Uso de gel antibacteriano em cães e gatos

Não usar gel antibacteriano em cães e gatos!

O gel desinfetante antibacteriano, tão usado nestes dias, não está feito para ser utilizado em cães ou gatos. Neste artigo queremos advertir do perigo que pode ter o uso de produtos não testados em animais, sobre a saúde do teu animal de estimação.

Mas se queres eliminar os vermes e bactérias do teu animal de companhia, terás toda a informação necessária neste artigo.

Evitar a proliferação de microrganismos sem usar o gel antibacteriano em cães

Em casa 

Aconselhamos que mantenhas todos os objetos pessoais do teu animal de companhia sempre limpos. Lava tudo com água quente e sabão uma vez por semana. Com relação aos seus comedouros e bebedouros inclui na rotina de limpeza, um pouco de lixívia e enxagua com abundante água.

Ao voltar da rua 

É muito importante que ao chegar do passeio sempre limpes muito bem as patinhas, incluindo a zona plantar e entre a almofada plantar, além da zona da cauda do teu melhor amigo, mas nunca com produtos que não sejam específicos para animais. Não usar, de jeito nenhum, o gel antibacteriano em cães e gatos, tens opções melhores e mais saudáveis para eles.

Em primeiro lugar recomendamos utilizar um pouco de champô e água. Outra opção, se preferires, são os produtos com clorexidina, desta forma:

  1. Humedece a zona com água morna.
  2. Coloca umas gotinhas de champô e esfrega com cuidado até fazer espuma.
  3.  Enxagua novamente com abundante água.
  4. Seca muito bem com uma toalha ou com o secador, se for necessário.

Também podes utilizar as toalhitas higiénicas nas zonas que não quiseres molhar diariamente, como por exemplo na barriguinha.

Isto deve ser feito cada dia, para assim garantir que o teu animal fique livre de qualquer agente patógeno. 

O perigo do hidrogel 

É importante conhecer que a pele dos nossos cães não é igual à nossa, por isso não se deve usar gel antibacteriano em cães:

  • O seu pH é diferente: em nós é mais ácido (PH5.5 aprox.), já nos cães é de 7-7.5 (básico ou alcalino)
  • Eles não transpiram
  • São mais propensos a problemas de pele
  • Estão mais expostos às agressões externas

Os nossos animais costumam lamber as patas e principalmente na região plantar 

São vários os problemas que podem derivar do uso deste tipo de substâncias: 

  • Queimaduras na zona da almofada plantar 
  • Intoxicação mais ou menos grave 
  • Quadros gastrointestinais 
  • Irritações nas mucosas 
  • Reações na pele

Além do mais, existem inúmeros produtos para manter a tua casa sempre limpa e desinfetada. Na nossa web tens uma ampla variedade para escolher o que mais se adequa às tuas necessidades:

Com isto tudo queremos lembrar-te de que o primeiro é a saúde e que nunca deves experimentar produtos novos quando se trata do teu animal de estimação. Sempre que tiveres alguma dúvida, o melhor conselho que podemos oferecer é que te dirijas ao teu Veterinário/a de confiança. 

Já sabes que na nossa loja online Tiendanimal tens tudo o que o teu animal de estimação precisa e muito mais.

E se quiseres saber mais sobre animais de estimação, não te esqueças de visitar o nosso blog. Por exemplo, tudo o que precisas saber sobre o coronavírus e o teu animal de estimação.

« Anterior

Os cuidados com o Caniche

Quanto tempo vive um hamster?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.