Quanto tempo vive um hamster?

,

Os hamsters são, normalmente, um dos primeiros animais de estimação das crianças. São animais fáceis de cuidar e que não necessitam que lhes dediquemos demasiado tempo. Por isso, são um dos melhores animais de estimação para pessoas sem experiência. Contudo, é importante conhecer os seus cuidados e necessidades para que esteja saudável e seja um hamster feliz.

Quanto tempo vivem os hamsters domésticos?

Os hamsters vivem 2-3 anos. Existem ligeiras variações segundo a espécie mas, normalmente, a sua esperança de vida não passa dos 4 anos. Ainda assim, conhecem-se exemplares que chegam a viver até 7 anos. Influenciam em grande medida fatores como a alimentação ou o ambiente em que vivem, além de estar atentos a eles e detetar qualquer doença a tempo.

Trata-se dos animais domésticos que menos tempo vivem e é algo que devemos ter em consideração antes de adotar um.

 Quanto tempo vivem os hamsters segundo a sua espécie?

Existem diferentes hamsters populares como animais de estimação. Alguns deles são o hamster russo, o hamster comum, o hamster anão russo Campbell, o Roborovski, o hamster-sírio e o chinês. Todos têm uma esperança de vida similar, mas uns têm uma média maior que outros. Por exemplo, o Roborovski pode chegar a viver uns 3 anos e meio, mas o hamster Campbell e o Russo vivem entre 1 ano e meio e 2 anos. Entre estes encontram-se o hamster-sírio e o chinês, que têm uma média de entre 2 e 2 anos e meio.

Como podemos prolongar a vida do nosso hamster?

As condições de vida do nosso roedor são muito importantes e influenciam em grande medida na sua longevidade. No entanto, para além dos anos, o mais importante é que sejam felizes durante todo esse tempo. Por isso vamos partilhar contigo alguns detalhes importantes.

Alimentação

●        Mistura de  diferentes sementes que podes comprar ou preparar tu mesmo.

●        Legumes frescos: Folhas de cenouras, acelgas, agrião, endívia, abóbora, milho, pimentão.

●        Oferece variedade, e não sempre os mesmos legumes.

●        Água limpa todos os dias.

Gaiola e meio ambiente

O lugar onde ele vive é muito importante. Mesmo que seja um animal pequeno,  a gaiola deve ser o suficientemente grande para que se encontre cómodo e possa correr de um lado para o outro. Além disso, deve contar com brinquedos com os que possa combater o tédio e rodas para poder fazer exercício.

Por outro lado, a gaiola deve estar situada numa zona calma, onde possa descansar sem sobressaltos. Deves procurar que o teu hamster se stress o menos possível, pois isto também influencia na sua esperança média de vida.

Tenta também retirá-lo da gaiola de vez em quanto para que ande pela casa, numa zona segura, para que possa investigar e correr num sítio aberto.

Tempo de sono

Não interrompas o descanso do teu hamster enquanto dorme durante o dia.

Higiene

Manter limpa a gaiola do teu roedor é fundamental para a sua saúde. Dedica uns minutos cada dia para revisá-la e retirar as fezes caso seja necessário e faz uma limpeza total uma vez por semana. Troca o leito e limpa os seus comedouros.

Revisão veterinária

São muitos os hamsters que nunca chegam ir a um veterinário. Leva-o pelo menos uma vez por ano para que tenha um seguimento e possam ajudar a prevenir ou detetar possíveis doenças ou problemas de saúde.Agora que já sabes quanto tempo vivem os hamsters e alguns conselhos sobre como cuidá-los, deixamos-te também uns artigos sobre alimentação e cuidados muito mais completos.

« Anterior

Uso de gel antibacteriano em cães e gatos

Podemos dar banho nos hamsters?

Seguinte »

Deixe um comentário

¿Necesitas hacer una consulta veterinaria? Recuerda que tu veterinario de confianza es siempre el mejor profesional para ayudarte con la salud y el cuidado de tu mascota. Mas, da Tiendanimal , queremos sempre oferecer o melhor e, para isso, temos uma equipe de especialistas que o aconselharão através do Serviço de Consulta Veterinária em nosso site.