era um cão com muita paciência que se dedicava a acompanhar ao seu dono e esperar a ordem de recuperar os animais abatidos, quase sempre aquáticos como gansos, cisnes… Esta raça surgiu aproximadamente no século XV, mas já no século I havia cães que se pareciam muito com o caniche que conhecemos hoje em dia.

De que forma foi criada a raça?

Apesar de que sempre se falou que é um cão francês, alguns historiadores situam a sua origem na Dinamarca ou Alemanha, pois aí eram usados cães para a caça na água, que podem ser os antepassados do caniche. O Barbet foi o seu antecessor. Durante o século XVII, a nobreza que se reunia para caças começou a selecionar cães especializados para diferentes tarefas como, por exemplo, levantar, devolver ou rastrear.

Sem dúvida alguma, o caniche era um excelente “recuperador” na água por isso os criadores esforçaram-se muito para conseguir os exemplares mais rápidos, leves e com uma capacidade estupenda para nadar. Por outro lado, algo que era muito valorizado era o bom olfato e a vista, assim como uma boa atitude para poder trabalhar com outros cães.

Como conseguiu a fama mundial?

Como falamos anteriormente, é um cão muito inteligente, o que fez com que trabalhasse também em circos europeus a fazer truques nos que demonstravam a cada dia a sua enorme capacidade de aprender. Ao ser um animal que possui um olfato extraordinário, também era utilizado para buscar trufas, é um cãozinho que sabe mais do que imaginas!

Aos poucos, a raça ficou muito popular na alta sociedade francesa nos séculos XVII e XVIII e assim começaram a selecionar os cachorros de caniche menores e deste modo foram obtidas as variedades atuais, afastando-se da versão gigante ou royal, que era a do caniche original.

O que devo saber sobre o caráter dos caniches?

Não poderás parar de ensinar novos truques! Definitivamente é um cão que aprende tudo muito rápido. Também é um animal orgulhoso, nobre e carinhoso. Tanto se moras na cidade, como se tens uma casa com quintal ele ficará muito à vontade no seu novo lar. Por outro lado, convive com mais animais sem problemas, pois costuma estabelecer uma estupenda relação com todos. Com certeza não conseguirás parar de mimá-lo!

Em suma, é um animal muito sociável com o qual resulta muito fácil conviver e que adora fazer parte da família, conquistará o carinho dos mais velhos da casa, assim como o das crianças.

Manter o teu caniche saudável e com energia 

Já sabes que se trata de um cão muito familiar, portanto não gosta de passar tempo sozinho, e mesmo que pareça um cãozinho caseiro, de senhora e elegante, não te confundas, pois acima de tudo precisa realizar exercício para estar feliz. Resulta ideal se fores um aficionado do agility ou dos exercícios de obediência, e ficarás impressionado ao ver o tanto que é ágil e eficaz. Pront@ para comprová-lo?

O caniche nunca dececiona, verás cada dia o seu esforço em demostrar o seu amor por ti, acima de tudo, então se nunca tens tido um cão e buscas o companheiro ideal, de certeza será a tua cara-metade.

Quais são as doenças típicas do Caniche? 

Deves ter em conta que pela sua genética esta raça tem uma expectativa de vida de 12 a 15 anos.  Saber quais são as doenças mais comuns pode ajudar a reconhecê-las rapidamente para assim tratá-las o antes possível para que deste modo consiga ter uma vida saudável e longa.

Normalmente os problemas mais comuns costumam ser oculares, como por exemplo a má conformação das suas pálpebras (ectrópio e entrópio), cataratas ou atrofia da retina. Contudo, estas podem ser controladas e até mesmo erradicadas, evitando criar com animais que sejam portadores.

Depende da cor ou do tamanho do meu cão que sofra determinados problemas?

São frequentes, por outra parte, as doenças da pele nos cães brancos e ao serem tão sensíveis, inclusive às vezes ao sair do cabeleireiro, a pele irrita-se, por isso é necessário ter muito cuidado e sempre deve cuidar da sua pelagem uma pessoa qualificada. Por outro lado, costumam ter mais predisposição à displasia coxofemoral e a torsão gástrica, os exemplares de tamanho médio e gigante, e os pequenos sofrem mais de luxação de joelho.

Queres saber mais dos caniches? Aqui encontrarás mais informação interessante sobre esta fantástica raça.

Qual é o corte de pelo caraterístico da raça?

Manter e cuidar o pelo do teu caniche será um dos maiores desafios que terás, portanto se quiseres saber tudo o que esteticamente demandará este elegante animal, tens de continuar a ler.

Como surgiu o caraterístico corte de pelo do caniche?

Os primeiros donos deste impressionante cão, foram caçadores, por este motivo tentaram conseguir um animal com um pelo denso e encaracolado que lhes permitisse desenvolver bem o seu trabalho e desta forma começaram a preparar a sua juba. tosquiavam tudo menos as zonas mais expostas, isto é, a cabeça, os rins, o peito, pês e mãos. É interessante saber, como dado curioso, que deixavam a ponta da cauda com pelo para poder encontrar os seus cães no campo com mais facilidade.

Escovagem

O seu pelo tem tendência a formar emaranhados, portanto terás de escovar cada dia. Um conselho muito útil é acostumar o teu cachorro desde o início, pois caso o contrário será complicado manter a rotina.

O banho

Utiliza sempre produtos adequados, específicos para o seu pelo e recorda insistir com o secado. Depois do banho, usa uma escova de dentes longos de metal por todo o manto.

O corte

Graças ao corte com tesoura podes dar a forma desejada e por último finalizar com uma máquina as zonas onde é necessário deixá-lo mais curto.

Um corte tradicional “como um leão”

Patas e cauda ficam com pompons e o peito com mais volume, arredondado. Tosquiar dos quartos traseiros até as costelas e cortar o focinho, as bochechas e as quatro patas, conservando os extremos como os pompons. Também podem deixar-se as patas dianteiras como se tivesse “calças”.

Assim como falamos com Yorkshire, esta raça também pode fazer o top Knot no corte mais exclusivo, “corte inglês”.

O corte mais “moderno”

A cabeça e a cauda deixam-se ao estilo “de leão” e o pelo do corpo inteiro se iguala. Os pés são tosquiados, mas as patas e o corpo são mantidos com o pelo mais longo.

O que come esta raça e qual é a melhor alimentação?  

Na hora de escolher a comida, deves ter em conta a idade, o seu estado fisiológico e o tamanho. Na nossa loja tens uma ampla variedade de ração para cães para escolher a mais adequada.

Ao ser muito ativo é imprescindível alimentar o teu caniche com uma ração saudável e equilibrada que consiga satisfazer todas as suas necessidades. No geral, não costumam ser amante dos grandes banquetes, mas igualmente deves ter cuidado, cada vez mais há casos de cães obesos. Já sabes que o excesso de peso é prejudicial para a sua saúde e como consequência pode provocar problemas articulares ou cardíacos.

Costumam ter problemas dentários?

É importante prestar especial atenção à saúde oral, já que têm tendência ao acúmulo de placa bacteriana e o tártaro, o que poderia desencadear em problemas de mau hálito e infeções orais.

Por isso é aconselhável premiá-los com produtos específicos para manter a higiene oral que, além do mais, vai adorar e serão de grande ajuda para manter os dentes saudáveis:

O caniche, com a sua nobreza, carisma e simpatia, chegará na tua vida para ficar. Na nossa página Tiendanimal tens disponíveis uma ampla gama de produtos para desfrutar com ele. E se quiseres saber mais sobre os animais de companhia, não te esqueças de visitar o nosso blog. Por exemplo, queres saber a importância da desparasitação?

SOBRE O AUTOR

Maribel Rojas

Licenciada em Veterinária pela Faculdade de Córdoba em 2014. Desde sempre tenho estado envolvida em todo o tipo de atividades com animais e os meus animais de estimação são a minha paixão. Muito consciente com o meio ambiente e a natureza. Acredito que entre todos, podemos conseguir um mundo melhor, e graças a Tiendanimal posso contribuir para isso.

« Anterior

Por que os gatos ronronam?

Uso de gel antibacteriano em cães e gatos

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.