Como cuidar de um hamster?

,

O hamster é o roedor mais habitual como animal de estimação. É um pequeno animal que não requer demasiada atenção e que é muito fácil de cuidar. Isto faz com que frequentemente seja o presente perfeito para as crianças. Contudo, deves ter em conta os principais cuidados de um hamster para que o teu pequeno se encontre feliz e tenha uma vida saudável.

O que preciso ter para cuidar do meu hamster?

Para saber como cuidar de um hamster corretamente, o primeiro que devemos ter em conta é quais acessórios precisamos comprar antes de trazê-lo para casa:

  • Gaiola grande e espaçosa
  • Leito confortável de viruta
  • Casinha ou refúgio
  • Bebedouro de garrafa e comedouro
  • Roda de exercício e brinquedos
  • Comida para hamster
  • Frutas e verduras frescas.

1. Como cuidar de um hamster: a jaula e os seus acessórios

Escolhe uma gaiola ampla para que o teu roedor se sinta muito à vontade e possa correr no seu interior. Como sempre, quanto maior, melhor; assim evitarás que se estresse e possa sofrer ansiedade. Além do mais, terás de prestar atenção às grades, pois devem ter pouca separação entre elas para que o animal não fuja nem se magoe. As jaulas de vários andares são ideais porque proporcionarão um maior espaço, poderão subir, descer e saltar para se divertir e realizar exercício.

Além da escolha da gaiola, o lugar onde fores colocar também é muito importante para a segurança e a saúde do hamster. Procura que no lugar onde fores colocar a jaula não faça calor demais nem tenha correntes de ar. Tampouco deve ter a luz do sol direta. Tenta que seja uma região tranquila da casa, sem demasiados movimentos ou ruídos.

O leito

Para que os hamsters se sintam confortáveis e possam andar por um solo macio é necessário incluir um leito na jaula. Existem inúmeras opções, as mais comuns são as lascas de madeira, de fibra vegetal, de papel e de milho. Apenas terás de cobrir a base com uma camada de uns 7 cm para que o seu entorno seja confortável. As lascas de madeira são as mais aconselháveis: absorvem, não levantam pó e não são tóxicas. Além do mais, o leito melhora a higiene e reduz a sujidade e os odores.

Casa ou ninho

Para cuidar de um hamster da melhora forma é fundamental incorporar uma caverna, uma casinha ou uma caixa onde consiga dormir, aconchegar-se e descansar. Dentro estará com o leito ou o material para ninho para proporcionar comodidade e calor. Além do mais, ele mesmo colocará o material à vontade, que apanhará da jaula e colocará no interior da sua casinha ou, pelo contrário, retirará o excesso.

Rodas de exercício e brinquedos

Os hamsters precisam realizar exercício todas os dias e as rodas são a forma mais simples de satisfazer esta necessidade. Eles adoram correr dentro delas o que contribui para que se mantenham ativos e em forma para ter uma vida saudável e felizes. Também são adequadas as bolas de passeio. Estas são perfeitas para que o seu roedor possa andar pela casa inteira sem riscos; apenas terás de colocar o hamster no seu interior e deixá-lo correr livremente por onde ele quiser. Recorda comprovar antes a zona para que não aconteça nenhum acidente, como por exemplo uma queda.

Os tubos e túneis são os acessórios favoritos dos hamsters. Algumas gaiolas os incorporam e os conectam de um lado a outro pelo exterior. Além do mais, também há acessórios modulares para que possam passar de uma zona a outra através de túneis. Também podes incorporar na gaiola bolas, redes, escadas… Qualquer acessório que lhe permita realizar exercício e se divertir.

Bebedouros

O hamster deve ter disponível água fresca e limpa 24 h. Não utilizes tigelas, porque poderiam acumular resíduos e a água pode derramar-se e sujar o leito. As garrafas ou dispensadores de gotejo são a melhor opção: mantêm a água limpa e protegida. Coloca a garrafa a uma altura adequada para que possam beber de forma confortável.

Em Tiendanimal podes encontrar kits de gaiolas para hamsters que incluem todos os acessórios para que não tenhas de te preocupar com mais nada: bebedouro, comedouro, casinhas, tubos, roda de exercício e muito mais!

2. Cuidados de um hamster: alimentação

No blog podes encontrar um artigo completo com todos os detalhes deste aspeto tão importante de como cuidar um hamster: a sua dieta.

Os hamsters alimentam-se de sementes, grãos, plantas e insetos em estado selvagem. Não podemos oferecer uma dieta exata à natural, mas podemos imitá-la e aproximá-la bastante para satisfazer as suas necessidades e cuidar da sua saúde. A melhor forma é combinar um alimento comercial para a espécie com frutas, verduras e plantas. Ocasionalmente poderás oferecer carne e pequenos insetos como grilos, gafanhotos e bichos-da-farinha. Desta maneira poderás estar seguro de que lhe proporcionas uma alimentação completa e equilibrada.

Ração para hamster

Uma das partes mais importantes sobre como cuidar de um hamster é a sua alimentação. Por isso em Tiendanimal podes encontrar um amplo catálogo de comida para hamster das melhores marcas: Cunipic, Versele-Laga, Vitakraft, Lolo Pets e Vivanimals.

Estas fórmulas compõem-se principalmente de cereais, sementes, verduras, frutos secos e ervas e por tanto serão uma dieta completa adaptada às necessidades nutricionais do hamster. Também poderás encontrar barritas de sementes, de frutas, de verduras e de feno que eles adoram; proporcionam um passatempo e ajudam a desgastar os dentes.

Frutas e verduras

As melhores frutas para hamster são: maçã, morangos, banana, pêssego, frutos vermelhos, cereja. E com relação às verduras: cenoura, pepino, pimento, curgete, espiga de milho, espinafres, couve-flor, alface.

Quantidade de comida recomendada

  • 1 colher de ração + 1 porção de frutas e verduras por dia
  • Ocasionalmente: insetos, ovo cozido, carne picada, frango ou peru cozido, queijo fresco, arroz e massa integral, lentilhas.

3. Conselhos sobre como cuidar de um hamster

  • Retira o teu roedor da jaula e brinca como ele para que se acostume contigo e para ele não ficar feroz.
  • Dedica parte do teu tempo todos os dias.
  • Respeita as suas horas de sono: são noturnos, por tanto dormem durante o dia.
  • Nunca dar banho; os hamsters são muito higiénicos e se limpam sozinhos.
  • Limpa a sua jaula uma vez por semana com água e sabão. Para desinfetar podes utilizar vinagre diluído em água. Deixa secar por completo e introduz o material ou o leito novo e todos os seus acessórios.

Esperamos que com este artigo tenhas aprendido a como cuidar de um hamster e, se ainda tens alguma dúvida, escreve-nos para que consigamos ajudar-te.

Miriam Zazo

Veterinária Tiendanimal

« Anterior

10 conselhos de como cuidar de uma iguana

Anatomia das serpentes

Seguinte »

Deixe um comentário

Precisa de marcar uma consulta veterinária? Lembre-se que o seu veterinário de confiança é sempre o melhor profissional para o ajudar a tratar da saúde e dos cuidados do seu animal de estimação.